Buscar

CONCLUSÃO PACTO DE SÃO JOSE DA COSTA RICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CONCLUSÃO
	O presente trabalho reflete a importância da preservação dos direitos humanos, os quais podem ser definidos como um sistema ético internacional que impõe responsabilidades relativas ao respeito à dignidade da pessoa humana. 
O Pacto de São José da Costa Rica é propulsor essencial para os direitos fundamentais do ordenamento jurídico vigente. Os direitos humanos quando incorporados por uma Constituição de um determinado Estado, sofrem uma adaptação cultural, pois a noção de dignidade humana ganha cores diferentes, de acordo com a identidade de cada povo, e são justamente esses direitos humanos culturalmente adaptados e internalizados pelas ordens jurídicas do Estado que resultam nos direitos fundamentais.
Uma das principais fontes do Direito Internacional se da com os usos e costumes, os quais irão ser concretizados de acordo com cada povo, cada aspecto inserido em uma sociedade, nos remetendo assim a dignidade da pessoa humana que é focada no Pacto de São José da Costa Rica, este se caracterizando como um tratado solene, o qual pode ser tido também como uma convenção.
Em ultima analise, tal pacto é de suma importância por tratar de algo fundamental aos Estados participantes, estimulando assim que os mesmos fiscalizem os progressos que tal pacto finda como resultado.
BIBLIOGRAFIA:
PEREIRA, Bruno Yepes. Curso de Direito Internacional Público. 3º edição. São Paulo: Saraiva, 2009;

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais