Buscar

apol teoris da cena nota 100

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Teoria da cena
Leia a passagem de texto:
“[...] o teatro aproveita de imediato todas as novas técnicas e tecnologias, desde a perspectiva até a internet. A utilização das mídias técnicas modernas no teatro – fotografia, projeções, aparelhos de som, cinema –, também em associação com iluminações refinadas e outras técnicas, começou logo após a invenção dessas mídias.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEHMANN, H.-T. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007. p. 375.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a incorporação de novidades técnicas e tecnológicas pela linguagem teatral, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	Um espetáculo de teatro tecnológico dispensa a presença do ator em cena, utilizando apenas projeção de imagens.
	
	B
	Com a incorporação de novas tecnologias, o profissional de teatro precisa buscar formação em engenharia da computação.
	
	C
	Por se tratar de uma linguagem híbrida, o teatro incorpora novidades técnicas e tecnológicas de variadas áreas nos espetáculos.
	
	D
	A incorporação de recursos tecnológicos em um espetáculo de teatro passa a defini-lo como espetáculo de performance.
	
	E
	O teatro é considerado uma arte milenar e, por essa razão, os profissionais devem manter sua linguagem fiel às origens.
Questão 2/5 - Teoria da cena
Leia o excerto de texto:
“A luz elétrica veio resolver definitivamente o problema da visibilidade e abrir novos caminhos não só para a iluminação como para o teatro em geral. Provocou mudanças no conceito de cenografia, figurino, alterando completamente o visual do espetáculo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAMARGO, R. G. Função estética da luz. Sorocaba: TCM Comunicação, 2000. p. 21.
Tendo em vista o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre a maneira como os recursos de iluminação renovaram a linguagem teatral, relacione os seguintes termos às suas respectivas características:
Tipo de luz
Tamanho da área iluminada
Ângulo da luz
Intensidade da luz
Cor da luz
(3) A  luz dura, a luz difusa e a variedade de gradações entre elas podem ser exploradas de diferentes maneiras no teatro. A luz dura causa uma sombra com contornos bem-definidos. A luz difusa se espalha e não delimita precisamente o objeto iluminado.
(5 ) As diferentes tonalidades e pigmentações utilizadas na iluminação teatral são importantes para gerar a atmosfera, expressão e simbolismos durante o espetáculo.
(4 ) A “quantidade” de luz em uma cena permite explorar claros e escuros. As possibilidades de mudança também imprimem ritmo ao espetáculo, podendo ser suave como o amanhecer, ou causar impacto com mudanças bruscas do escuro para o claro.
(1) A luz pode funcionar como um zoom na cena teatral, ao iluminar apenas um detalhe do cenário ou expressão facial do ator, ou ainda valorizar a cena como um todo, quando se espalha por todo o palco.
( 2) As posições como os refletores de luz são dispostos para iluminar o palco permitem explorar o espaço tridimensional, além de possibilitar diferentes efeitos, como a silhueta quando a luz vem de trás da cena.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 3 – 1 – 2 – 5
	
	B
	1 – 5 – 2 – 3 – 4
	
	C
	3 – 5 – 4 – 1 – 2
	
	D
	3 – 4 – 1 – 5 – 2
	
	E
	2 – 1 – 3 – 5 – 4
Questão 3/5 - Teoria da cena
Leia a citação:
“A inventividade dos cenógrafos-cenotécnicos dos séculos XVI e XVII não tinha limites. A inexistência de uma parafernália tecnológica como as que conhecemos hoje não impedia a imaginação de trabalhar, uma imaginação provocada também pelas exigências dos autores que, perante a habilidade dos que organizavam o projeto cenográfico, pediam cada vez mais, com a certeza de conseguir efeitos que valorizariam as situações dramáticas tornando-as mais surpreendentes.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RATTO, G. Antitratado de cenografia: variações sobre o mesmo tema. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001. p. 92.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades sobre o trabalho dos cenógrafos nos séculos XVI e XVII, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A utilização de maquinarias como recurso para incrementar a cena teatral começou a ocorrer no fim do século XVI.
	
	B
	Na Grécia e Roma antigas, os cenários eram estáticos, feitos de madeira, e não eram utilizados efeitos visuais nos espetáculos.
	
	C
	O período barroco foi de grande contribuição para o desenvolvimento da cenografia aplicada ao teatro, ópera e balé.
	
	D
	As maiores contribuições para o desenvolvimento da cenografia teatral vieram de arquitetos, engenheiros e cenógrafos dinamarqueses.
	
	E
	Até o século XIX, evitava-se o uso de efeitos especiais para que o espetáculo fosse o mais verossímil possível.
Questão 4/5 - Teoria da cena
Leia o fragmento de texto:
“[Na escola do Teatro do Velho Pombal, de Copeau,] [...] começam as primeiras tentativas do mimo moderno, que nascem sob a forma de exercícios que preparam o ator para uma atuação mais completa. Neles, a improvisação, o jogo de máscaras, a acrobacia são praticados, experimentando ao mesmo tempo o ator da commedia dell’arte e o ator do [teatro]nô japonês."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LECOQ, J. Mime et pantomime. In: LAROUSSE. La Grande Encyclopédie Larousse. v. 13. Paris: Larousse, 1975. p. 8007-8009. Tradução do autor.
De acordo com fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Teorias da cena: teatro e visualidades referentes ao teatro fundamentado no gesto, relacione os seguintes termos às suas respectivas características:
Pantomima
Mimo corporal
Mimo de base
Teatro gestual
(4) Também chamado de teatro físico, é um tipo de expressão teatral que dá ênfase à expressividade do corpo. Muitas vezes os espetáculos estão na fronteira entre o teatro, a dança, o circo etc.
(1) O ator, ou atriz, de cara branca estabelece uma comunicação com o público baseada em gestos amplos das mãos, nas expressões do rosto e nas atitudes.
( 2) A força expressiva do corpo, centrada no tronco, sugeria uma ideia através de um gestual metafórico, diferente da pantomima que cria a ilusão de objetos imaginários.
( 3) Por não estabelecer convenções, esse mimo tem um papel de grande valor no treinamento e formação do ator, além de sugerir caminhos para a criação de espetáculos.
 Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	4 – 2 – 3 – 1
	
	B
	4 – 1 – 2 – 3
	
	C
	3 – 2 – 4 – 1
	
	D
	3 – 4 – 2 – 1  
	
	E
	3 – 2 – 1– 4 
Questão 5/5 - Teoria da cena
Atente para a citação:
“O filme está lá, pouco se altera. [...] Com o teatro, evento que requer a participação do público, acontece o contrário: sem levarmos em conta as questões de conforto, uma sala cheia ou a presença de um bom número de espectadores incendeia o espetáculo, tornando-o mais prazeroso”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DESGRANGERS, F. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2003. p. 22.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Teorias da Cena: teatro e visualidades sobre as relações do teatro com o cinema, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O cinema surgiu antes do teatro, assumindo um papel de grande importância na construção da linguagem teatral.
	
	B
	A resposta do público é tão importante no cinema quanto no teatro, pois pode influenciar diretamente no trabalho de atuação do elenco.
	
	C
	A principal diferença entre cinema e teatro é o tamanho das salas onde ocorrem as exibições de filmes e apresentação de espetáculos.
	
	D
	No cinema, a obra já foi realizada e é retomada pelo espectador a qualquer momento; no
teatro, a obra acontece no momento presente.
	
	E
	Teatro e cinema são manifestações artísticas que têm muito em comum, principalmente no que diz respeito a época de seu surgimento, na Idade Média.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais