Buscar

apol historiografia classica 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a seguinte citação: 
“É só a partir do século VIII a.C. que começamos a entrever, em diferentes regiões do Mediterrâneo, o progressivo surgimento de comunidades organizadas a partir de centros urbanos: os estados-cidades ou pólis. As pólis formaram a organização social e política dominante das comunidades ao longo do Mediterrâneo nos séculos seguintes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 234.  
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre o surgimento das cidades-Estado, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As cidades-Estado gregas são herdeiras diretas das cidades micênicas do período anterior a 1200 a.C.
	
	B
	As cidades-Estado gregas, já a partir do século VIII a.C., tornaram-se grandes polos comerciais, que articulavam toda a bacia do Mediterrâneo.
	
	C
	As crises econômicas do final do período homérico fizeram com que a população grega se unisse em um único Estado centralizado.
	
	D
	A partir do século VIII a.C. as cidades-Estado gregas abandonaram a agricultura como base econômica, tornando-se grandes centros artesanais.
	
	E
	As cidades-Estado surgidas no século VIII a.C. eram pequenas comunidades agrícolas, cujo crescimento populacional levou à criação de novas comunidades ao longo do Mediterrâneo.
Questão 2/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Atente para a citação: 
“Os historiadores mais antigos, da primeira metade do século XX, descreviam a aparente homogeneidade cultural do Império através dos conceitos de romanização e helenização, como se as populações conquistadas tivessem acolhido de braços abertos as benesses de civilizações superiores: romana no ocidente, grega no oriente. São ideias ultrapassadas. A própria criação de uma identidade romana foi um processo complexo, acelerado no século final da república e à época de Augusto. Às portas de assenhorar-se de um Império, Roma não tinha uma identidade definida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 297.  
A partir da citação e dos conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a cultura romana imperial, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O império romano impôs o latim como única língua permitida para as populações dominadas.
	
	B
	A violência da dominação romana fez com que os povos dominados rejeitassem completamente a cultura romana, como a língua e a religião.
	
	C
	Durante o império romano, a ação conjunta dos conquistadores romanos e das populações conquistadas gerou culturas híbridas nas províncias.
	
	D
	A adoção de traços culturais romanos nas províncias ocorreu por conta da superioridade desta cultura sobre as outras.
	
	E
	Inferiores intelectualmente, os romanos incorporaram traços culturais das populações conquistadas perdendo assim sua própria identidade.
Questão 3/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Leia a seguinte citação: 
“[A tirania] é um fenômeno ambíguo, ainda mais difícil de ser compreendido porque nossas fontes, em sua maioria, provêm da Atenas democrática dos séculos V e IV [a.C.], em que se impôs a posteriori uma imagem negativa do tirano”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEFEVRE, F. História do mundo grego antigo. Trad. Rosemary C. Abilio. São Paulo: Martins Fontes, 2013. p. 119. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a tirania grega, é correto afirmar que:
	
	A
	a tirania grega pode ser explicada exclusivamente em função da genialidade de determinados indivíduos que conseguiram manipular grandes segmentos da população.
	
	B
	apesar de não contar com legitimidade constitucional, os regimes tirânicos eram extremamente estáveis.
	
	C
	os tiranos gregos eram assim chamados por conta da extrema violência com a qual conduziam a vida política.
	
	D
	as tiranias resolveram o problema da escassez de terra nas cidades gregas, motivo principal de sua grande estabilidade política.
	
	E
	as tiranias ligam-se à crise social vivida pelas cidades gregas, explorada por líderes carismáticos, que buscavam apoio popular, sem garantir estabilidade ao regime.
Questão 4/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a seguinte citação: 
“Afinal de contas, o que dá unidade à história grega? Não é a história de um país específico ou de um território, já que ‘os gregos se espalharam por toda a bacia do Mediterrâneo e além’”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Uma morfologia da História: as formas da História Antiga. Politeia, Vitória da Conquista-BA, v. 3, n. 1, p. 41-61, 2003. p. 53. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a relação entre geografia e política na Grécia Antiga, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O relevo acidentado do território foi determinante para que a Grécia Antiga nunca se unificasse em um Estado centralizado.
	
	B
	As amplas planícies do território grego foram a base da formação do Império grego centralizado em Atenas.
	
	C
	O relevo acidentado favoreceu, ainda que não fosse determinante, a fragmentação política da Grécia Antiga.
	
	D
	As cidades-Estado diferiam em função da posição geográfica, sendo as montanhosas as que apresentavam maior população.
	
	E
	Apesar das facilidades das comunicações marítimas, nenhuma cidade grega chegou a formar um império marítimo.
Questão 5/5 - História e Historiografia da Antiguidade Clássica
Considere a seguinte citação: 
“Um impacto diferente teve o processo de colonização, que se iniciou no século VIII a.C. As colônias (apoikia) se diferenciam dos emporia por terem como objetivo, não apenas o comércio, mas a transferência definitiva de população. Isso implicava no estabelecimento de assentamentos estáveis e na ocupação de territórios para a produção agrícola. Mas as colônias nunca perderam contato com o mar. Sempre foram fundadas no litoral”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GUARINELLO, N. Ensaios sobre História Antiga. Tese de Livre-Docência. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, 2014. p. 225.  
Considerando a citação e  os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre a colonização grega, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A colonização grega foi organizada pela ação de grandes empresas coloniais, equivalentes às “companhias de comércio” holandesas do século XVI e XVII.
	
	B
	As colônias gregas estavam submetidas às metrópoles de modo equivalente à colonização moderna.
	
	C
	O processo de colonização foi marcado pela convivência pacífica entre os gregos recém-chegados e os povos nativos, incorporados às novas cidades em pé de igualdade com os colonizadores.
	
	D
	As colônias gregas não estavam submetidas economicamente às metrópoles, apesar de manterem laços culturais.
	
	E
	As novas cidades, fundadas por fugitivos de guerras e conflitos sociais, rompiam radicalmente os laços religiosos e políticos com as metrópoles.

Continue navegando