Buscar

Recuperação Contadores Síncronos e Assíncronos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Profº Dr. Cleiton José Rodrigues dos Santos Data: 28/11/2018
Alunos: Ana Clara Silva Cruz; João Cláudio de Almeida Silva ; João Marcelo Aparecido; Mikaela de Andrade Lima; Rafael Barroso de Jesus Silva; Tiago Santos Porto;
Exercício de Circuitos Digitais
1- Qual a diferença entre contador síncrono e contador assíncrono?
R: ASSÍNCRONOS, quando existe o sinal de clock aplicado apenas ao primeiro estágio. Os estágios seguintes utilizam como sinal de sincronismo a saída de cada estágio anterior. Já os SÍNCRONOS, quando existe um sinal de clock único externo aplicado a todos os estágios ao mesmo tempo.
2- Como obter um contador de módulo menor que o máximo possível pelos flip-flops, ou seja, que não é possível conseguir através de uma potência de 2? Exemplo: módulo 6 com 3 bits, onde o módulo é 2^3 = 8).
 
R: conectando a uma porta NAND. No exemplo acima, ao chegar no 6º estado o próximo estado (o sétimo) será de transição e passará imperceptível, após isso a saída da porta NAND passará para o estado baixo, causando o CLEAR nos flip-flops e reiniciando o contador.
3- Explique como a frequência limite máxima dos contadores ondulantes diminui à medida que aumenta o número de FFs do contador.
 R: Cada FF adiciona seu atraso de propagação ao atraso total do contador em resposta ao pulso de clock.
4-Cite por qual motivo ocorre o atraso de propagação no Contador assíncrono?
R: Este atraso ocorre por conta dos FF (com excessão do primeiro) não serem disparados diretamente pelo sinal de clock. Já que cada FF é disparado pela saída do FF anterior.
5-Como podemos resolver o atraso de propagação do Contador assíncrono?
R:Esse problema pode ser resolvido fazendo com que os FF mudem o estado de suas saídas no momento em que ocorre a transição de clock. inserindo-se portas AND.
6- O que é o tempo de hold- th e Hold mínimo? 
R: Hold-TH- é o intervalo de tempo que se segue imediatamente após a transição do sinal de clock, durante o qual a entrada de controle síncrono tem de ser mantida no nível adequado. Já o tempo de hold mínimo é o tempo especificado pelos fabricantes.
7- Qual é o estado de repouso das entradas PR’ e CLR’? 
R: As entradas estão normalmente em repouso no estado ALTO, e uma delas é pulsada em nível baixo sempre que se deseja alterar as saídas do latch. 
8- Qual é o significado do termo disparado por borda? 
R: Significa que essa entrada é ativada pela transição do sinal de clock. É representado graficamente por um triangulo na entrada do sinal. Quando há uma bolinha junto com o triângulo, então significa que a entrada é ativada apenas quando ocorre uma borda de descida.
9- Quando o circuito de qualquer F é energizado, é impossível determinar os estados iniciais de Q e Q’. O que poderia ser feito para garantir que um F sempre comece no estado em que Q = 1? 
R: Se a aplicação em questão exigir um estado inicial específico, deve-se garantir esse estado utilizando as entradas assíncronas (PRE e CLR). Sendo assim, para garantir o pulso exigido em uma das entradas assíncronas, faz-se uso de um circuito RC conectado a elas.
10- Como podemos determinar o estado inicial de cada FF dos contadores com Cargas paralelas?
R: Pode ser determinado através das entradas CLR( Qe0) PRE(Qe1).

Continue navegando