1. O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trab pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local
O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER; VICENZI, 2016). Em quantas fases foi desenvolvido esse modelo? a)Três fases. b)Quatro fases. c)Duas fases. d)Uma fase.
O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (turnover) de pessoas chegava a 300% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, p.74). Sobre as conclusões do modelo de Hawthorne, analise as seguintes afirmativas: I- A capacidade social faz parte do melhoramento no nível de produção, buscando a informalidade na relação entre o trabalhador e a coordenação. II- O comportamento social dos operários ainda é individual, sendo que eles percebem que ficar fora do grupo é uma situação que pode ser vantajosa em alguns casos. III- A integração social facilita o desenvolvimento pessoal do operário fazendo com que ele se sinta parte de um todo, melhorando consideravelmente sua satisfação e interação no ambiente de trabalho. IV- Os funcionários têm o comportamento dependendo das recompensas e sanções sociais, segundo normas e padrões da sociedade. a)As afirmativas I e IV estão corretas. b)As afirmativas II e IV estão corretas. c)As afirmativas I, III e IV estão corretas. d)As afirmativas I, II e III estão corretas.
Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior impacto no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização. II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas. III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização. IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. a)As afirmativas I e IV estão corretas. b)As afirmativas I, II e III estão corretas. c)Somente a afirmativa I está correta. d)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e normas sociais. Sobre estas características, associe os itens, utilizando a seguir: I- Relação de ideias e oposição. II- Status. III- Colaboração espontânea. IV- Possibilidade da oposição à organização informal. ( ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção apenas da posição social em que está inserido. ( ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa. ( ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição. ( ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização.
O Fluxo dos Princípios da Comunicação exposto por Chiavenato (2011, p. 128) mostra três estágios: habilidade de trabalhar, a vontade de trabalhar e o trabalho em equipe. Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização. II- O espírito de equipe favorece o trabalho do líder e o desempenho das tarefas que são propostas no ambiente de trabalho. a)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I. c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é resultado da II.
Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que a Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir: I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem. IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões. V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder. a)Somente a afirmativa II está correta. b)As afirmativas I, II e IV estão corretas. c)As afirmativas I, II e III estão corretas. d)As afirmativas I, III e V estão corretas.
Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. Sobre os vários ângulos de divisão da liderança defendidos pelos humanistas, analise as afirmativas a seguir: I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo. II- A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo minimizar os efeitos de se sentir inseguro e, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do subordinado. III- A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase a imposição hierárquica vertical autocrática do líder para os subordinados, fazendo-os ver que esta é uma estratégia para se alcançar a satisfação pessoal. IV- A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis na situação refere-se que o líder deve manter a estrutura organizacional mesmo que o grupo de pessoas não se adapte no conjunto das situações. a)As afirmativas I, II e III estão corretas. b)As afirmativas I e IV estão corretas. c)Somente a afirmativa I está correta. d)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Quando falamos em burocracia, logo lembramos normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como: profissionalismo, impessoalidade e formalidade. a)A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização. b)As normas devem ser obedecidas através das leis e não por pessoas. O exemplo é um chefe, em que o subordinado obedece às leis da organização e não às características pessoais do superior. c)A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerão de cargo/função que ocupa. d)O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Com relação às situações do comportamento humano observadas pela teoria X, analise as afirmativas a seguir: I- As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos e tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais. II- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas. III- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver objetivos que lhe foram confiados. IV- Falta de ambição: muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização. a)Somente a afirmativa I está correta. b)As afirmativas I, II e III estão corretas. c)As afirmativas I, II e IV estão corretas. d)As afirmativas I e III estão corretas.
A motivação depende muito do comportamento das pessoas. Considerando o contexto de Ciclo Motivacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- As barreiras e as frustrações podem desequilibrar o indivíduo, fazendo-o apresentar um comportamento agressivo no ambiente de trabalho e até mesmo em sua própria residência. Uma maneira de resolver esses dilemas é a transferência de compensação. Desta forma, o indivíduo volta a ter o equilíbrio desejado. II- Não basta apenas a organização evitar as frustrações no ambiente de trabalho, pois o ciclo motivacional também depende muito do comportamento dos indivíduos. A etapa barreira é o impedimento para o estágio de satisfação e, consequentemente, equilíbrio dentro do ciclo. a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I. b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é independente da II. c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
O modelo de Hawthorne é marcante dentro da Teoria das Relações Humanas. Esse modelo buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa, buscou-se verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica (RICHTER; VICENZI, 2016). Em quantas fases foi desenvolvido esse modelo? a)Três fases. b)Quatro fases. c)Duas fases. d)Uma fase.
O modelo em quem Hawthorne trabalhou buscou humanizar o trabalho das pessoas e, em 1924, através de uma pesquisa supervisionada por Mayo, buscou verificar a produtividade no local de trabalho, dentro dos princípios da Teoria Clássica. A pesquisa se deu em uma indústria de componentes elétricos, em que a rotatividade (turnover) de pessoas chegava a 300% ao ano, e mesmo tentando incentivos através de aumentos salariais, não trazia satisfação para o funcionário (RICHTER, p.74). Sobre as conclusões do modelo de Hawthorne, analise as seguintes afirmativas: I- A capacidade social faz parte do melhoramento no nível de produção, buscando a informalidade na relação entre o trabalhador e a coordenação. II- O comportamento social dos operários ainda é individual, sendo que eles percebem que ficar fora do grupo é uma situação que pode ser vantajosa em alguns casos. III- A integração social facilita o desenvolvimento pessoal do operário fazendo com que ele se sinta parte de um todo, melhorando consideravelmente sua satisfação e interação no ambiente de trabalho. IV- Os funcionários têm o comportamento dependendo das recompensas e sanções sociais, segundo normas e padrões da sociedade. a)As afirmativas I e IV estão corretas. b)As afirmativas II e IV estão corretas. c)As afirmativas I, III e IV estão corretas. d)As afirmativas I, II e III estão corretas.
Na Teoria das Relações Humanas, a comunicação apresentou uma grande evolução no sentido de comunicar de forma correta os indivíduos para que pudessem realizar seus trabalhos corretamente, tendo um papel muito importante para a satisfação dos funcionários e, consequentemente, melhorando a produtividade na organização. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir: I- A Teoria das Relações Humanas vê a comunicação como um fenômeno social, e que os procedimentos têm maior impacto no comportamento dos grupos e não no indivíduo dentro da organização. II- A comunicação é importante no relacionamento entre as pessoas e na explicação aos participantes das razões das orientações tomadas. III- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização. IV- A comunicação está relacionada à capacidade e ao discernimento para trabalhar com pessoas, comunicar, compreender suas atitudes e motivações e aplicar liderança eficaz. a)As afirmativas I e IV estão corretas. b)As afirmativas I, II e III estão corretas. c)Somente a afirmativa I está correta. d)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Para entender cada tipo de organização, pode-se dizer que a formal é conduzida pelas práticas já estabelecidas pela empresa, com um caráter lógico. A informal, por outro lado, é conduzida por costumes, tradições e normas sociais. Sobre estas características, associe os itens, utilizando a seguir: I- Relação de ideias e oposição. II- Status. III- Colaboração espontânea. IV- Possibilidade da oposição à organização informal. ( ) Mesmo que a interação seja em grupo, cada indivíduo busca seu lugar dentro da organização na forma de promoção apenas da posição social em que está inserido. ( ) Esse modelo de organização informal é praticado por pessoas que, independentemente do que fazem, têm a espontaneidade em auxiliar no que é preciso dentro da empresa. ( ) Os indivíduos criam grupos sociais, independentemente da hierarquia nos diferentes departamentos ou setores, uma relação pessoal de simpatia e ideias, ou de oposição. ( ) Muitas vezes, o modelo informal pode estar em contradição com as ideias formais da organização, mas a boa relação dos indivíduos pode gerar novas ideias e proporcionar satisfação, tanto para os grupos como para a organização.
O Fluxo dos Princípios da Comunicação exposto por Chiavenato (2011, p. 128) mostra três estágios: habilidade de trabalhar, a vontade de trabalhar e o trabalho em equipe. Considerando o contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- A comunicação tem a intenção de proporcionar as informações necessárias para que os funcionários façam suas tarefas de modo correto, e a cooperação da equipe promove a motivação no cargo em que está inserido na organização. II- O espírito de equipe favorece o trabalho do líder e o desempenho das tarefas que são propostas no ambiente de trabalho. a)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I. c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é resultado da II.
Na Teoria das Relações Humanas, um novo modelo de administração das pessoas passou a ter maior ênfase do que a Teoria Clássica, ou da autocracia, que era a única forma de gerenciar os indivíduos a realizarem suas tarefas. Sobre estes estilos de liderança, analise as afirmativas a seguir: I- No estilo autocrático, o líder determina as providências para a execução das tarefas, cada uma por vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo. II- No estilo democrático, o grupo esboça as providências para atingir o alvo e pede aconselhamento do líder, que sugere alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham novas perspectivas com os debates. III- No estilo democrático, a participação do líder é limitada, apresentando apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem. IV- No estilo liberal, as tarefas são escolhidas pelos grupos, e o líder tem uma mínima participação nas decisões. V- No estilo democrático, a divisão das tarefas e escolha dos colegas fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder. a)Somente a afirmativa II está correta. b)As afirmativas I, II e IV estão corretas. c)As afirmativas I, II e III estão corretas. d)As afirmativas I, III e V estão corretas.
Segundo Chiavenato (2011), a liderança tem uma função muito importante no desenvolvimento das pessoas. Sobre os vários ângulos de divisão da liderança defendidos pelos humanistas, analise as afirmativas a seguir: I- A liderança como um fenômeno de influência interpessoal é uma forma de liderar pessoas através de uma comunicação social, buscando os mesmos objetivos do grupo. II- A liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo tem como objetivo minimizar os efeitos de se sentir inseguro e, consequentemente, melhorar o comportamento e a satisfação do subordinado. III- A liderança como uma relação funcional entre líder e subordinado tem como ênfase a imposição hierárquica vertical autocrática do líder para os subordinados, fazendo-os ver que esta é uma estratégia para se alcançar a satisfação pessoal. IV- A liderança como um processo em função do líder, dos seguidores e de variáveis na situação refere-se que o líder deve manter a estrutura organizacional mesmo que o grupo de pessoas não se adapte no conjunto das situações. a)As afirmativas I, II e III estão corretas. b)As afirmativas I e IV estão corretas. c)Somente a afirmativa I está correta. d)As afirmativas II, III e IV estão corretas.
Quando falamos em burocracia, logo lembramos normas, rotinas e regulamentos que dificultam a eficiência e rapidez dos processos. Já ao analisarmos a visão de Max Weber e sua teoria da burocracia, destacam-se características como: profissionalismo, impessoalidade e formalidade. a)A distribuição das funções é realizada considerando a capacidade de comando que o funcionário impõe sobre os demais na organização. b)As normas devem ser obedecidas através das leis e não por pessoas. O exemplo é um chefe, em que o subordinado obedece às leis da organização e não às características pessoais do superior. c)A responsabilidade e a autoridade de cada funcionário dentro da organização não dependerão de cargo/função que ocupa. d)O poder exercido por cada funcionário é delegado de acordo com sua experiência ao longo dos anos, não considerando o cargo que ocupa.
A administração de uma empresa é guiada pelos estilos que o comportamento humano apresenta na organização. Com relação às situações do comportamento humano observadas pela teoria X, analise as afirmativas a seguir: I- As pessoas são consideradas como preguiçosas e indolentes por natureza, têm como convicção evitar os trabalhos e tentam trabalhar o mínimo possível, sempre pensando nas recompensas salariais e/ou materiais. II- Para não assumir riscos e garantir sua segurança, tem-se uma grande dificuldade e resistência na aceitação das mudanças quando sugeridas. III- As pessoas têm grande potencial de autocontrole e autodisciplina, buscando assumir responsabilidades e desenvolver objetivos que lhe foram confiados. IV- Falta de ambição: muitas dificuldades de assumir responsabilidades, têm tendências de serem dirigidas, sentindo-se seguras nessa dependência. O egocêntrico pensa mais no seu bem do que no bem de toda organização. a)Somente a afirmativa I está correta. b)As afirmativas I, II e III estão corretas. c)As afirmativas I, II e IV estão corretas. d)As afirmativas I e III estão corretas.
A motivação depende muito do comportamento das pessoas. Considerando o contexto de Ciclo Motivacional, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I- As barreiras e as frustrações podem desequilibrar o indivíduo, fazendo-o apresentar um comportamento agressivo no ambiente de trabalho e até mesmo em sua própria residência. Uma maneira de resolver esses dilemas é a transferência de compensação. Desta forma, o indivíduo volta a ter o equilíbrio desejado. II- Não basta apenas a organização evitar as frustrações no ambiente de trabalho, pois o ciclo motivacional também depende muito do comportamento dos indivíduos. A etapa barreira é o impedimento para o estágio de satisfação e, consequentemente, equilíbrio dentro do ciclo. a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é resultado da I. b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a I é independente da II. c)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. d)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.