Buscar

aa1 seminario tematico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Orientações para Atividade Avaliativa I Seminário Temático III
Prof. Coord. Marina Cordeiro
Prezado aluno, para realizar a Atividade Avaliativa I, você deverá LER os dois artigos obrigatórios indicados na plataforma. O objetivo deste exercício é aprender e aperfeiçoar habilidades importantes da atividade de pesquisa, mapeando elementos básicos de qualquer trabalho de investigação acadêmica. A proposta é que você observe com atenção a temática de interesse do texto, as palavras-chave, o objeto de análise, os objetivos do trabalho e a justificativa para que o debate seja realizado/proposto. Identificar e distinguir tais elementos em um trabalho será fundamental para aprender a pensar sobre sua própria pesquisa – tarefa importante que faz parte do processo de realização de sua monografia.
Deste modo, você deverá LER os textos atento aos elementos que constituem as tabelas abaixo, de modo a SUBLINHAR os itens durante sua leitura. Na sequência, PREENCHA as tabelas, indicando os elementos solicitados. Por fim, FAÇA UMA RESENHA CRÍTICA do artigo obrigatório 2, seguindo as orientações da Parte 2 da Atividade e considerando da leitura do texto de Francelin (2004).
RESPONDA as questões específicas, buscando resumir seus argumentos em até três parágrafos. LEMBRE-SE de utilizar suas próprias palavras para não incorrer em plágio, de citar as referências de modo adequado (se necessário) e de entregar o trabalho na formatação correta (arquivo em pdf, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas, texto justificado, até quatro laudas, com cabeçalho e tabelas conforme abaixo). Utilize os canais de atendimento (webtutoria, sala de tutoria e canal telefônico 0800) para tirar dúvidas e bom trabalho!
Data da Entrega: 26 de agosto, até 23h55.
Atenção:
	Haverá um tempo de tolerância de 5 horas após o horário limite para postagem da AA1. Aproveite este tempo para reenviar caso haja erro no upload do arquivo ou qualquer problema com a conexão da internet.
	Os trabalhos entregues fora do formato serão zerados.
***
Disciplina: Seminário Temático III
Nome da Atividade: Atividade Avaliativa I
Nome do aluno: Jaqueline Maria Maceio 
Pólo ITAOCARA 
Matrícula: 1621310008
Parte 1 – Tabela: Artigo e seus elementos básicos
	Artigo – Elementos Básicos
	Título
	Ciência, senso comum e revoluções científicas: ressonâncias e paradoxos
	Autores e instituição
	Marivaalde Moacir Francelin ( PUC- Campinas)
	Tema de interesse
	
	Palavras-chave (até cinco)
	Senso comum, ciência, 
	Problema (definição do objeto)
	
	Objetivos
	
	Justificativa - argumentação do(s)
autor(es)
	
Parte 2 – Resenha Crítica
	LEIA o primeiro artigo obrigatório, “Estratégias de estudos e elaboração de fichamentos, resumos e resenhas” (Santos, 2009). Através dessa leitura, você terá indicações e orientações sobre os procedimentos referentes à construção de uma resenha, fichamento ou resumo. Você não deve apresentar resumo desse texto, ele é
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – PÓLO UNIVERSITÁRIO DE VOLTA REDONDA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – ICHS
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – PNAP/UAB BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
uma referência fundamental para que você faça a atividade.
	Considerando as orientações de Santos (2009), ESCREVA uma resenha crítica do segundo artigo de leitura obrigatória, Francelin (2004).
	INDIQUE na sua resenha de forma mais detalhada do que na tabela: o objetivo, a justificativa, questões-chave, elementos e conceitos mais importantes do artigo. Dê preferência ao uso de suas próprias palavras respeitando as normas da escrita acadêmica formal e ao parafrasear o autor ou transcrever trechos do texto, respeite as regras de citação apresentadas no Manual de Monografia (módulo I). LEMBRE- SE de não incorrer em plágio, nem realizar a chamada “colcha de retalhos”.
	Ao fim da atividade, ESCREVA dois parágrafos apontando suas percepções sobre o conteúdo do texto, JUSTIFICANDO suas observações com ARGUMENTOS.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais