Buscar

AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE _ helena

Prévia do material em texto

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL
Defensoria Pública do Distrito Federal
Núcleo de Samambaia
EXCELENTÍSSIMA SENHORA DOUTORA JUÍZA DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA CIRCUNSCRIÇÃO JUDICIÁRIA DE SAMAMBAIA – DF.
DENIZE DA PENHA BARROS LIMA, solteira, servente, portadora do RGº 1.295.609 SSP/DF, CPF 812.979.471-34, residente e domiciliada à QNP 30, Conjunto R, Casa 41, Ceilândia – DF, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio da Defensora Pública do Distrito Federal, por ser hipossuficiente, de acordo com a Lei nº 1.060/50, propor 
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE
em desfavor de SHIRLE RIBEIRO DE MATOS , brasileira, solteira, profissão, RG e CPF ignorados, e seu companheiro ANTONIO DE TAL, podendo ambos ser encontrados, para efeitos de citação, no endereço QR 202 Conjunto 09 Casa 19, Samambaia-DF, pelas razões de fato e de direito que passa a expor.
I - DOS FATOS
A requerente recebeu o imóvel, situado à QR 202, Conjunto 09, Casa 19, Samambaia-DF da TERRACAP, por meio do Movimento Dos Inquilinos de Ceilândia – MIC em abril de 2002, conforme atesta o termo de concessão de uso com opção de compra, em anexo.
A ocupação do terreno, entretanto, não foi possível, de pronto, devido às precárias condições em que o imóvel se encontrava no ato da entrega, fato este que impossibilitava a sua utilização, mormente por ter a requerente dois filhos menores e em idade escolar. A autora, entretanto, visitava o terreno com regularidade e vinha buscando guardar dinheiro para promover as melhorias necessárias no imóvel.
Entretanto, no dia 18 de setembro de 2003, a requerente foi ao imóvel, juntamente com seu conhecido Gedeon Soares de Oliveira, para que este analisasse o terreno e fizesse um desenho dos novos cômodos que seriam construídos, oportunidade na qual teve conhecimento do esbulho de que fora vítima. Ela tentou, então, negociar com os requeridos, sem contudo lograr êxito em tal desiderato. 
A data da ocorrência do esbulho pode ser fixada com base no pedido de ligação predial de água e esgoto, executado em 09 de setembro de 2003 junto CAESB, vez que anteriormente a tal data o imóvel não era guarnecido com tais serviços.
II - DO DIREITO
O artigo 926 do Código de Processo Civil dispõe que:
 
"Art. 926. O possuidor tem direito a ser mantido na posse, em caso de turbação e reintegrado no de esbulho."
No mesmo sentido dispõe o artigo 1210 do Código Civil, verbis: 
"Art.1210- O possuidor tem direito a ser mantido na posse em caso de turbação, restituído no de esbulho, e segurado de violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado.
§1º O possuidor turbado, ou esbulhado, poderá manter-se ou restituir-se por sua própria força, contanto que o faça logo; os atos de defesa, ou de desforço, não podem ir além do indispensável à manutenção, ou restituição da posse”.
II - DO PEDIDO 
Em face do exposto, requer:
a) os benefícios da justiça gratuita por ser a requerente juridicamente pobre, nos termos da lei nº 1.060/50. 
b) que seja concedido liminarmente o mandado reintegratório, inaudita altera pars, a não ser que este MM. Juízo entenda necessária a realização de audiência de justificação prévia;
c) que sejam citados os REQUERIDOS, para que, em o querendo, venham contestar a presente ação, sob pena de serem considerados verdadeiros todos os fatos narrados na presente exordial;
d) que, ao final, sejam julgada absolutamente procedente a presente ação, condenando-se os requeridos a arcar com as despesas processuais e honorários advocatícios, ressaltando-se, porém, que estes devem ser revertidos aos cofres do PROJUR, conforme Lei nº 2.131/98 e recolhidos junto ao Banco de Brasília – BRB, através de DAR, com código 3746 – Honorários Advocatícios.
Por fim, protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, mormente pelo depoimento pessoal dos requeridos e pela oitiva das testemunhas qualificadas no rol em anexo, as quais deverão ser devidamente intimadas .
Dá-se à causa o valor de R$ 240,00. (duzentos e quarenta reais)
Nestes termos,
Pede deferimento.
Samambaia-DF, 23 de março de 2004.
 Denize Da Penha Barros Lima
Alexandre Gianni Dutra Ribeiro
 Defensor Público
ROL DE TESTEMUNHAS:
01. José dos Santos Júnior
QNP 26 Conjunto V casa 10, Setor P Sul Ceilândia-DF
Telefones: 9973-2413/376-7276
02. Elineide Ferreira das Neves
QNN 21 Conjunto N Casa 07, Ceilândia Norte-DF
Telefones: 585-5892/9908-5670
03. Gedeon Soares de Oliveira
Q 102 Conjunto 13 Casa 05, Recanto das Emas-DF
Telefone: 434-6006/9644-5064
4

Continue navegando