Buscar

DIREITO DO TRABALHO II - Caso concreto 15

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO DO TRABALHO II - CCJ0234 Título Caso Concreto 15 Descrição CASO CONCRETO: Durante determinada greve uma empresa constata que o estoque de produtos está prestes a terminar, trazendo-lhe prejuízos. O dono tentou conversar com os grevistas para que fosse mantida uma equipe que pudesse produzir, para que a paralisação não causasse prejuízos irreparáveis. Diante da negativa dos grevistas, o dono da empresa despediu os trabalhadores grevistas e admitiu substitutos. Pergunta-se: Agiu corretamente o dono da empresa? 
R- Sim, uma vez que a greve lhe causará muito prejuízo.
QUESTÃO OBJETIVA (OAB 37º/ 2008): Suponha que os integrantes da categoria de empregados nas empresas de distribuição de energia elétrica, por meio de interferência da entidade sindical que os representa, pretendam entrar em greve, em vista de não ter sido possível a negociação acerca do reajuste salarial a ser concedido à categoria. Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta. 
a) Não é assegurado a esses empregados o direito de greve. 
b) A atividade executada pelos integrantes dessa categoria profissional não se caracteriza como essencial. 
c) Frustrada a negociação, é facultada a cessação coletiva do trabalho, sendo afastada a possibilidade de recursos via arbitral. 
d) Caso a categoria decida pela greve, a entidade sindical deverá comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 72 horas da paralisação.
R- Letra D

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando