Buscar

Apol- Materiais Didáticos Desenvolvimento e Análise

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1º Prova Questão 1/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Considerando as ideias apresentadas nos estudos realizados e no livro base, avalie as seguintes assertivas e a relação estabelecida entre elas.
I. O ensino e a educação fazem parte da mesma realidade, mas se referem a dimensões diferentes. 
Porque
II. A educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que aconteça a aprendizagem.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
	
	D
	As duas assertivas são verdadeiras e a segunda afirmativa justifica e
 complementa a primeira.
Questão 2/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia a informação:
 “Desde meados da década de 1920, Lourenço Filho vinha expondo e sistematizando suas ideias e seus princípios sobre a inovação escolar, então em curso, no opúsculo intitulado A Escola Nova (resposta a uma inquérito) e na conferência proferida no Rio de Janeiro e também intitulada "A Escola Nova".”
De acordo com a citação, com a vídeo aula número 3 “Como elaborar o relatório de pesquisa final de PPP-Materiais Didáticos” e todos os materiais disponibilizados na rota assinale a alternativa que contempla quem foi o pai da escola nova:
	
	A
	John Dewey
Questão 3/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
O professor, ao fazer da pesquisa sua prática cotidiana, desenvolve o hábito da investigação e aprende a manter uma postura crítica; assim desperta nos alunos a mesma postura, por meio de seu exemplo e de atividades propostas por ele. Quando falamos na pesquisa na formação do professor, isto está relacionado:
Assinale a alternativa correta:
 
	
	B
	À formação que visa a realização de trabalhos coletivos entre estudantes
 de graduação, profissionais da educação e pesquisadores;
Questão 4/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
O ensino está relacionado ao professor enquanto a aprendizagem está relacionada ao aluno. A educação se dá na relação entre professor, aluno, mas existe outro aspecto importante a ser considerado e está relacionado às diferentes situações didáticas que permitem aos sujeitos interagirem com o objeto utilizado no processo de aprendizagem.
Estamos nos referindo:
	
	D
	 ao material didático
Questão 5/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Quando o ensino ocorre por meio da pesquisa, temos a oportunidade de iniciar a elaboração do próprio conhecimento, “uma coisa é manejar textos, copiá-los, decorá-los, reproduzi-los. Outra é interpretá-los com alguma autonomia, para saber fazê-los e refazê-los. Na primeira condição, o aluno ainda é objeto de ensino. Na segunda, começa a despontar o sujeito com proposta própria”. (Demo, 2003, p. 23).
De acordo com estudos realizados em aula e na leitura do livro base, qual é o eixo norteador da pesquisa?
Assinale a alternativa correta:
	
	C
	A pesquisa tem como eixo norteador o questionamento reconstrutivo.
	
	
	
2º Prova( questão1) - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Os materiais didáticos, além de ilustrarem, auxiliarem o aluno no trabalho a ser desenvolvido, a investigar, descobrir e construir. Dessa forma, tornam o processo de ensino aprendizagem mais dinâmico, pois propiciam a oportunidade de enriquecer as experiências do aluno, aproximando-o da realidade. Com o  crescente desenvolvimento das tecnologias, muitos materiais foram aprimorados e modernizados, visando facilitar sua utilização no contexto educacional. É preciso que a escola incorpore tais tecnologias, pois essas são importantes para a melhoria da qualidade de ensino aliada às inovações da prática pedagógica. 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, relacione corretamente a nova classificação de recursos didáticos apresentados por Karling (1991).
( 1 ) Recursos Visuais
( 2 ) Recursos Auditivos
( 3 ) Recursos Audiovisuais
( 4 ) Recursos Múltiplos
( 1) São elementos que apresentam ícones, que estabelecem através da percepção visual a exposição da mensagem a que se destina.
( 4) Diferentes recursos que estimulem a visão, audição e a interação entre os participantes do processo ensino aprendizagem.
( 2) Finalidade de auxiliar no processo ensino aprendizagem através do estimulo auditivo, despertando no aluno a atenção e interesse pelo assunto que está sendo abordado. 
( 3) Todos os recursos que estimulam a visão e/ou a audição. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	D
	1, 4, 2, 3
Questão 2/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
A prática pedagógica está relacionada à didática utilizada no processo educacional, assim ela se constitui na relação teoria e prática, a forma como o professor atua, a relação professor–aluno, bem como os recursos didáticos utilizados no processo ensino aprendizagem.
De acordo com os conteúdos abordados em aula e no livro, a prática pedagógica tem como pilares ...
	
	C
	didática, metodologia e pesquisa       
Questão 3/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Schön apresenta suas ideias apoiadas nos pressupostos de John Dewey (1859-1952), que define que o pensar de forma reflexiva leva a um processo de ação de investigação, estabelecendo o que é comum e diferente entre os fatos e coisas, observando as relações que ocorrem entre ambos, procurando assim compreender o significado dos detalhes apresentados. 
De acordo com os conteúdos abordados em aula e no livro, para que isto ocorra, os autores apontam a necessidade de uma reflexão sobre tais informações, e isto só pode acontecer através da ...
	
	C
	Experimentação
Questão 4/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Na perspectiva reflexiva, a formação só pode ocorrer através do contato com a prática, onde o conhecimento tácito poderá levar a um ponto dialético entre prática e teoria. Schön (1997) apresenta sua perspectiva do pensar reflexivo em torno de três aspectos de conhecimento na prática.
Assinale a alternativa que apresenta os três aspectos:
	
	B
	reflexão da prática, reflexão na prática e a reflexão sobre a prática.
Questão 5/5 - Materiais Didáticos: Desenvolvimento e Análise
Leia o texto a seguir:
Podemos considerar que todo material que é utilizado no processo educacional como um recurso para facilitar a aprendizagem pode ser reconhecido como material didático. Existem materiais diversificados utilizados com o objetivo de facilitar a compreensão do aluno, desde os mais até os menos especializados.. Quanto mais especializado for um material utilizado para o ensino e aprendizagem, mais ele apresentará, nos seus conteúdos, em sua forma e função, as características dos sujeitos envolvidos, dos pressupostos teóricos, dos métodos adotados e da tecnologia utilizada na época.
De acordo os conteúdos abordados nas aulas e no livro base, os materiais didáticos e as diferentes formas como podem ser utilizados tem uma denominação.
Marque a alternativa que apresenta esta denominação.
	
	C
	Tecnologia da educação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais