Buscar

paper seminario (Eja)

Prévia do material em texto

Os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos EJA 
A educação para Jovens e Adultos tem suas especificidades culturais, sociais e etárias. São sujeitos que foram excluídos da sociedade letrada impedindo-os de participar ativamente nas questões políticas, culturais e sociais desta sociedade moderna. Pessoas que migraram de cidades pequenas ou do interior para as grandes metrópoles na expectativa de uma melhoria de vida. Mas ao adentrarem nessa nova realidade, percebem que o mercado de trabalho impõe que para desempenharem determinadas funções é preciso ter uma qualificação profissional. Assim vêem-se obrigados a desempenharem funções em empregos terceirizados.
O público da EJA são pessoas que não tiveram a oportunidade quando menores em frequentarem uma instituição de ensino, por diversos motivos: ter que ajudar na renda familiar, desempenharem determinadas tarefas domésticas ou rurais. Há também aqueles que entraram muitas vezes na escola, mas que acabam sempre saindo.
Os sujeitos da EJA são aqueles que moram em cidades ribeirinhas, quilombos, cidades do interior, periferias. Pessoas que muitas vezes podem ser analfabetas funcionais, ou seja, aqueles que têm até a quarta série do antigo primário, sabem ler, escrever e contar basicamente, o modelo tradicional de educação. Porém há também pessoas analfabetas que não sabem nem escrever o nome e precisam de outras pessoas para escrever uma carta, por exemplo, fazendo com que se sinta mal em dividir “seus segredos” com outras pessoas.
Tendo em vista essas dificuldades eles buscam uma instituição de ensino para poderem novamente aprender ou para aprenderem coisas que não sabem na intenção de poder mudar de cargo ou pelos “simples” sonhos de aprender a ler e escrever, para ajudar os filhos nas lições de casa.
No Brasil, o analfabetismo vêem crescendo cada dia mais, os aspectos que fazem com que esses índices alarme são: a necessidade de trabalhar para contribuir na renda familiar, dificuldades que enfrentam dentro da própria família impedindo-os de estudar, violência doméstica, ou até mesmo desinteresses pelos estudos (muitas vezes é o caso dos jovens que se envolvem cedo na marginalidade em busca de condições financeiras rápidas). Pessoas que tem o interesse de estudar, mas encontram dificuldade de deslocamento, falta de incentivo e etc.
Na educação da EJA é necessário que o professor não trate os alunos como crianças, pois não são. Temos que entender que são alunos com especificidades diferentes e assim podemos usar como ferramenta o dia-a-dia desses alunos, fazendo que despertem interesse em continuar estudando, vendo a importância da educação ao longo da vida.
Muitos têm uma visão equivocada em relação à EJA, acham que é o supletivo, buscando na EJA uma formação rápida e compacta.
O perfil do aluno da EJA é aquele jovem e/ou adulto com dificuldade no processo de alfabetização, muitos pensam que a EJA tem que ser como as escolas de ciclo normal de anos atrás, levando muitos alunos a terem barreias na educação que estão tendo. Muitos vão e voltam diversas vezes. No caso do noturno os alunos têm dificuldades em permanecerem na escola devido às condições físicas, pois são pessoas trabalhadoras e ao irem para a escola estão exaltos devido à longa jornada de trabalho do dia-a-dia.
Como a EJA tem uma sala multiseriada muitas vezes há conflitos de gerações dentro destas turmas, pois são idades diferentes, pessoas diferentes e atitudes diferentes. Um professor da EJA tem que saber manobrar as características dos alunos, pois dependendo do seu perfil o professor pode estar contribuindo também na evasão escolar.
Alguns dados levantados na pesquisa e que chamaram à atenção foram: o interesse dos alunos pelas aulas, o fato de estarem satisfeitos com tudo na escola, às vezes não gostam dos professores pela falta de paciência deles com os alunos, ou até mesmo o desinteresse desses professores na educação de Jovens e Adultos.
Contudo, é obvio que a EJA tem um papel fundamental na vida desses alunos. É necessário que cada dia mais haja professores qualificados e materiais disponíveis para a educação dos sujeitos da EJA.
Referências: 
Tema de prova realizada em 08 de abril de 2010. Núcleo Livre: Educação de Jovens e Adultos, ministrado por Maria Margarida Machado na Universidade Federal de Goiás.
2 Graduanda do curso de Pedagogia 5o Período na Universidade Federal de Goiás.
Escritora: 
Tâmara Ferreira Borges 2 
http://forumeja.org.br/go/sites/forumeja.org.br.go/files/Quemsaoossujeitosdaeducacaodejovenseadultos_0.pdf

Continue navegando