Buscar

resumo pacto de são Jose da costa rica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA 
HISTÓRIA 
- O pacto de São José da Costa Rica foi adotado no âmbito da OEA no dia 22 do 11 de 1969 durante a conferência especializada interamericana sobre direitos humanos em São José da Costa Rica essas conferências especializadas são reuniões intergovernamentais que tratam de assuntos especiais são realizadas por determinação da assembleia geral
No Brasil o pacto foi ratificado em setembro de 1992 ele deu origem a corte interamericana de direitos humanos que é responsável por julgar casos de violação desses direitos e de outros tratados 
É importante porque estabelece uma série de direitos humanos que seus estados signatários devem cumprir por exemplo o direito à Vida direito a integridade pessoal proibição da escravidão e da servidão entre outros
A convenção reconhece direitos essenciais da pessoa humana que não se originam da nacionalidade e sim da condição humana a fim de que todos possam gozar de seus direitos econômicos sociais e culturais
CARACTERÍSTICAS
- Os principais princípios da Organização dos Estados Americanos são:
Garantir a paz e a segurança continentais; Promover e consolidar a democracia representativa; Prevenir as possíveis causas de dificuldades e assegurar a solução pacífica das controvérsias que surjam entre seus membros; Organizar a ação solidária destes, em caso de agressão; Procurar a solução para problemas políticos, jurídicos e econômicos que surgirem entre os Estados membros; Promover, por meio da ação cooperativa, seu desenvolvimento econômico, social e cultural.
- O princípio da dignidade da pessoa humana provém de elementos históricos e podem ser entendidos como garantias básicas do indivíduo. O Pacto de San José da Costa Rica, 1969, estabelece o direito à integridade pessoal, compreendendo a física, psíquica e moral do indivíduo. Assim é dever dos Estados que ratificaram o Pacto de San José da Costa Rica, tornar efetiva tal garantia, inserindo em seus ordenamentos jurídicos internos e até constitucionais, previsões sobre o tema, possibilitando que os tribunais constitucionais possam, ao analisar questões que envolvam os direitos humanos, aplicar corretamente as normas internacionais.
- No direito brasileiro a dignidade da pessoa humana restou expressamente consagrada no artigo 1º da Constituição Federal de 1988, como um dos fundamentos do Estado brasileiro, o qual representa significativo vetor interpretativo, que conforma e inspira o ordenamento jurídico.
- Como meios de proteção dos direitos e liberdades, a Convenção criou dois órgãos para tratar de assuntos relativos ao seu cumprimento: a Comissão Interamericana de Direitos Humanos e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, a Corte trata-se de um Tribunal típico, que julga casos contenciosos entre cidadãos e países, além de supervisionar a aplicação de suas sentenças e ditar medidas cautelares. Seu propósito é aplicar e interpretar a Convenção Americana de Direitos Humanos, além de outros tratados internacionais de mesmo escopo.
DESENVOLVIMENTO DOS ARTIGOS E INFLUÊNCIA NA CF/88
- O documento é composto por 81 artigos, incluindo as disposições transitórias, que estabelecem os direitos fundamentais da pessoa humana, como o direito à vida, à liberdade, à dignidade, à integridade pessoal e moral, à educação, entre outros.
- A convenção proíbe a escravidão e a servidão humana, trata das garantias judiciais, da liberdade de consciência e religião, de pensamento e expressão, bem como da liberdade de associação e da proteção a família.
- O Pacto de São José da Costa Rica autoriza situações em que se admite a suspensão de garantias, como em caso de guerra, perigo público ou outras emergências que possam ameaçar a independência ou a segurança do Estado membro.
- Pena de morte não foi abolida no Pacto de San José da Costa Rica, uma vez que admitida nos países já a prevejam para os crimes mais graves. Em nenhuma hipótese será aceita para: delitos políticos e conexos, para menores de 18 anos quando praticado ato infracional, para maiores de setenta anos e mulheres gravidas.
DIMENSÃO / RATIFICAÇÃO 
- O Pacto de San Jose da Costa Rica versa basicamente sobre os direitos de primeira dimensão que são os ligados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. 
- No Brasil, é visível a influência que tal Pacto teve quando da promulgação da atual Constituição Federal, em especial no que concerne aos direitos e garantias fundamentais, em sua grande maioria, preconizados no decorrer do artigo 5º.
- O Brasil foi um dos países signatários, ratificado no dia 25 de setembro de 1922.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais