Logo Passei Direto
Buscar

Revisar envio do teste_ Avaliação On-Line 4 (AOL 4) - Didática do Ensino Superior II

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sabemos que não há uma estrutura única para a construção de um plano de ensino, e assim, cada instituição tem autonomia para criar o modelo do mesmo. Contudo, há alguns elementos essenciais que precisam conter em tal documento, e a respeito destes e suas definições analise as assertivas abaixo.
Acerca dessas asserções estão CORRETAS:
I- No tópico Dados da Disciplina deve constar os principais elementos da disciplina, como código, nome, número de créditos, carga horária, curso, professor responsável, turma, turno, modalidade e ano/semestre.
II- A Ementa diz respeito aos conteúdos que são estabelecidos como fundamentais para a disciplina de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC), e assim sendo, a mesma não pode ser modificada pelo docente.
III- Os Objetivos dizem respeito aos propósitos da ação pedagógica, ou seja, as competências, habilidades, atitudes e comportamentos que se esperam que os alunos desenvolvam no decorrer do curso dentro de uma determinada área de conhecimento, e os mesmos se materializam na formação de objetivo geral e específicos.
IV- O Conteúdo Programático diz respeito aos conteúdos selecionados como fundamentais de serem construídos na disciplina em questão, ou seja, os conceitos e assuntos que serão objeto de trabalho.
V- Metodologia, Recursos Didáticos, Avaliação da Aprendizagem, Referencial Bibliográfico e Planejamento de Atividades não presenciais são outros elementos importantes de um plano de ensino.
I, II, III, IV e V.
I, II e III.
II, III e IV.
I e II.
II, III, IV e V.

O Planejamento no âmbito educativo possui diversas vertentes e é de fundamental importância para que as práticas de ensino possam contribuir para uma formação de qualidade. Acerca do conceito e vertentes do Planejamento Educacional assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca do conceito e vertentes do Planejamento Educacional assinale a alternativa INCORRETA.
O Plano de Ensino não é obrigatório e se embasa apenas no Projeto Político pedagógico de curso.
O Planejamento Educacional é um planejamento do sistema de educação que vai se refletir nas políticas educacionais, diretrizes, planos curriculares, projetos e programas no âmbito nacional.
O Plano de Ensino também é denominado de Plano de organização de curso e tem por objetivo pensar como se concretizará a ação educativa.
O Planejamento curricular se refere à definição do currículo a ser ministrado em um ano letivo e direciona o processo educativo nas instituições, as quais têm autonomia para escolha do seu currículo, tendo como norte a LDB, DCNS e PCNS.
O Planejamento Educacional é o planejar elaborado em âmbito nacional, estadual e municipal, sendo o mais amplo olhar de planejamento.

Acerca das Comunidades Virtuais de Aprendizagem analise e marque a alternativa INCORRETA:
Acerca das Comunidades Virtuais de Aprendizagem analise e marque a alternativa INCORRETA:
Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem não se constitui necessariamente a partir de interesses comuns dos indivíduos.
Um dos pontos centrais é o sentimento de pertencimento, ou seja, que os indivíduos que delas participam se sintam responsáveis por ela, sejam colaboradores, compartilhem conhecimento.
Consolidam-se como espaço de discussão, trocas, questionamentos, como um novo espaço de aprendizagem e construção coletiva dos sujeitos que tem interesses comuns.
A interatividade, o aprender colaborativo e o exercer de uma prática reflexiva são elementos fundamentais de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem.
O termo Comunidades virtuais foi criado por Howard Rheingold em 1993 e conceituado como uma agregação cultural, ou seja, a interação de um grupo de pessoas a partir do cenário do Ciberespaço.

Acerca da relação professor e aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca da relação professor e aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem assinale a alternativa INCORRETA:
A relação professor-aluno que ocorre de maneira vertical e autoritária, não necessariamente faz com que os alunos se desinteressem e não tenham confiança em expor suas dúvidas, e assim, não interfere no processo de aprendizagem.
A aprendizagem, que é o cerne do encontro professor e aluno, fica comprometida a partir do momento que ambos os sujeitos não conseguem manter um diálogo e também por causa de algumas representações negativas mútuas, como exemplo o professor vê o aluno como alguém desinteressado pelos estudos, e os alunos, por sua vez, se sentem desrespeitados pelo docente e acham monótonas suas aulas.
A ênfase no ensino ou na aprendizagem tem consequências diretas na relação professor-aluno e terão resultados completamente diferentes, onde a ênfase no ensino tende a efetivar uma relação mais autoritária, e com o foco na aprendizagem e por tal no aluno, tende a se estabelecer uma relação mais horizontal e dialógica.
A formação inicial de professores no Brasil adota ainda um olhar do ensino de modo cognitivista, ou seja, centra no transmitir de informações, que colabora para o estabelecimento de uma relação hierarquizada e formal entre professor-aluno.
Vários estudos sinalizam a necessidade de mudança na qualidade da relação professor-aluno de forma que a mesma seja dialógica e afetiva, no sentido do desenvolvimento do educando no aspecto integral.

Aprender no cenário da Cibercultura é visto por outro prisma, ou seja, é um processo diferente da forma clássica como se concebe a educação, e o Conectivismo traz à tona esta discussão e a concepção do que é aprender no cenário online. No que se refere ao Conectivismo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere ao Conectivismo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
O Conectivismo é uma teoria totalmente aceita pelos estudiosos e defende que o aprender se deve se concretizar um com outro em rede, e para tal requer o envolver de todos os sujeitos do processo educativo, requer interatividade, pois esta é a base do aprender on-line.
Alguns dos princípios do Conectivismo são: a aprendizagem e o conhecimento dependem da diversidade de opiniões um processo; de conectar nós ou fontes de informação especializadas; aprender pode residir em dispositivos não humanos; A capacidade de saber mais é ainda mais importante do que o que se sabe num dado momento.
O mais importante são as conexões que estabelecemos em rede, pois estas potencializam nossa aprendizagem, assim a habilidade de reconhecer e se ajustar a mudança nos padrões é uma tarefa central da aprendizagem.
O Conectivismo é uma teoria de aprendizagem digital que é concebida a partir da integração de princípios explorados pelas teorias do caos, das redes, da complexidade e da auto-organização.
Considera a mutabilidade de informações e altera o olhar sobre o aprender, que não mais se restringe a um processo individual e interno do indivíduo, mas pode até mesmo está fora dele.

O Ambiente virtual de aprendizagem emerge no cenário da Cibercultura abrindo novas possibilidades ao processo educativo. Acerca do conceito do mesmo assinale a alternativa CORRETA:
Acerca do conceito do mesmo assinale a alternativa CORRETA:
São sistemas computacionais disponíveis na internet destinados ao suporte e atividades mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação.
O ambiente virtual de aprendizagem, também chamado de sala de aula online, é um espaço de interação entre professor e aluno apenas a partir de interfaces síncronas de comunicação.
O Moodle é o ambiente virtual de aprendizagem mais utilizado pelas universidades em todo o mundo, contudo, ele não é de código aberto e não está disponível de maneira gratuita para o uso das IES.
Existem várias tipologias de AVAS, mas o mais comum utilizado pelas instituições de ensino a distância de todo o mundo é o Aulanet.
É um espaço de comunicação para alunos e professores que possibilita apenas interfaces de comunicação assíncrona, como os fóruns de discussão, portfólio, dentre outras.

A respeito do conceito de MOOCS escolha a alternativa INCORRETA:
A respeito do conceito de MOOCS escolha a alternativa INCORRETA:
Os Moocs não são abertos para qualquer tipo de público, sendo obrigatório está matriculado em alguma instituição clássica de ensino para participar dos mesmos.
A primeira iniciativa de Moocs no Brasil foi realizada pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP) em 2012, denominada Unesp Aberta.
É definido como um curso on-line aberto, ofertado totalmente a distância por AVAS, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais, são gratuitos e não dispõem de certificados.
Concretiza-se como um movimento atual no cenário da Educação a Distância, sendo normalmente cursos gratuitos ofertados para um grande quantitativo de pessoas, as quais não precisam de pré-requisitos para participar do mesmo.
Originam-se da ideia do Conectivismo e movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) sendo um progresso da Educação Aberta.

A respeito deste documento analise as assertivas abaixo:
A respeito deste documento analise as assertivas abaixo:
I- O Plano de Curso é determinado por várias nomenclaturas, dentre elas plano de ensino e plano de organização de curso.
II- Envolve a atuação do professor, situações, ações e interações entre professores e alunos a partir do planejamento curricular, ou seja, colocam-se como instrumento de trabalho que tem discriminado conteúdos, metodologias, critérios avaliativos, bibliografia, formas de procedimentos e técnicas utilizadas na prática pedagógica em qualquer nível de ensino.
III- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 coloca que o plano de ensino deve ser elaborado pelo docente e enviado para ser aprovado pelo colegiado de coordenação didática do curso.
IV- O acesso do aluno ao plano de ensino não é algo obrigatório.
V- Tem uma estrutura unívoca e um modelo a ser seguido por todas as Instituições de Ensino Superior.
I, II e III.
I e II.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, IV e V.

Existem três tipos importantes de interação no âmbito educativo, a interação IES-Governo-Empresa, a interação IES-Professor-Aluno e a interação Professor-aluno. Acerca destas tipologias de interação, assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca destas tipologias de interação, assinale a alternativa INCORRETA:
A interação Professor-Aluno é a que menos preocupa dentre os demais tipos de interação, pois ela não afeta diretamente o processo de ensino aprendizagem.
A aliança entre IES, Governo e Empresa só tende a trazer benefícios na atuação das instituições de ensino superior particulares.
A IES-Professor-Aluno se dá de maneira bastante harmônica e não influencia na forma de tomada de medidas, a menos que alguma situação seja reclamada por um quantitativo significativo de alunos.
As IES, através da produção do conhecimento, as empresas, a partir da possibilidade de aplicação prática de tais conhecimentos, e o governo, com políticas que favoreçam financiamentos educativos, aberturas de novas IES e diminuição das dificuldades de atuação das IES, formam a tríade necessária para o desenvolvimento econômico e social.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sabemos que não há uma estrutura única para a construção de um plano de ensino, e assim, cada instituição tem autonomia para criar o modelo do mesmo. Contudo, há alguns elementos essenciais que precisam conter em tal documento, e a respeito destes e suas definições analise as assertivas abaixo.
Acerca dessas asserções estão CORRETAS:
I- No tópico Dados da Disciplina deve constar os principais elementos da disciplina, como código, nome, número de créditos, carga horária, curso, professor responsável, turma, turno, modalidade e ano/semestre.
II- A Ementa diz respeito aos conteúdos que são estabelecidos como fundamentais para a disciplina de acordo com o Projeto Político-Pedagógico do Curso (PPC), e assim sendo, a mesma não pode ser modificada pelo docente.
III- Os Objetivos dizem respeito aos propósitos da ação pedagógica, ou seja, as competências, habilidades, atitudes e comportamentos que se esperam que os alunos desenvolvam no decorrer do curso dentro de uma determinada área de conhecimento, e os mesmos se materializam na formação de objetivo geral e específicos.
IV- O Conteúdo Programático diz respeito aos conteúdos selecionados como fundamentais de serem construídos na disciplina em questão, ou seja, os conceitos e assuntos que serão objeto de trabalho.
V- Metodologia, Recursos Didáticos, Avaliação da Aprendizagem, Referencial Bibliográfico e Planejamento de Atividades não presenciais são outros elementos importantes de um plano de ensino.
I, II, III, IV e V.
I, II e III.
II, III e IV.
I e II.
II, III, IV e V.

O Planejamento no âmbito educativo possui diversas vertentes e é de fundamental importância para que as práticas de ensino possam contribuir para uma formação de qualidade. Acerca do conceito e vertentes do Planejamento Educacional assinale a alternativa INCORRETA.
Acerca do conceito e vertentes do Planejamento Educacional assinale a alternativa INCORRETA.
O Plano de Ensino não é obrigatório e se embasa apenas no Projeto Político pedagógico de curso.
O Planejamento Educacional é um planejamento do sistema de educação que vai se refletir nas políticas educacionais, diretrizes, planos curriculares, projetos e programas no âmbito nacional.
O Plano de Ensino também é denominado de Plano de organização de curso e tem por objetivo pensar como se concretizará a ação educativa.
O Planejamento curricular se refere à definição do currículo a ser ministrado em um ano letivo e direciona o processo educativo nas instituições, as quais têm autonomia para escolha do seu currículo, tendo como norte a LDB, DCNS e PCNS.
O Planejamento Educacional é o planejar elaborado em âmbito nacional, estadual e municipal, sendo o mais amplo olhar de planejamento.

Acerca das Comunidades Virtuais de Aprendizagem analise e marque a alternativa INCORRETA:
Acerca das Comunidades Virtuais de Aprendizagem analise e marque a alternativa INCORRETA:
Uma Comunidade Virtual de Aprendizagem não se constitui necessariamente a partir de interesses comuns dos indivíduos.
Um dos pontos centrais é o sentimento de pertencimento, ou seja, que os indivíduos que delas participam se sintam responsáveis por ela, sejam colaboradores, compartilhem conhecimento.
Consolidam-se como espaço de discussão, trocas, questionamentos, como um novo espaço de aprendizagem e construção coletiva dos sujeitos que tem interesses comuns.
A interatividade, o aprender colaborativo e o exercer de uma prática reflexiva são elementos fundamentais de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem.
O termo Comunidades virtuais foi criado por Howard Rheingold em 1993 e conceituado como uma agregação cultural, ou seja, a interação de um grupo de pessoas a partir do cenário do Ciberespaço.

Acerca da relação professor e aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca da relação professor e aluno e seu impacto no processo de ensino e aprendizagem assinale a alternativa INCORRETA:
A relação professor-aluno que ocorre de maneira vertical e autoritária, não necessariamente faz com que os alunos se desinteressem e não tenham confiança em expor suas dúvidas, e assim, não interfere no processo de aprendizagem.
A aprendizagem, que é o cerne do encontro professor e aluno, fica comprometida a partir do momento que ambos os sujeitos não conseguem manter um diálogo e também por causa de algumas representações negativas mútuas, como exemplo o professor vê o aluno como alguém desinteressado pelos estudos, e os alunos, por sua vez, se sentem desrespeitados pelo docente e acham monótonas suas aulas.
A ênfase no ensino ou na aprendizagem tem consequências diretas na relação professor-aluno e terão resultados completamente diferentes, onde a ênfase no ensino tende a efetivar uma relação mais autoritária, e com o foco na aprendizagem e por tal no aluno, tende a se estabelecer uma relação mais horizontal e dialógica.
A formação inicial de professores no Brasil adota ainda um olhar do ensino de modo cognitivista, ou seja, centra no transmitir de informações, que colabora para o estabelecimento de uma relação hierarquizada e formal entre professor-aluno.
Vários estudos sinalizam a necessidade de mudança na qualidade da relação professor-aluno de forma que a mesma seja dialógica e afetiva, no sentido do desenvolvimento do educando no aspecto integral.

Aprender no cenário da Cibercultura é visto por outro prisma, ou seja, é um processo diferente da forma clássica como se concebe a educação, e o Conectivismo traz à tona esta discussão e a concepção do que é aprender no cenário online. No que se refere ao Conectivismo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
No que se refere ao Conectivismo, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
O Conectivismo é uma teoria totalmente aceita pelos estudiosos e defende que o aprender se deve se concretizar um com outro em rede, e para tal requer o envolver de todos os sujeitos do processo educativo, requer interatividade, pois esta é a base do aprender on-line.
Alguns dos princípios do Conectivismo são: a aprendizagem e o conhecimento dependem da diversidade de opiniões um processo; de conectar nós ou fontes de informação especializadas; aprender pode residir em dispositivos não humanos; A capacidade de saber mais é ainda mais importante do que o que se sabe num dado momento.
O mais importante são as conexões que estabelecemos em rede, pois estas potencializam nossa aprendizagem, assim a habilidade de reconhecer e se ajustar a mudança nos padrões é uma tarefa central da aprendizagem.
O Conectivismo é uma teoria de aprendizagem digital que é concebida a partir da integração de princípios explorados pelas teorias do caos, das redes, da complexidade e da auto-organização.
Considera a mutabilidade de informações e altera o olhar sobre o aprender, que não mais se restringe a um processo individual e interno do indivíduo, mas pode até mesmo está fora dele.

O Ambiente virtual de aprendizagem emerge no cenário da Cibercultura abrindo novas possibilidades ao processo educativo. Acerca do conceito do mesmo assinale a alternativa CORRETA:
Acerca do conceito do mesmo assinale a alternativa CORRETA:
São sistemas computacionais disponíveis na internet destinados ao suporte e atividades mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação.
O ambiente virtual de aprendizagem, também chamado de sala de aula online, é um espaço de interação entre professor e aluno apenas a partir de interfaces síncronas de comunicação.
O Moodle é o ambiente virtual de aprendizagem mais utilizado pelas universidades em todo o mundo, contudo, ele não é de código aberto e não está disponível de maneira gratuita para o uso das IES.
Existem várias tipologias de AVAS, mas o mais comum utilizado pelas instituições de ensino a distância de todo o mundo é o Aulanet.
É um espaço de comunicação para alunos e professores que possibilita apenas interfaces de comunicação assíncrona, como os fóruns de discussão, portfólio, dentre outras.

A respeito do conceito de MOOCS escolha a alternativa INCORRETA:
A respeito do conceito de MOOCS escolha a alternativa INCORRETA:
Os Moocs não são abertos para qualquer tipo de público, sendo obrigatório está matriculado em alguma instituição clássica de ensino para participar dos mesmos.
A primeira iniciativa de Moocs no Brasil foi realizada pela Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' (UNESP) em 2012, denominada Unesp Aberta.
É definido como um curso on-line aberto, ofertado totalmente a distância por AVAS, ferramentas da Web 2.0 ou redes sociais, são gratuitos e não dispõem de certificados.
Concretiza-se como um movimento atual no cenário da Educação a Distância, sendo normalmente cursos gratuitos ofertados para um grande quantitativo de pessoas, as quais não precisam de pré-requisitos para participar do mesmo.
Originam-se da ideia do Conectivismo e movimento dos Recursos Educacionais Abertos (REA) sendo um progresso da Educação Aberta.

A respeito deste documento analise as assertivas abaixo:
A respeito deste documento analise as assertivas abaixo:
I- O Plano de Curso é determinado por várias nomenclaturas, dentre elas plano de ensino e plano de organização de curso.
II- Envolve a atuação do professor, situações, ações e interações entre professores e alunos a partir do planejamento curricular, ou seja, colocam-se como instrumento de trabalho que tem discriminado conteúdos, metodologias, critérios avaliativos, bibliografia, formas de procedimentos e técnicas utilizadas na prática pedagógica em qualquer nível de ensino.
III- A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 coloca que o plano de ensino deve ser elaborado pelo docente e enviado para ser aprovado pelo colegiado de coordenação didática do curso.
IV- O acesso do aluno ao plano de ensino não é algo obrigatório.
V- Tem uma estrutura unívoca e um modelo a ser seguido por todas as Instituições de Ensino Superior.
I, II e III.
I e II.
II, III e IV.
III, IV e V.
II, IV e V.

Existem três tipos importantes de interação no âmbito educativo, a interação IES-Governo-Empresa, a interação IES-Professor-Aluno e a interação Professor-aluno. Acerca destas tipologias de interação, assinale a alternativa INCORRETA:
Acerca destas tipologias de interação, assinale a alternativa INCORRETA:
A interação Professor-Aluno é a que menos preocupa dentre os demais tipos de interação, pois ela não afeta diretamente o processo de ensino aprendizagem.
A aliança entre IES, Governo e Empresa só tende a trazer benefícios na atuação das instituições de ensino superior particulares.
A IES-Professor-Aluno se dá de maneira bastante harmônica e não influencia na forma de tomada de medidas, a menos que alguma situação seja reclamada por um quantitativo significativo de alunos.
As IES, através da produção do conhecimento, as empresas, a partir da possibilidade de aplicação prática de tais conhecimentos, e o governo, com políticas que favoreçam financiamentos educativos, aberturas de novas IES e diminuição das dificuldades de atuação das IES, formam a tríade necessária para o desenvolvimento econômico e social.

Mais conteúdos dessa disciplina