Buscar

Trabalho Fundamentos da Gestão Organizacional (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Federal Do Paraná – Ensino Superior em Gestão Da Informação
Fundamentos Da Gestão Organizacional.
Nomes: João Eduardo, Pedro Cardoso, Rafael Antunes, Rafael Ricobom.
1) Conceituem administração.
R: O ato de coordenação, direção e gestão de um projeto no qual indivíduos produzem certo produto ou trabalho, ato esse feito através da alocação de recursos tanto físicos quanto organizacionais com o intuito da maior produtividade e eficácia do projeto e o crescimento da organização.
2) Conceituem organização.
R: A união de um grupo de indivíduos com ambições semelhantes com o objetivo de realizar e alcançar objetivos que seriam de grande dificuldade ou até impossíveis sem ajuda, desde empresas e grandes projetos até simples esportes em equipe e grupos de estudo podem ser classificados como organizações.
3) Diferenciem eficiência de eficácia. Exemplifiquem como ocorrem na realidade, assim como os autores do livro exemplificaram com o caso do time de futebol. Mas, elaborem um exemplo diferente daqueles apresentados pelos autores do livro de preferência aplicado à área de computação.
R: Eficiência quando na realização de algum projeto é prezado o minimalismo de gastos para que a tarefa requerida consiga ser feita sem desperdícios, ou seja, focando na produtividade dos meios, ao passo que eficácia preza pela qualidade do resultado, alcançando ou superando as metas pré-estabelecidas pela organização. 
No início de uma empresa de T.I(tecnologia de informação) o administrador precisa que a meta seja realizada sem queda de qualidade, contudo como o projeto ainda está na faze inicial é necessário que os gastos sejam minimizados para evitar possíveis dívidas desnecessárias, usando de hardwares com menor custo e poucos funcionários com boa capacitação. Após alguns anos com a empresa em melhores condições o empresário pretende erguer o patamar da empresa para que possa concorrer como um dos melhores e mais confiáveis negócios do país, para isso o foco deve estar direcionado para a melhor qualidade do produto, utilizando de vários funcionários capacitados.
4) Quais as funções da administração? Descrevam cada uma delas.
R: O planejamento consiste no preparo estratégico do projeto, com o principal fim de estabelecer o objetivo e as metas. A organização é a função responsável pela gestão tanto das funções quanto dos recursos, decidindo a função, a área e a autoridade de cada indivíduo para que realizem o objetivo de forma eficiente. A direção é relacionada a liderança do grupo, o diretor deve conseguir gerir e motivar todos os membros ao passo de que também tem responsabilidade pela resolução de conflitos e problemas dos funcionários. O controle é a função que monitora se os objetivos estão sendo alcançados como estabelecidos, assim como a punição em casos de má realização.
5) O administrador apresenta papéis interpessoais, informacionais e decisórios. Cada administrador realiza um único papel de cada vez ou pode acumular papéis? Justifique a opinião do grupo.
R: O administrador pode acumular diversos papéis e realizá-los com eficácia, assim como é comum no início da carreira da maioria, pois nesses projetos a eficiência é curial para a superação da fase inicial, impossibilitando que hajam mais administradores para outras áreas.
6) Sintetize o que são habilidades conceituais, humanas e técnicas. Quais destas habilidades vocês acreditam que vão desenvolver na universidade? 
R: Habilidades conceituas são diretamente relacionadas a capacidade do administrador gerir os interesses da organização como todo, a tomada de decisões complexas, arriscadas ou inovadoras com base na visão estratégica é um ótimo exemplo de habilidades conceituais que podem fazer uma empresa subir para um patamar completamente diferente. Habilidades humanas estão relacionadas com a capacidade de interação que o indivíduo tem com os que estão a sua volta, desde conseguir lidar bem com negociações até a habilidade de motivar e cuidar dos funcionários que é crucial para o diretor. Habilidades técnicas são as capacidades que o administrador tem na execução da área em que atua, essas são curiais para que ele tenha a visão de mercado e o conhecimento necessário para tomar uma decisão ou aplicar uma nova estratégia.
O básico das três habilidades pode sim ser desenvolvidas na universidade, contudo é necessário dominar essas para haver um real sucesso, e isso só é alcançado através da prática empírica, da convivência com pessoas e experiência no ramo.
7) Quais as diferenças entre as competências de nível estratégico das competências de nível tático e das de nível operacional?
R: As competências requeridas para administradores do nível estratégico são relacionadas elaboração de estratégias e políticas da empresa, ao mesmo tempo que cuidam do contado e imagem que essa tem com o mercado. Para o nível tático é necessário uma articulação e intermediação muito eficazes entre o nível superior e o inferior, para que não haja nenhum conflito de poderes ou insatisfação de nenhum dos lados, enquanto as do nível operacional precisam de uma boa capacidade de gestão de pessoas e tarefas para que todas as metas sejam alcançadas como o desejado.
8) Na opinião do grupo como as funções da administração são usadas pelo Gestor da Informação? Exemplifiquem.
R: Os conhecimentos de administração são aplicáveis em diversas áreas, para o gestor da informação é utilizável para administração da informação, na possibilidade de criar uma empresa ou negócio próprio, administrar um projeto e também por uma das premissas da Gestão da Informação que é formas um profissional eficaz e versátil, que pode atuar em diversas áreas para o fortalecimento da organização. Um gestor de informação com vários conhecimentos em administração é extremamente eficiente para uma empresa, pois esse pode administrar alguns dos setores relacionados a informação, assim como se tornar alguém muito mais apto para subir na hierarquia empresarial.
9) Pesquisem na internet um caso real que exemplifique como as funções da administração afetaram para o sucesso ou para o fracasso de uma empresa na área de gestão da informação.
No Brasil a cada 5 empresas nos cinco primeiros anos de sua existência 3 vão a falência, seus maiores problemas são: comportamento do empreendedor, planejamento prévio, gestão empresarial e a compreensão da conjuntura econômica.
As organizações que obtêm sucesso na maioria das vezes entendem todos seus processos e as competências citadas anteriormente, dividindo seus processos nas áreas: administrativas, comercial, operacional, recursos humanos e etc...
Compreender todos os processos organizacionais administrativos é fundamental para a tomada de decisões.

Continue navegando