Buscar

INTRODUÇÃO A GENÉTICA

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A GENÉTICA
 
Fita de DNA
Em cada célula do nosso corpo terá 46 fitas de DNA com exceção dos gametas que são haploides.
A fita de DNA é formada por um conjunto de letras, essas letras são os nucleotídeos formados por 4 bases nitrogenadas (ADENINA, GUANINA, TIMINA E CITOSINA).
A ordem dessas bases nitrogenadas é que vai determinar as suas características, cada pedacinho da fita do DNA será responsável por alguma característica, portanto, cada fragmento desse que é responsável por alguma característica sua, é que vamos chamar de GENE.
Determinado GENE (Ex: o que está circulado na imagem acima) vai ‘dizer’ como deve ser feita uma determinada proteína.
Pense que aquele local circulado em vermelho na fita de DNA na imagem acima, determina a cor da pele, o gene contém um ‘código’ que vai dizer como dever ser feita a proteína responsável pela cor da sua pele, que é a melanina.
DIVISÃO CELULAR
Quando a célula vai se dividir, a fita de DNA vai se espiralizar, para facilitar o transporte do DNA, durante a divisão celular por mitose ou meiose.
A perninha do cromossomo selecionada na cor PRETA é a fita de DNA enrolada, e a outra perninha selecionada na cor MARROM é uma cópia exata da fita do DNA. Então você tem duas cópias de fita de DNA idênticas uma a outra.
LEMBRE-SE: as penas dos cromossomos recebem o nome de CROMÁTIDES IRMÃS.
Cromossomos pareadosEssa parte em destaque possui um gene e no outro também.
Centrômero
Cromossomos homólogos. Pois apresentam o mesmo tamanho, mesma forma, mesma posição no centrômero
Esse você recebeu de seu pai
Esse você recebeu de sua mãe
Formam-se 23 pares de cromossomos HOMÓLOGOS, mas na imagem está mostrando somente dois como exemplo.
A parte em destaque possui um gene, e como eles ocupam a mesma posição de cromossomos homólogos, chamamos eles de genes ALELOS.
Observe que nos cromossomos homólogos usamos a letra A (maiúsculo), isso significa que: se no cromossomo de seu pai na parte vermelha em destaque determinar a cor dos teus olhos, o outro também vai determinar a cor dos teus olhos, já que estes estão pareados. 
Estas letras A é o que chamamos de genótipo, é a representação gráfica dos genes alelos. Poderia desenhar um elefante ao invés da letra A? SIM, poderia, mas fica muito mais fácil representar por letras.
O genótipo tem um código para fazer uma proteína, que no caso da cor dos olhos é uma proteína chamada melanina. O genótipo vai expressar uma característica, e essa característica vamos chamar de fenótipo.
O fenótipo pode ser a cor do olho, a altura, a cor dos cabelos, a cor da pele...
Mas estas características fenotípicas dependem do gene, como também do ambiente em que o indivíduo vive. Ex: se você tem um gene no seu DNA, com tendência a câncer de pulmão significa que você vai ter câncer de pulmão? NÃO! Se você não fuma, se você não convive com fumantes se você cuida de sua saúde, este gene pode não se manifestar e fica lá ‘inibidinho’. Porém mesmo quem se cuida desenvolve a doença. Pois é! Depende do gene, mas também depende do ambiente, pois ele influencia no seu modo de viver.
Trabalharemos com duas tonalidades de cores dos olhos, AZUL E CASTANHO.
 E a mãe também mandou um GENE ALELO para olho castanho
Se o pai mandou um GENE ALELO, para olho castanho
Os dois genes alelos são iguais por isso está representado pelas letras A em maiúsculo. Portanto o indivíduo é homozigoto ou puro e terá olhos CASTANHOS.
Pares de cromossomos homólogos.
 Mas a mãe mandou um gene alelo para olho azul
O pai mandou um gene alelo para olho castanho.
Nesse caso, os genes alelos são diferentes, assim vamos chamá-los de heterozigoto ou hibrido, para o caráter cor de olho. E o indivíduo nascerá com olhos castanhos, pois o gene do pai se mostrou dominante e o da mãe recessivo.
O indivíduo terá olhos azuis pois, o gene recessivo só se expressa em pares homozigotos, ou seja, quando os dois genes são recessivos.
A mãe mandou um gene alelo recessivo para olho azul
O pai mandou um gene alelo recessivo para olho azul.
POLIDACTILIA 
 Esta anomalia é causada por um gene dominante, pois ele só precisou receber um gene dominante na fita de DNA responsável pelo desenvolvimento dos dedos para que a polidactilia fosse desenvolvida.
Para desenvolver essa malformação conhecida como pés equinovarus, o indivíduo recebeu dois genes alelos iguais recessivos (aa).

Continue navegando