Buscar

Atividade ergonomica 04 UC 03

Prévia do material em texto

RÍSCO ERGONÔMICO DE ACIDENTES
Pé direito calçados
Piraquara/Paraná 
19/03/19
Com base na planta do setor de expedição da fabrica de calçados Pé direito proponho algumas mudança para melhor adaptação dos funcionários: 
· Mudança de lado na esteira transportadora deixando um funcionário de frente para outro, assim desta maneira os pallets ficariam na ponta da esteira facilitando a retirada dos mesmos com a empilhadeira quando estiverem cheios, (desta maneira os funcionários não teriam mais que transportar as caixas).
· Com base na NR 17.3.3 (A) Proponho uma esteira com altura ajustável à estatura do trabalhador e à natureza da função exercida.
· Entre partes móveis de máquinas e/ou equipamentos deve haver uma faixa livre variável de 0,70m (setenta centímetros) a 1,30m (um metro e trinta centímetros), a critério da autoridade competente em segurança e medicina do trabalho.
· Retiraria do pallet da área de circulação, desta maneira a empilhadeira pegaria o mesmo diretamente da esteira transportadora levando para a área de armazenamento.
· Com base na NR 17.6.3 (B) devem ser incluídas pausas para descanso;
· Com base na NR 17.3.5. Para as atividades em que os trabalhos devam ser realizados de pé, devem ser colocados assentos para descanso em locais em que possam ser utilizados por todos durante as pausas.
· Colocaria a área de circulação na continuação das laterais com acesso a esteira pela parte inferior da mesma, (grades de proteção para circulação das pessoas).
· Com base na NR 12.6.2 As áreas de circulação devem ser mantidas desobstruídas.
· Pintar porta de saída de emergência na cor vermelha para uma maior visualização da mesma, (para que não seja obstruída sua passagem). 
· Com base na NR 12.92 Os transportadores contínuos de correia devem possuir dispositivos que garantam a segurança em caso de falha durante sua operação normal e que interrompam seu funcionamento quando forem ultrapassados os limites de segurança.
· Com base na NR 12.107 Proponho troca da empilhadeira movida a combustível ou gás por uma empilhadeira a baterias ou elétrica, por se tratar de um local fechado, (evitando assim fuligem, vazamento, combustão etc.).
· Com base na NR 12.85 Proponho instalação de uma proteção na esteira para eliminar possível acidente dos trabalhadores, (esmagamento, aprisionamento, correias, roletes, etc.) e outras partes moveis acessíveis durante a operação normal.

Continue navegando