Buscar

FICHA-RESUMO_O_Estado_Constitucional

Prévia do material em texto

FICHA-RESUMO: O Estado Constitucional
	Autor: Dalmo de Abreu
	Disciplina: Fundamentos do Estado
	Anotações
	- O Estado constitucional surgiu em paralelo ao Estado democrático. Se origina com o desmoronamento do estado medieval evoluindo ate o séc XVIII com as primeiras constituições. É resultado de três grandes objetivos:
1. A supremacia dos indivíduos.
2. Limitação do poder dos governantes 
3. Racionalização Do poder. (este atuando como condição para as anteriores).
	- “Daí a preferência pelas constituições escritas, que definiam melhor as novas condições políticas, ao mesmo tempo em que tornavam muito mais difícil qualquer retrocesso. […] O constitucionalismo, apenas de impulsionado sempre pelos mesmos objetivos básicos, teve características diversificadas, segundo as circunstâncias e cada Estado.”.
	- “Ema alguns, o constitucionalismo teve caráter verdadeiramente revolucionário, consagrado de mudanças estruturais implicando limitações ao governo e ao Estado. Nos demais teve um sentido quase simbólico, gerando as monarquias constitucionais, cujo absolutismo perdeu o caráter pessoal para adquirir um fundamento legal.”.
	- Requisitos para uma constituição ser autêntica:
A. divisão das tarefas estatais, para evitar a concentração de poder.
B. uma relação de dependência entre os que detêm o poder e de igualdade, de forma que um não se sobressaia em detrimento do outro.
C. Permitir ser adaptada e proteger os direitos individuais e as liberdades fundamentais, impedindo a interferência por parte daqueles que detêm o poder.
	- “Quando se trata da constituição em sentido formal, tem-se a lei fundamental de um povo, ou o conjunto de regras jurídicas dotadas de máxima eficácia, concernentes à organização e ao funcionamento do Estado.”.
	- Constituição e Ditadura: “Todavia, como a constituição nasceu da limitação do poder e afirmação das liberdades individuais, as ditaduras procuram criar uma aparência de legitimidade, disfarçando o seu verdadeiro caráter, apoiando-se numa constituição. Mas por sua própria natureza só podem atender aos requisitos formais, faltando ao documento a que dão o nome de constituição os requisitos materiais que comprovariam sua autenticidade.”.
	- Para KELSEN a constituição tem 3 momentos:
1. Ideia de justiça 
2. essas ideias formam uma primeira constituição
3. essas normas são expressadas como regras jurídicas, diferenciando aquilo que foi legitimado (sentido formal) daquilo que só existe na consciência do povo (sentido material).
	- “Da própria noção de constituição, resultante da conjugação dos sentidos material e formal, resulta que o titular do poder constituinte é sempre o povo. […] A constituição autêntica será sempre uma conjugação de valores individuais e valores sociais, que o próprio povo selecionou através da experiência.”.
	- A constituição perdeu seu prestígio devido a necessidade de participação do estado na vida social, Os próprios indivíduos exigem uma participação mais ampla do Estado, e, o fato de que o autoritarismo do estado não vem encontrando resistência. No entanto, a necessidade de limitar o poder e proteger os valores fundamentais dos indivíduos permanece, para isso é indispensável o Estado democrático
	- A constituição está acima do Estado, governantes e governados. Ela rege todo o sistema jurídico, todos os atoa que produzam efeito jurídico devem estar em conformidade com ela.
	Bibliografia
	DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos da Teoria Geral do Estado. 29º Ed, 2010.

Continue navegando