Buscar

Marcos Históricos da Psicomotricidade no Mundo e no Brasil

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE ARAGUAIA
PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Atividade complementar
Quais os principais marcos históricos da Psicomotricidade no Mundo e no Brasil?
GOIÂNIA
AGOSTO DE 2019
FACULDADE ARAGUAIA
TATIANE OLIVEIRA DE MELO
Trabalho solicitado pela professora Kenia Ribeiro da Silva Hidalgo, da disciplina de Psicomotricidade, Jogos e Brincadeiras, do curso Psicopedagogia Clínica e Institucional.
GOIÂNIA
AGOSTO DE 2019
Principais marcos históricos da Psicomotricidade no Mundo?
Segundo a história a primeira vez que se falou no nome psicomotricidade foi no século XIX, ano de 1970, o conceito desta palavra veio por conta da necessidade da medicina nomear e explicar os “fenômenos clínicos descobertos”, distúrbios da atividade gestual e da atividade da práxica,, houve esta necessidade porque apesar da neurologia e neurofisiologia existir os fenômenos citados ocorriam mesmo não havendo lesões no cérebro. “Já em 1909, o neurologista francês Dupré afirmou não haver correspondência biunívoca entre a localização neurológica e as perturbações da infância, assim como a debilidade mental a motora.” 
Em 1925 WALLON cita o movimento humano como parte do psiquismo, segundo ele é através do movimento que se mostra o desenvolvimento intelectual e emocional, em 1935 o estudioso Guilmain inova com a reeducação psicomotora, com atividades propicias para o reeducar “utilizando exercícios para reeducar atividade tônica, atividade de relação e atividade motora.” “Origem clinico pedagógico da prática psicomotora, no trabalho com crianças instáveis ou com debilidades motoras, que não conseguiam se adequar à sociedade.”
Em 1947 Ajuriaguerra, oferece novas concepções a psicomotricidade o que a torna mais autentica, “que a diferencia ainda mais das outras áreas, com especificidade e autonomia não apenas nas terapêuticas motoras, mas também nas alterações psicomotoras funcionais evolutivas.”
Le Camus (1986) dá uma nova definição: “uma motricidade em relação”, o que, no pensamento de Levin (1995), é onde entra o segundo corte epistemológico, neste caso o olhar não está mais voltado para ao plano motor, mas direcionado a um corpo em movimento. Dessa forma não se trata mais de uma reeducação, mas sim de uma terapia psicomotora. Partindo deste entendimento as contribuições da psicanálise a partir de 1974, integram-se aos interesses teóricos e metodológicos dos psicomotricistas.
A psicanalise tem o marco de que todos os movimentos estão correlacionados, com os sentidos, a atração, o querer. (...) “pois surge então o terceiro corte epistemológico, onde o olhar do profissional não está mais voltado em um corpo em movimento, mas num sujeito cheio de desejos com seu corpo em movimento.” 
Quais os principais marcos históricos da Psicomotricidade no Brasil?
 No Brasil a psicomotricidade surge em meados da década de 50, em Porto Alegre – RS com a influencia francesa. No período em que profissionais ligados a área da deficiência começaram a valorizar o movimento,
foi criado o serviço de educação especial, inserindo no atendimento a Ortopedia Mental e a Educação Física para excepcionais. “A partir de 1968 foi difundida a psicomotricidade no Brasil através de cursos em universidades de diversos estados
brasileiros. No ano de 1980 foi fundada a Sociedade Brasileira de Terapia Psicomotora que foi integrada à Sociedade Internacional de Psicomotricidade, sediada em Paris/França. Em 1982 surgiu as primeiras publicações na área de psicomotricidade, em 1983 a primeira pós graduação no estado do Rio de Janeiro, a educação especial foi um dos maiores marcos para que a psicomotricidade fosse então levantada como uma área de estudo na Europa e no Brasil, pois as questões levantadas sobre a psicomotricidade foram levantadas através de estudos feitos acerca da aprendizagem de crianças com algum tipo necessidade especial, problemas psiquiátricos, tanto que foi um marco também a intervenção da psicanalise no histórico da psicomotricidade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando