Buscar

Patologia 4 bimestre

Prévia do material em texto

AEP Patologia
1- Os neurotransmissores são mensageiros químicos e tem a responsabilidade de transmitir impulsos através das sinapses do sistema nervoso. Existem diversos tipos de neurotransmissores e formam sistemas que produzem reações únicas dentro do cérebro quando liberados, levando a experimentar diversas sensações diferentes.
2- Acetilcolina: Mediador sináptico muito importante para o cérebro e a mente. Está amplamente distribuída por todo o sistema nervoso central e periférico e também ajuda na junção neuromuscular.
Dopamina: Neurotransmissor da motivação. Regula o sono, humor, atenção, aprendizagem, controle do vômito, dor e amamentação.
Serotonina: Encontrada no mesencéfalo, tálamo, hipotálamo. Possui ação excitatória, quanto inibitória.
Gaba: Presente no córtex cerebral e no cerebelo. Principal neurotransmissor inibitório do sistema nervoso central.
Endorfina: Hormônio do prazer, produzida no cérebro pela glândula hipófise.
3- A comunicação entre o cérebro e o intestino é feita nas duas direções: o comportamento altera a flora intestinal, e esta altera o comportamento. Pessoas com depressão possuem flora intestinal diferente daquelas que não possuem depressão. O intestino possui aproximadamente 500 milhões de neurônios que compõe o sistema nervoso entérico. E quando a pessoa tem depressão acaba afetando esse sistema entérico.

Continue navegando