Buscar

Erick Erickson e Emilia Ferrero: Teorias do Desenvolvimento e Aprendizagem

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: CRISTIANE REGINA SCHMIDT
Aula 5 – Principais correntes teóricas da Psicologia do Desenvolvimento - Erick Erickson.
1) Para Erick Erickson o que é considerado o plano de vida? Descreva o que você entendeu sobre esta terminologia apresentada pelo autor.
Entende-se que o desenvolvimento é delineado em oito estágios que partem do nascimento até a morte. Em cada um desses estágios existe uma função que toma uma vertente positiva e uma negativa na vida. Sabe-se que estes estágios colaboram para a formação da personalidade, e por isso, são relevntes, mesmo depois de atravessado.
Afere-se que Erik Erikson foi um psicanalista responsável pelo desenvolvimento da Teoria do Desenvolvimento Psicossocial dentro da Psicologia, como também, um dos teóricos da Psicologia do desenvolvimento. A teoria do desenvolvimento psicossocial expõe que o crescimento psicológico acontece por intermédio de estágios e fases, não ocorre por acaso e depende da interação da pessoa com o meio que ela encontra-se. Observa-se que foi criado da expressão crise de identidade.
Cada estágio da vida é traçado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e negativa. As duas vertentes são necessárias, mas é fundamental que sobreponha-se sempre a positiva. A maneira como cada crise é ultrapassada e superada ao longo de todos os estágios influenciará a capacidade para resolverem-se todos os conflitos intrínsecos à vida.
Primeiro estágio é durante o primeiro ano de vida que trata da confiança e desconfiança. O estágio seguinte é durante o segundo e terceiro ano da criança versa sobre autonomia, vergonha e dúvida. Terceiro estágio ocorre no quarto e quinto ano iniciativa e culpa. No período dos 6 aos 11 anos é o quarto estágio construtividade e inferioridade. Dos 12 ao fim da juventude é o quinto estágio sobre a identidade e a confusão de papéis. Sexto estágio é intimidade e isolamento; sétimo trata sobre a produtividade e a estagnação. Por fim o oitavo é a integridade e a desesperança, velhice.
Aula 6 – Psicologia e Aprendizagem.
2) Descreva sobre a importância da escrita e sua função social de acordo com Emilia Ferrero.
Psicóloga e pesquisadora argentina, Emília Ferreiro, dedicou-se a vários anos de estudos sobre a teoria de Piaget, visando compreender como sujeito aprende. Sua pesquisa era focada em buscar descobrir se o mesmo sujeito cognoscente piagetiano, aquele que aprende de modo ativo e criativo, usava-se destes mesmos recursos na construção do conhecimento da escrita. Assim, nos meados de 80, acontece uma grande revolução conceitual sobre como se aprende o processo da escrita, trazendo um conhecimento diferente até então, dos expostos quanto ao processo de desenvolvimento e aprendizagem da escrita cooperando significativamente para os estudos referentes à alfabetização. 
Na sua primeira obra sobre a psicogênese da língua escrita, ano de 1979, descobriu-se que mesmo antes de entrar para escola a criança já inicia o aprendizado da escrita quando participa de contextos sociais, onde este código se proporciona. Contudo, sua maior constatação foi a de que o sujeito que está em contínua movimentação de aprendizado, é capaz de organizar e reorganizar seus esquemas assimiladores. Neste contexto, passa a se ter um novo olhar para os aspectos referentes ao como ensinar. 
Explana-se que a construção da escrita acontece numa ordem sistematizada de representação, e após, codificação da língua materna. Neste caso, o professor passa de transmissor para mediador do processo, com responsabilidade de organizar situações desafiadoras, estimular a troca de conhecimento e os avanços dos mesmos onde o processo de construção implica em reconstrução.

Outros materiais

Outros materiais