Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA DE GESTÃO DE PROJETOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

GESTÃO DE PROJETOS
ATIVIDADE DISCURSIVA 
Durante o processo de escolha e priorização de projetos (o processo de portfólio), um dos projetos priorizados foi o de manutenção de parques ecológicos em Minas Gerais. O gerente de projetos tem a missão de gerenciá-lo de acordo com as leis e normas de sustentabilidade.
Porém, o que ele deve fazer para que o projeto se adeque aos conceitos de sustentabilidade e o que ele pode fazer para que o plano de riscos seja bem executado?
Para que o gerente de projetos se adeque aos conceitos de sustentabilidade ele deve ter conhecimento do conceito de sustentabilidade; que se de uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana. A sustentabilidade, portanto, diz respeito às escolhas sobre as formas de produção, consumo, habitação, comunicação, alimentação, transporte e também nos relacionamentos entre as pessoas e delas com o ambiente, considerando os valores éticos, solidários e democráticos. O desenvolvimento sustentável como pode-se perceber não está associado exclusivamente a impactos ao meio ambiente, mas também a área social, econômica e política 
Assim para a elaboração do plano de riscos, o gerente de projetos deverá listar a legislação vigente referente a sustentabilidade do parque e da própria empresa que contém o projeto de manutenção dos parques ecológicos em minas gerais, com o propósito de identificar todos os quesitos que devem ser seguidos, comparando com os planos já presentes, analisando o que deve ser incluído ou modificado. Logo poderá definir o plano de riscos, enumerando todas as açoes que devem ser feitas pressupondo possíveis atuações e correções.
O processo de criação de um novo plano de risco segue algumas etapas. Primeiramente deve ser feita a identificação dos riscos. Uma abordagem comum para se identificar os riscos e discutir ideias em que o gerente de projetos envolve os principais membros da equipe para identificar os riscos do empreendimento. 
Tendo em mãos a lista de riscos o próximo processo é a realização da análise qualitativa dos riscos, que fornece informações mais detalhadas e mais confiáveis para tomada de decisão. Posteriormente realizar a análise quantitativa de risco é a etapa que analisa, de forma numérica, a probabilidade de ocorrência de cada risco e de seus efeitos no projeto. 
Depois que realizamos as análises qualitativas e quantitativas dos riscos, a próxima etapa e fazer o planejamento da resposta aos riscos, que e o processo de desenvolvimento de opções e ações para minimizar as chances dos riscos negativos se concretizarem.
Feito isso é preciso que o gerente de projetos defina formas de controle periódicas que evidenciem o cumprimento das determinações. Uma estratégia eficiente, seria a simulação das situações críticas levantadas e análise do poder de resposta dos envolvidos. Essa tarefa pode finalizar riscos que estavam na lista e acrescentar novos riscos que não constavam na identificação inicial, como resultado das respectivas avaliações qualitativas e/ou quantitativas.
REFERENCIAS
SUSTENBILIDADE, Sesc/Sorocaba, Conceito de Sustentabilidade, disponível em: < https://sustentabilidade.sescsp.org.br/conceito-de-sustentabilidade> Acessado em 16 de novembro de 2019.
PAES, Evandro Silva; VAINE, Fermoseli Vilga, Gestão de projetos; Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016 280 p. ISBN 978-85-8482-558-5

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando