Buscar

Deficiência visual

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Deficiência visual/cegueira: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares 
Atividade anterior
	Iniciado em
	domingo, 1 Dez 2019, 20:57
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 1 Dez 2019, 21:20
	Avaliar
	6,0 de um máximo de 10,0(60%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema Braille é utilizado universalmente na leitura e na escrita por pessoas cegas, possuindo uma linguagem própria, expressa em relevo. De acordo com este sistema assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(__) Sistema de leitura e escrita tátil com seis pontos em relevo, dispostos em duas colunas de três pontos.
(__) O sistema Braille só pode ser produzido por meio da máquina de Perkins.
(__) O sistema Braille é ensinado através do processo sintético, que é considerado mais rápido e fácil.
(__) Cela Braille é a régua utilizada para a escrita Braille na escola.
(__) O sistema Braille não faz parte do dia a dia da criança cega como um objeto socialmente estabelecido, porque somente os cegos se utilizam dele.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V – F – V – F – V.
b. F – V – V – F – F.
c. F – F – V – V – V.
d. F – V – F – V – F.
e. V – F – V – V – F.
Feedback
A resposta correta é: V – F – V – F – V..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Em todas as situações escolares, o professor tem, normalmente, a oportunidade de observar sinais, sintomas, posturas e condutas do aluno que indicam a necessidade de encaminhamento a um exame clínico. Para os sintomas, é correto afirmar:
I. Tonturas, náuseas e dor de cabeça.
II. Sensibilidade excessiva à luz.
III. Visão dupla ou embaçada.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Apenas a alternativa III é verdadeira.
b. Todas as alternativas são verdadeiras.
c. Todas as alternativas são falsas.
d. Apenas a alternativas II é verdadeira.
e. Apenas a alternativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Muitos estudos estão sendo realizados para verificar a melhor concepção teórica para a alfabetização da criança cega. Na sua educação, é preciso trabalhar o desenvolvimento integral utilizando estratégias metodológicas específicas para o aprendizado da leitura e escrita braille. A criança cega aprende tanto pelo método sintético, quanto pelo analítico. O que vai influenciar ou determinar o resultado do trabalho é o:
Escolha uma:
a. Acompanhamento do processo. Qualquer método precisa levar em conta o sujeito que aprende e considerar as hipóteses que ele faz sobre o objeto do conhecimento. Sobre o letramento da pessoa cega, a alfabetização é feita pelo processo sintético, que é considerado o mais rápido e fácil.
b. Acompanhamento do processo. Qualquer método precisa levar em conta o sujeito que ensina e considera as hipóteses que ele faz sobre o objeto do aprendizado. Sobre o letramento da pessoa cega, a alfabetização é feita pelo processo analítico, que é considerado o mais rápido e fácil.
c. Acompanhamento do processo. Qualquer aprendizado precisa deixar de lado o sujeito que aprende e considerar as hipóteses que ele faz sobre o objeto do conhecimento. Sobre a escrita da pessoa cega, a alfabetização é feita pelo processo analítico, que é considerado o mais rápido e fácil.
d. Acompanhamento do processo. Qualquer método precisa levar em conta o sujeito que aprende e considerar as hipóteses que ele faz sobre o objeto do conhecimento. Sobre o letramento da pessoa visual, a alfabetização é feita pelo processo sintético, que é considerado o mais lento e rápido.
e. Acompanhamento do processo. Qualquer método não precisa levar em conta o sujeito que aprende e nem considerar as hipóteses que ele faz sobre o objeto do conhecimento. Sobre o letramento da pessoa cega, a alfabetização é feita pelo processo sintético, que é considerado o mais rápido e difícil.
Feedback
A resposta correta é: Acompanhamento do processo. Qualquer método precisa levar em conta o sujeito que aprende e considerar as hipóteses que ele faz sobre o objeto do conhecimento. Sobre o letramento da pessoa cega, a alfabetização é feita pelo processo sintético, que é considerado o mais rápido e fácil..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Para compreender de que forma o professor mediador poderá contribuir, efetivamente, para a apropriação do conhecimento dos alunos com deficiência visual, é necessário estabelecer a diferença entre os tipos de deficiência visual: perda visual total (cegueira) e perda visual parcial (baixa visão), bem como o conceito sobre deficiência visual.
I.Deficiência visual é a limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do olho ou do sistema visual. A pessoa com este tipo de deficiência é aquela que apresenta cegueira ou baixa visão.
II. A cegueira é a perda total da visão ou a falta da percepção de forma e imagens. O processo de aprendizagem acontecerá por meio dos sentidos remanescentes (tato, audição, olfato e paladar), utilizando o Sistema Braille como principal meio de comunicação escrita (BRASIL, 2002).
III. A baixa visão é a alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa acuidade visual (a pessoa não consegue enxergar normalmente os estímulos), redução do campo visual (só enxerga com a visão central ou periférica), e isso interfere ou limita o desempenho da visão.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Todas as alternativas são falsas.
b. Apenas a alternativas II é verdadeira.
c. Apenas a alternativa III é verdadeira.
d. Todas as alternativas são verdadeiras.
e. Apenas a alternativa I é verdadeira.
Feedback
A resposta correta é: Todas as alternativas são verdadeiras..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Para Vygostky cegueira não significava simplesmente a falta da visão (“o defeito de um órgão específico”), ela reorganizava as forças do organismo e da personalidade do indivíduo, criando novas funções, de maneira criadora e orgânica. Então podemos definir a baixa visão como: assinale as alternativas verdadeiras com V e as falsas com F e escolha a alternativa que corresponde à ordem correta de suas respostas:
(__) alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa distração visual
(__) alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa acuidade visual
(__) alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa funcionamento visual
(__) alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa acuidade visual
(__) alteração da capacidade de funcionamento da visão, que pode estar associada a alguns fatores como baixa aceleramento visual
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. V, F, V, V, F.
b. F, V, F, F, F.
c. F, F, F, V, V.
d. F, F, F, F, F.
e. F, F, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, F, F, F..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A pessoa com deficiência visual cresce e se desenvolve de forma semelhante àquelas que enxergam, porém, apresentando diferenças de acordo com seu ritmo e potencialidades, considerando-se os diferentes graus de limitação visual. Para a apropriação do conhecimento dos alunos com deficiência visual, é necessário estabelecer a diferença entre os tipos de deficiência visual: perda visual total (cegueira) e perda visual parcial (baixa visão). Com isto podemos definir que Deficiência visual é: marque V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(__) limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do olho ou do sistema visual.
(__) limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do fígado ou do sistema visual.
(__) limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do rim ou do sistema visual.
(__) limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do coração
ou do sistema visual.
(__) limitação ou perda de uma ou mais funções básicas do órgão reprodutor ou do sistema visual.
A alternativa correta é:
Escolha uma:
a. V-V-V-F-F.
b. V-V-F-F-V.
c. F-V-F-V-F.
d. F-F-F-V-V.
e. V-F-F-F-F.
Feedback
A resposta correta é: V-F-F-F-F..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O que significa a sigla AVAS?
Escolha uma:
a. Nenhuma Alternativa correta.
b. Atividades de Vida Auxiliar e Simultânea.
c. Atividades de Vida Autossuficiente Social.
d. Atividades de Vida Autônoma e Social.
e. Atividades de Vida e Aprendizado Social.
Feedback
A resposta correta é: Atividades de Vida Autônoma e Social..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A pouca atividade motora, decorrente da ausência de visão nos primeiros meses de vida, torna as “imagens proprioceptivas” (percepção do próprio corpo) da criança muito pobres. Ela deve ser estimulada a variados movimentos o mais cedo possível, para que possa entender o mundo que a rodeia. O sentido tátil-cinestésico é muito importante na relação afetiva com a mãe e os demais familiares. Assinale nas proposições a seguir aquela que demonstra o porquê desse vínculo ser tão importante para a criança.
Escolha uma:
a. Esse vínculo é feito por meio do contato corporal, como, por exemplo, o de acalentar e cuidar. A interação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois a faz sentir-se aceita, segura e motivada a interagir sozinha, isolando-se e, assim, a incapacita de iniciar suas primeiras experiências motoras.
b. Esse vínculo é feito por meio do contato corporal, como, por exemplo, o de acalentar e cuidar. A distanciação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois não a faz sentir-se aceita, segura e motivada a distanciar-se do ambiente e, assim, iniciar suas primeiras experiências motoras.
c. Esse vínculo é feito por meio do distanciamento corporal, como, por exemplo, o deixar a criança experimentar sozinha o mundo. A interação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois a faz sentir-se aceita, segura e motivada a interagir com o ambiente e, assim, iniciar suas primeiras experiências motoras.
d. Esse vínculo é feito por meio do contato corporal, como, por exemplo, o de acalentar e cuidar. A interação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois a faz sentir-se aceita, segura e motivada a interagir com o ambiente e, assim, iniciar suas primeiras experiências motoras.
e. Esse vínculo é feito por meio do contato corporal, como, por exemplo, o de acalentar e cuidar. A interação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois a faz sentir-ser rejeitada, insegura e desmotivada a interagir com o ambiente e, assim, não apresenta capacidade de iniciar as suas primeiras experiências motoras.
Feedback
A resposta correta é: Esse vínculo é feito por meio do contato corporal, como, por exemplo, o de acalentar e cuidar. A interação descrita é tão necessária à criança cega quanto à “vidente”, pois a faz sentir-se aceita, segura e motivada a interagir com o ambiente e, assim, iniciar suas primeiras experiências motoras..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A deficiência visual congênita ou adquirida pode acarretar alguns comprometimentos, relacionados à capacidade de se orientar e locomover com independência e segurança. A orientação e a mobilidade têm como objetivo garantir ao deficiente visual autonomia na locomoção, autoconfiança, independência, elementos facilitadores da inclusão social. Segundo Mosquera (2000, p. 65), “é fundamental entendermos a relação que existe entre o trabalho que consideramos como básico– todas as condutas psicomotoras – e o aprendizado das técnicas de "Orientação e Mobilidade”. Existem alguns conceitos básicos relacionados à orientação e à mobilidade que são necessários ao deficiente visual para que se movimente com eficiência e segurança. Marque quais são os objetivos da orientação e mobilidade conforme o texto Adaptações Curriculares em Ação ( Brasil, 2002, p.101).
1- conhecer, sentir, perceber e se relacionar eficientemente com seu corpo;
2- usar o máximo possível, e de forma segura, a capacidade funcional de sua visão(nos casos de pessoas com baixa visão);
3-perceber e se relacionar com o espaço,com os objetos, sons e odores significativos do ambiente, por meio da utilização dos sentidos remanescentes e domínio do próprio corpo;
4-utilizar as técnicas com o guia vidente;
5-empregar com segurança a autoproteção;
6-empregar com eficiência as técnicas com a bengala longa;
7-andar sempre sozinho, pois tem total autonomia;
8- estabelecer contato adequado com as pessoas em geral;
9-percepção tátil não é necessária, pois acaba apenas atrapalhando;
10-locomover-se com segurança, eficiência. e adequação por áreas internas e externas, com características das mais diversas, assim como utilizar os meiosde transportes.
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. 2, 3, 4, 5, 7, 8, 9, 10.
b. 1, 2, 3, 4, 6, 7, 9, 10.
c. 1, 2, 3, 6, 7, 9, 10.
d. 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10.
e. 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10.
Feedback
A resposta correta é: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os sentidos humanos fornecem informações diariamente para que se possa realizar as atividades de rotina. O cérebro organiza o comportamento por meio dessas informações, promovendo o aprendizado. Pessoas videntes ou que possuem cegueira adquirida. A organização sensorial permite que o esquema corporal se desenvolva, além de propiciar a discriminação, segurança postural, consciência corporal e planejamento motor. Com isto podemos afirmar que as pessoas com deficiência visual geralmente adquirem com seu conhecimento por meio: assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Por meio de experimentações.
b. Por meio de exposições.
c. Por meio de experiências.
d. Por meio de espontaneidade.
e. Por meio de expedições.
Feedback
A resposta correta é: Por meio de experiências..
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais