Buscar

Motor trifásico ligação estrela-triangulo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bruno Tuunelis – 31959210
Relatório 9 
Acionamento do motor trifásico com partida estrela-triangulo
Máquinas Elétricas e Acionamentos
Engenharia Mecânica
05D11
São Paulo, 18 de novembro de 2019.
Introdução 
Na indústria, frequentemente é utilizado o conceito de partida indireta para motores elétricos. A mais comum destas, é do tipo ligação estrela-triangulo, para os motores trifásicos. 
O objetivo desta ligação é reduzir a corrente de partida do motor que, em alguns casos, pode chegar a 7 vezes o valor da sua corrente nominal. Com a partida estrela-triângulo é possível reduzir 33% da corrente de partida em comparação com o sistema de partida direta. 
Figura 1 - Fechamento do tipo estrela
Figura 2 - Fechamento do tipo triângulo
Objetivos
O experimento tinha como objetivo a ligação de um motor trifásico, utilizando a ligação indireta do tipo estrela-triangulo, onde a troca entre esteas duas etapas fosse dada de maneira automática.
Material e Métodos
Foi apresentado o esquema do circuito de comando requerido para que os alunos pudessem se basear e então realizassem a montagem, cada grupo em seu painel. O circuito apresentado fazia o uso de fusíveis de 2 e 16 amperes, chaves normalmente abertas e fechadas, três contatores com selos, além de um contator térmico e um temporizador.
Figura 3: Esquema do Circuito de Comando 
Para que fosse possível a montagem, foi disponibilizado aos alunos a bancada com circuito de estudo da Weg. A bancada é uma maneira prática de montar todos os componentes a serem utilizados no experimento, facilitando aos alunos a construção do circuito.
Figura 4: Bancada Didática Weg
O motor escolhido para o experimento foi um motor Weg, acoplado a uma placa, a qual facilitava as ligações entre motor e circuito elétrico. Havia também o esquema para que fosse feita a ligação do motor (jump) com ou sem a inversão de rotação.
Figura 5: Motor trifásico Weg
Figura 6 - Três contatores com selosRELE TÉRMICO
TEMPORIZADOR
Figura 7 - Temporizador e Relé térmico
Figura 8 - Na sequência, Amperímetro, Frequencímetro e Voltímetro
Desenvolvimento
O circuito elétrico utilizado para prover o funcionamento do motor foi energizado utilizando duas fases, R e S, passando por fusíveis de 2 amperes. Logo após, foi montada a chave normalmente aberta do rele térmico, com o objetivo e proteger o sistema elétrico, caso a temperatura se elevasse, gerando assim o desacionamento do mesmo. Após estes dispositivos de segurança, foram conectados os três contatores à fase R, sendo que dois deles dependiam das chaves do temporizador.
Uma vez o temporizador acionado, o tempo era iniciado e após este período, era alterada a passagem da corrente para o segundo contator do temporizaor, o que gerava a troca do tipo de ligação, entre estrela e triangulo. Para este momento inicial de configuração do painel, foram utilizados LEDs para indicar a correta configuração.
Para que fosse possível a ligação do motor, foram utilizados três fusíveis de 16 amperes, para garantir segurança ao sistema, caso apresentasse alguma falha tanto no funcionamento, quanto nas ligações. O motor elétrico trifásico foi conectado as três contatores conectados ao sistema, passando pelo relé termico. 
Figura 9 - Fusíveis 16ª
No momento inicial de ligação do circuito, o motor recebe a alimentação de 220V da rede de alimentação em seus terminais. Neste momento o motor está na configuração estrela. É possível então, observar a diminuição da tensão no momento da partida e, consequentemente, a corrente necessária.
Figura 10 - Ligação do motor às bobinas dos contatores
Após o tempo configurado no temporizador, o fechamento do motor é alterado para o tipo triangulo e entao a tensao é alterada para o valor esperado, gerando maior corrente ao motor, fazendo com que o mesmo aumento sua rotação consideravelmente a ponto de que seja possível a visualização a olho nu. 
LIGAÇÃO DA FASE T
LIGAÇÃO DA FASE S
LIGAÇÃO DA FASE R 
LIGAÇÃO DA BOBINA DO CONTATOR
Figura 11 - Ligação do contator e os selos
Na primeira fase, foi conectado um amperimetro em série, para que fosse possível medir a corrente desta fase. Já em paralelo às fases S e T, foram conectados o frequencímetro e o voltiímetro, para medirem a frequência e a diferença de potencial entre as duas fases.
Abaixo o painel por completo:
1
8
7
4
5
6
9
3
2
Figura 12 - Circuito Elétrico e Motor
Fusiveis 16A
Botão de desacionamento (normalmente fechado)
Botão de acionamento (normalmente aberto)
Temporizador
Rele térmico
LEDs
Bobinas com contatores 
Motor trifásico
Instrumentos de medição
Resultado
Após a montagem do circuito e do motor, o painel foi energizado, para que fosse testado o conjunto. Ao acionamento do botão, foi possível identificar o início da rotação do motor e, após certo tempo, quando o temporizador estava programado, a ligação do motor foi alterada do tipo estrela ao tipo triangulo e então a rotação do motor foi elevada, sendo possível observar a mudança de tensão e corrente através dos equipamentos. 
6.Conclusões
A partida do motor utilizando os fechamentos estrela-triângulo é uma das partidas indiretas mais utilizadas. Além do baixo custo, esta ligação possibilita também a partida mais suave do motor e a redução de 1/3 da corrente nominal. Além disto, esta ligação permite que o motor receba o menor nível de tensão de alimentação para qual foi projetado
Saber como e quando utilizar este tipo de ligação é bastante importante, uma vez que é frequentemente utilizado na indústria, para ligação elétrica dos equipamentos
Página 1

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando