Buscar

Os gráficos são importantes ferramentas da estatística para apresentar informações das mais diversas áreas de conhecimento. Durante o nosso percurso, estudamos em algumas unidades os tipos de gráficos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ambos gráficos são de inferência estatística, pois são parcelas de um conjunto social onde trazem dados sobre um determinado assunto que poderá ser usado como instrumento de tomada de decisão em uma situação problema.
O primeiro gráfico, é uma amostra da população total. O tema diz a respeito da forma de conseguir bebidas alcoólicas por estudantes do 9° ano, dos municípios das capitais e do Distrito Federal, e seu problema de pesquisa decorre a descobrir como os adolescentes conseguiram bebida que foi consumido por eles nos últimos 30 dias. Pode-se observar que a maioria dos adolescentes consumiram bebida alcóolica, em suas segmentações de pesquisa, oriundas de festa representado por 36,6%, em seguida em mercados e similares representado por 19,3%, dentre os demais valores, o menor foi 2,1% onde os participantes da pesquisa deram dinheiro para outro comprar.
Já o segundo gráfico, mostra sobre a população total brasileira. O tema visa classificar as posições na ocupação de trabalho dos trabalhadores brasileiros, de 10 anos ou mais de idade, de posição principal. Seu problema de pesquisa visa esclarecer qual o nível de ocupação do trabalhador, com as características similares ao tema, comparando entre 2008 e 2009. Nele é exibido que cerca de 55 milhões de trabalhadores, conforme filtro da pesquisa, são empregados e se manteve praticamente com o mesmo valor; seguido pelos trabalhadores por conta própria, que aumentaram em relação ao ano anterior e ficou na casa dos 19 milhões de profissionais; dentre os demais valores, o menor foi dos trabalhadores da construção para o uso próprio, que não ultrapassou um milhão de pessoas.
Ambos gráficos tiveram sua coleta de dados sob forma de pesquisa direta, realizado pela equipe do IBGE diretamente sob as populações ou amostras. O nível de mensuração é qualitativa nominal pois os atributos dos elementos pesquisados identificam as categorias. 
Ambas técnicas de amostragem não foram aleatórias, foram selecionados intencionalmente seus componentes da pesquisa. Os gráficos são representados por variáveis qualitativas ordinais, indicando relação de ordem entre uma categoria e outra, conforme sua grandeza, em barras verticais. O segundo gráfico pode ser chamado de barras múltiplas, devido comparar entre si intensidades de subdivisões anuais.

Continue navegando