Buscar

Importancia da Educação Fisica no Processo de Ensino e Aprendizagem - Marcos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FISICA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Marcos Aurélio Backes 1
Cleber Coan   
Marilia Coelho   
Igor Martins Gozzi   
Fábio Machado Fernandes 2
RESUMO
A Educação Física pode ter um importante papel no processo de ensino e aprendizagem por ser considerada como um desbloqueador natural para a maioria das crianças, o que desde logo, pode ser considerado como uma vantagem. Na elaboração deste trabalho é procurado enfatizar que para lá de uma atividade ludica saudável, a prática do exercicio físico produz no aluno um pólo de concentração, uma fonte de bem estar e um momento de relaxe. Com o estado de espirio que advem desses atributos é criado um impulso no processo de ensino e aprendizagem. O absentismo e ausencia de movimentos transformam o ser humano e em decorrencia, também o aluno, a uma vida sedentária e “morta”, em que se fica desmotivado, inclusive para ir para as aulas e para estudar. Conclui-se assim que quem tem a ganhar com a prática do exercicio físico são os próprios praticantes, oferecendo-lhes uma melhor qualidade de vida e maior força para enfrentar as adversidades, se mantendo motivados e, para dessa forma, crescerem enquanto seres humanos e mais tarde enquanto profissionais. De forma a que o nosso pais tenha uma melhor sociedade, se deve propiciar aos nossos alunos práticas que os mantenhamr bem físicamente, lhes possibilitando boa disposição e motivação, que lhes vá trazer o maior sucesso enquanto estudantes. Fez-se uso de citações de Samulski (1992), de Santos (2014) e de Sandri (2004).
Palavras-chave: Educação Física.Aprendizagem.Ensino.
1 INTRODUÇÃO
O tema de que vai tratar o trabalho, a importância da educação fisica no processo de ensino e aprendizagem, tem por finalidade demostrar a importância da educação fisica no cotidiano em ambiente escolar. Já falavam os gregos “corpo são em mente sã”, queria dizer que já eles naqueles tempos sabiam que um corpo estimulado ajudava a mente a se estimular também. A pesquisa é de cunho qualitativo, realizada por meio de pesquisa bibliográfica.
A Educação Física escolar tende a concentrar a prática pedagógica na aprendizagem de aspetos técnicos, essencialmente na reprodução mecânica dos movimentos. A dificuldade está essencialmente na conjugação dos dois aspetos, os técnicos e os físicos, aliados à dificuldade de ser em várias modalidades desportivas.
�
A Educação Física por ser uma dísciplina onde associa a prática de exercicio físico com o conhecimento e praticidade de diversas regras, trás para o ser que a pratica, a conjugaçao de vários fatores e muita concentração.
2 PROFESSOR
Na atualidade não existem profissões estáticas, no fim de uma licenciatura, um mestrado, um doutoramento, não pode terminar o desejo de evoluir e se atualizar, menos ainda nesta área, o ensino. Tudo está em evolução, o professor tem de estar atualizado, quer com o meio que o rodeia, como com as matérias das disciplinas, como ainda com os novos métodos de ensino ou as novas técnologias. Para isso temos cursos, palestras, noticiários, jornais, a vivencia do dia-a-dia, sendo nesta ultima que ele vai exercer o seu papel de estudioso, fazendo-o transformar a sala de aula num celeiro de ideias e opiniões, onde se vai formar o “cidadão” crítico. Com os meios existentes nos dias de hoje e a globalização da informação, cada informação chega a todo o lado com a rapidez de um “click”, é exigido ao professor um preparo e atualização continuos, jamais podem pensar que a formação terminou e o empenho nela vai ter de ser cada dia maior por forma a não serem ultrapasados pela atualidade. Essa atualização vai ter de se manter até ao fim da vida ativa, é o preço de estar numa profissão tão antiga e ao mesmo tempo tão atual.
Tendo uma carga horária completa, igual à da maioria das profissões, ao professor ainda resta o trabalho “invisível”, aquele que ninguém vê e quase ninguem valoriza, preparação de aulas, correção de trabalhos e testes, preocupação com aluno o alunos desinteresados ou mal preparados, sendo que na maioria das vezes com prejuizo para a vida pessoal, sendo que normalmente é nessa vida pessoal que o professor encontra a motivação para continuar em frente, a motivar os seus alunos. É aí que se deteta onde estão os professores e onde se encontram os Professores, sendo que os Professores são aqueles que se motivam na procura e ao encontrar novos caminhos, se preparam para cada dificuldade que encontram e através dela se motivam ainda mais, superando obstáculos e motivando os alunos com a postura que apresentam e dessa forma se motivarem a eles próprios.
A motivação é um dos fatores determinantes do modo como a pessoa se comporta, envolvendo elementos como: aprendizagem, atenção, criatividade e sentimentos (MURRAY, 1978).
Agora surge a pergunta, como fazer para que o professor seja esse pólo? Como lhes dar essa coragem e motivação? Como se deve tratar os que procuram novos caminhos, novas técnicas de ensinar? Como aumentar a quantidade dos que procuram dar um novo rumo à educação? Como se pode “fazer valer a pena” ser apaixonado pelo que se faz?
3 MOTIVAÇÃO DO DOCENTE
A motivação é algo que é procurado nas mais diversas atividades. Fala-se do futebolista que não anda motivado, no jornalista, no politico, no ator, etc, e do professor.
“Motivação é caracterizado como um processo ativo, intencional e dirigido a uma meta, em que depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos).” (SAMULSKI, 1992, p.65). A motivação intrinseca adevem do fato de determinada atividade ser recompensadora por sí só, (o trabalho de preparação de aulas, as aulas propriamente ditas e a “resposta” dada pelos alunos), a motivação extrínseca já depende de aspetos exteriores, como o meio ambiente ou os a satisfação se encontra fora da própria atividade (os alunos andarem bem dispostos e com saude).
Estudos apontam que a motivação é intrínseca quando a atividade é recompensadora por si só, por outro lado, a motivação extrínseca depende da situação específica do meio ambiente, ou a satisfação (prazer) encontra-se fora da ação/atividade observada
Motivação é uma palavra sempre presente nos dias de hoje, que todos precisamos, seja em que atividade ou momento da vida seja. Para haver essa motivação têm de ocorrer um ou diversos fatores. De seguida vamos enumerar alguns:
 Local de trabalho acolhedor;
Bom ambiente de trabalho;
Vencimento compativel com a função e se possivel com o empenho;
Remuneração de horas extras, fora do expediente (tais como, corrigir provas, trabalhos, organizar diários, preparar aulas, etc.) ou diminuir as horas letivas tendo em atenção que existe todo um trabalho “invisivel”;
Não ser permitido agressões verbais e casos de violência física, sendo tomadas reais medidas;
Melhoria de equipamentos e materiais didáticos, tv’s, retroprojetores, computadores, livros, etc;
Procurar a motivação dos professores através da atualização e trocas de experiencias, como cursos, palestras, colóquios, etc;
Valorização do professor pela direção da escola e dos pais dos alunos;
Leis que procurem a proteção da educação e dos educadores (professores) para que não aconteça descaso com essa atividade e esses profissionais;
Ter alunos disciplinados e motivados na escola (trabalho de casa).
É notório e fácilmente perceptivel (até pela observação de vários casos reais) que um professor motivado e entusiasmado, na sua atuação no ensino, tende a conseguir influenciar positivamente os seus alunos para aprenderem de uma forma mais consistente e com maior eficácia.
Com este estudo é pretendido contribuir com formas, ideias e técnicas para que a sala de aula se torne um espaço acolhedor e motivador para quem o usa, ajudando a formar e desenvolver melhores professores, para dessa forma melhorar o sistema de educação Brasileiro, promovendo desse modo a melhoria dos alunos e, desde logo, da sociedade.
4 A IMPORTANCIA DA MOTIVAÇÃO NO RENDIMENTO
A motivação do
professor tem uma relação direta no rendimento do aluno e de uma forma mais abrangente da turma, sendo notada também na excelência do ensino. Esses alunos vão ser os grandes responsáveis pelo desenvolvimento da sociedade, da economia, das questões sociais, etc. “Estudos recentes sobre a motivação na adolescência têm apontado que um dos mais importantes preditores da motivação para desempenho de certos comportamentos é a meta que o indivíduo tem por finalidade atingir” (SANTOS, 2014, p. 01).
Aulas mais atrativas, melhor diálogo, vontade de ensinar, provocando no aluno desejo de aprender, vontade de estar na sala de aula, motivo para estar atento, tudo estimulos enviados ao aluno por um professor motivado e desde logo empenhado, sendo que dessa forma se consegue fácilmente um maior vinculo entre o professor e aluno e um maior rendimento na aprendizagem.
Um docente motivado tende a:
Tratar de forma equalitária todos os alunos, ajudando-os;
Ter uma relação com o aluno franca e afetiva;
Manter os limites e nos momentos certos, acarinhar;
Ter disposição em ajudar os alunos em qualquer dificuldade, sendo paciente e compreensivo;
Transformar cada aula num momento adequado, de real reflexão com abertura para que o aluno possa trazer novas ideias, bem como, assuntos do cotidiano, permitindo e promovendo a opinião pessoal de todos os alunos.
A motivação do professor provoca um ganho em toda a sociedade, particularmente nos alunos e nos pais deste. Todos nós agradecemos a motivação que é transmitida aos nossos professores pelas palestras, mensagens em livros e internet (redes sociais invclusivé), videos do yotbe, filmes e histórias vividase relatadas nas mais diversas formas.
O rendimento do professor tem relação direta com a sua motivação, um professor motivado é um professor com um rendimento bem acima da média (bem positivo). O contrário também é verdadeiro, um professor desmotivado tem obrigatóriamente um rendimento aquem das suas capacidades.
Temos numa primeira fase e com direta relação com a motivação do professor, quatro comportamentos padrões que se podem chamar de:
Autoestima;
Motivação continada;
Persistencia;
Direção.
Autoestima é a capacidade de sentir a vida, estando de bem com ela, é a confiança na nossa forma de pensar e enfrentar os problemas.
Motivação continuada é algo que depende do próprio ser, sendo que cada um de nós é o unico responsável pelo seu percurso acadêmico (percrso profissional), sendo de difícil concretização uma vez que depende de muitos fatores e tem uma “vida” muito comprida, todo o percrso acadêmico para os alunos, toda a vida profissional no caso dos professores. Sendo este o grande segredo para haver sucesso na formação acdêmica, para os alunos, e profissional, no caso dos professores (esta confunde-se com o sucesso dos próprios alunos). 
Persistência é a caracteristica de enfrentar as dificuldades que vão surgindo no “caminho” profissional ou acadêmico até se atingir os objetivos (no caso dos professores é algo repetitivo, todos os anos o deafio se repete) sem se deixar abater por essas mesmas dificldades.
Direção é a certeza do caminho que se quer seguir, não mudando o rumo devido às dificuldades que vão surgindo até atngir a meta a que se propôs no inicio da etapa (para os professores é repetitiva, o sucesso dos seus aulnos).
É de especial importancia ter a noção de que com o professor motivado e entusiasmado com a sua prestação na sala de aula, a turma e cada aluno individualmente tem tendência a ser mais influênciado pela “corrente” positiva qe o se professor carrega, tornando o ato de aprender mais eficaz e com enorme rendimento.
Este trabalho tem como objetivo mostrar que um professor motivado tem tendencia a motivar a turma, tornando este efeito uma bola de neve, sempre em crescendo, tendo inclusive responsabilidade na melhoria do sistema de educação brasileiro.
5 MATERAIS E MÉTODOS
A realização deste trabalho foi conseguida através de pesquisas bibliográficas em livros, artigos e sites da especialidade, que abordam a temática aqui tratada. Essa abordagem foi feita por observação das várias atividades desenvolvidas nas aulas pelo professor e das respostas dadas pelos alunos a essas atividades.
O seu objetivo foi o de mostrar qual a importancia de se manter a motivação em ambiente de aula, tanto para os alunos como para o professor, bem como, as várias formas de atingir esse objetivo, que tantos pontos positivos pode trazer para a prática escolar.
Este trabalho se revestiu de muita relevancia para os resultados que se pretende atingir, uma vez que essa caracteristica é fundamental para que se atinja bons resultados na totalidade das matérias escolares.
A imagem pretende ser uma representação de atividades livres numa aula de educação física onde os alunos podem dar livre expressão à sua imaginação enquando exercitam o corpo. De notar a próximidade e atenção do professor para manter essas atividades dentro dos limites do razoável e poder dar o seu auxilio em qualquer dificuldade.
6 RESULTADOS E DISCUSSÕES
Com este trabalho foi possível observar que as atividades realizadas nas aulas de educação fisica, não se limitam à própria aula, mas transbordam para as restantes arividades do seu cotidiano, pela boa disposição que transmitem, pela saúde física que impõe, pelo relacionamento que é realizado e disciplina que é imposta.
As atividades fisicas que são introduzidas nesta disciplina, conforme foi sendo referido ao longo do trabalho vão propiciar melhores resultados escolares, nelhor relacionamento entre colegas e até melhor predisposição para enfrentar o dia-a-dia, tão preenchido que as crianças têm. Com o cuidado imposto na defessa dessas caracteristicas teremos alunos prontos para aprender e motivados, com resistencia e saudáveis.
“No futuro com certeza a Educação Física conquistará maiores espaços, pois ela tem papel fundamental no contexto educacional”. (SANDRI, 2004, p.61 e p. 70)
Nem só das matérias ditas culturais vive o homem, o aluno necessita de estar bem fisicamente, de interagir com os colegas sem ser só no capitulo de estudo, de aprender a coordenar o fisico com a mente.
REFERENCIAS
Mundo Jovem Um Jornal de ideias, O professor pode ser fonte de motivação para o aluno. Disponovel em: <http://www.mundojovem.com.br/artigos/o-professor-pode-ser-fonte-de-motivacao-para-o-aluno> Acesso em: 3 dez. 2019.
MURRAY, E. J. Motivação e emoção. 4aed. Rio de Janeiro: Zaaar, 1978.
Revista Intelbras, Professor: Uma carreira em extinção ou falta de motivação?. Disponível em :<http://www.grupouninter.com.br/intersaberes/index.php/revista/article/view/573> Acesso em: 3 dez. 2019
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: teoria e aplicação prática. 2. ed. Belo Horizonte: Universitária, 1992.
SANDRI, Sirlei de Fátima, O Professor de Educação Física e a Sua Prática Pedagógica. Palmas, 2004
SANTOS, L. P., A motivação escolar de adolescentes: um estudo de metas de realização e crenças de auto-eficácia. Disponível em http://www.ufscar.br/~bdsepsi/tan_ros_res_9.pdf. Acesso em: 2 dez. 2019.
Fonte � SEQ Fonte \* ARABIC �1�: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33081-educacao-fisica
Figura � SEQ Figura \* ARABIC �1� - O professor e a importancia de manter a classe motivada
1 Acadêmico
2 Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Educação Fisica (BEF0091) – Prática Interdisciplinar V – 02/12/2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando