Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO OPERACIONAL
E
ESTRATEGICO
Nome do Aluno: Rodrigo Machado Azevedo
Matrícula: 201911000616
Rio de janeiro - RJ	
Ano 2020
1- INTRODUÇÃO
 O Lucro Presumido é uma forma de tributação simplificada para determinação da base de cálculo do Imposto de Renda - IRPJ, e da Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido - CSLL das pessoas jurídicas.
 O limite de receita bruta total anual, para opção pelo lucro presumido, é de R$ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de reais), ou a R$ 6.500.000,00 (seis milhões e quinhentos mil reais) multiplicado pelo número de meses de atividade do ano-calendário anterior, quando inferior a 12 (doze) meses (Lei 12.814/2013). 
 Em termos gerais, trata-se de um lucro fixado a partir de percentuais padrões aplicados sobre a Receita Operacional Bruta.
 2 - DESENVOLVIMENTO
Vantagem do lucro Presumido:
I. Alíquotas de PIS e COFINS menores do que as praticadas no Lucro Real, embora não seja permitido abater nenhum crédito fiscal em sua base de cálculo, é interessante para empresas que não têm muitos créditos a serem abatidos.
II. O Lucro Presumido é mais simples de se trabalhar, comparado ao Lucro Real, pois as obrigações são menos complexas.
III. Se o lucro da sua empresa for superior a presunção, há uma vantagem tributária, pois paga-se apenas a alíquota pré-fixada.
IV. Quando optantes pelo regime de lucro presumido, o fisco dispensa as empresas de obrigações acessórias desde que seja mantido um livro caixa.
Desvantagem do Lucro Presumido:
I. Não é permitido se apropriar de créditos de PIS e COFINS, se a empresa tiver montantes altos de créditos a serem abatidos desses dois impostos, talvez seja interessante a tributação pelo Lucro Real, pois pode causar perdas consideráveis.
II. Se a lucratividade da empresa se reduzir durante o ano não há ajuste de base.
III. É necessário Balanço apurado para distribuir lucros para os sócios acima da presunção adotada para o IRPJ.
3. CONCLUSÃO
 Destaque-se, no entanto, que nem todas empresas podem optar pelo lucro presumido, pois há restrições relativas ao objeto social e o faturamento. Esta modalidade de tributação pode ser vantajosa para empresas com margens de lucratividade superior a presumida, podendo, inclusive, servir como instrumento de planejamento tributário.
REFERENCIAS : 
LEI Nº 12.814, DE 16 DE MAIO DE 2013.
LEI Nº 9.430, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1996.
http://www.portaltributario.com.br/noticias/lucroreal_presumido.htm
http://www.portaltributario.com.br/artigos/oquee_lucropresumido.htm

Continue navegando