Buscar

Estudos disciplinares EDs Nutrição esportiva UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudos disciplinares EDs – Nutrição Esportiva
Questão 11 - 
	A
	Apenas as afirmativas I e II estão corretas
Justificativa: A alternativa está correta, pois, conforme exposto em um estudo de revisão, onde se analisou o efeito do ácido graxo poli-insaturado ômega 3 em praticantes de atividade física, apontaram que a suplementação de ômega 3 tem um efeito positivo na maioria dos estudos quando comparadas as diversas modalidades esportivas, sendo esse efeitos relacionados ao metabolismo das lipoproteínas, redução concentrações plasmáticas do colesterol, diminuição de via inflamatória, melhora da ação de insulina, estado de humor, reatividade e eficácia no pós-exercício, além de promover um efeito ergogênico nesses indivíduos. Fonte: VELHO, I.; VEBER, J.; LONGHI, R. Efeito do ácido graxo poli-insaturado ômega 3 em praticantes de atividade física: uma revisão sistemática. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 11. n. 61. p.3-9. Jan./Fev. 2017. ISSN. 
Questão 12 - 
	A
	Trigliceridio intramuscular, atp; glicogenio e redução no ph, redução no ph
Justificativa: Na maratona, o limitante seria o triglicerídeo intramuscular e atp, visto que segundo BONIFÁCIO E CÉSAR (2005), o TGm pode fornecer energia durante um exercício intenso por pelo menos um terço do total de energia fornecida pelo glicogênio. Porém, durante treinamento muito intenso ou competição, a energia oriunda dos TG pode ser considerada suplementar àquela fornecida pelo glicogênio muscular. Já na corrida, o limitante é o glicogênio e a redução no ph, pois de acordo com LIMA et.al. (2007), Com o prolongamento do exercício, as reservas de glicogênio muscular diminuem progressivamente e caso a demanda de energia não consiga ser suprida ocasionará um processo de fadiga que devido ao acumulo de lactato causa diminuição no pH. Fonte: BONIFÁCIO, N.P.; CÉSAR, T.B. Metabolismo dos lípides durante o exercicio físico. R. bras. R. bras. Ci e Mov. 2005; 13(4): 101-106. / LIMA-SILVA, Adriano Eduardo et al . Metabolismo do glicogênio muscular durante o exercício físico: mecanismos de regulação. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 20, n. 4, p. 417-429,   2007.
Questão 13 - 
	B
	I e IV
 
Justificativa: A alternativa está correta pois,  conforme Lancha Jr. (2002), sabe-se que o glicogênio se esgota após 2 a 3 horas de exercício, devendo o consumo de carboidrato ser feito dentro deste período após o término do exercício, favorecendo dessa forma a síntese adequada do glicogênio. Além disso, de acordo com SANTOS et.al. (2009) o treinamento e condicionamento físicos regulares podem aprimorar a utilização dos ácidos graxos de cadeia longa resultantes da hidrólise dos triglicerídeos presentes no tecido muscular, o que faz com que haja uma maior capacidade de preservação do glicogênio e consequentemente retardando a fadiga, contribuindo para um melhor desempenho do atleta. Fonte: LANCHA JR., A.T. Nutrição e Metabolismo: aplicados à atividade física. São Paulo. Phorte. 2002. / SANTOS, C.S.L. et. al. Práticas alimentares de um fisiculturista gaúcho. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo v. 3, n. 14, p. 123-131, 2009.
Questão 14 - 
	D
	O anabolismo é a etapa do metabolismo onde ocorre a degradação de moléculas maiores e mais complexas em moléculas menores e mais simples, enquanto o catabolismo é a etapa do metabolismo onde ocorre a biossíntese de moléculas maiores e mais complexas a partir de moléculas menores e mais simples;
Justificativa: A alternativa está incorreta, pois o anabolismo e o catabolismo são etapas constituintes do metabolismo caracterizadas pelo conjunto de reações químicas que ocorrem no organismo com o intuito de armazenamento e o consumo de energia para as atividades biológicas. Dessa forma, entende-se por anabolismo a etapa construtiva, na qual os nutrientes são assimilados e utilizados nas sínteses de novas substâncias, ou seja, biossíntese de moléculas maiores e complexas a partir de moléculas menores e simples. Já o catabolismo consiste na etapa de degradação, que implica na quebra ou desdobramento de moléculas com liberação de energia, ou seja, degradação de moléculas maiores e mais complexas em moléculas menores e mais simples. Fonte: ALVES, V.M. Entendendo o metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios. Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, 2014.
Questão 16 - 
	Os dois processos metabólicos mais importantes que envolvem os triacilglicerídeos são denominados como reações de síntese de ácidos graxos e beta- oxidação. Processo que envolve desde a lipólise do tecido adiposo até a utilização deste substrato pelas células. Para que ocorra a geração e energia através deste substrato é fundamental a presença de um carreador localizado na parede da mitocôndria. Dentre as alternativas abaixo assinale a corresponde a este carreador.
	B
	Carnitina
Justificativa: A alternativa está correta pois a carnitina é uma amina naturalmente produzida pelo organismo a partir dos aminoácidos lisina e metionina. Sua principal função é participar do metabolismo de lipídios, desempenhando papel fundamental no transporte desses do citoplasma para a matriz mitocondrial, onde são oxidados. Fonte: SILVERIO, R. et.al. L-Carnitina: Além do metabolismo de lipídios. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – 2009, 8 (1): 135-145
Questão 18 - A extração de energia dos nutrientes armazenados e sua transferência final para as proteínas contráteis do músculo esquelético influenciam diretamente a realização dos exercícios. Observe  os exemplos de  modalidades de esportes olímpicos citados abaixo e correlacione os esportes e seus sistemas de energia.
1-Salto com vara   2-Salto em distância  
 3-Corrida de 100m    4- Natação 100 m
	A
	Os esportes olímpicos apresentados nos exemplos 1, 2, 3 e 4 utilizam como sistema energético a geração de ATP através da  via aeróbica.
	B
	O exemplo 1 utiliza como sistema de geração de energia os ATP produzidos pela via anaeróbica e os exemplos  2, 3 e 4  as vias oxidativas.
	C
	Os exemplos 1, 2, 3, 4 apresentam-se como modalidades esportivas olímpicas onde seus atletas utilizam preferencialmente como sistema de energia a geração de ATP pela via anaeróbica
	D
	Os exemplos 1 e 4  utilizam como sistema de geração de energia os ATP gerados pela via oxidativa  e os exemplos  2 e 3 os gerados pelas vias aeróbicas.
	E
	O exemplo  3 utiliza como sistema de geração de energia a geração de ATP pela via anaeróbica e aos exemplos  1, 2 e 4  as vias oxidativa
Questão 19 - 
	E
	São verdadeiras apenas as assertivas I, II, III e IV
Justificativa: Todas as inserções estão corretas, pois demonstram corretamente as informações quanto os mecanismos termorregulatórios, conforme exposto por Carvalho e Mara (2010), em um estudo sobre Hidratação e Nutrição no esporte. Fonte: CARVALHO, Tales de; MARA, Lourenço Sampaio de. Hidratação e Nutrição no Esporte.Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 16, n. 2, p. 144-148,   2010 .
Questão 20 - Assinale a alternativa INCORRETA:
	B
	Para indivíduos que praticam exercícios físicos sendo de natureza competitiva ou não, é recomendado uma dieta hiperprotéica para possibilitar bom desempenho físico. 
Justificativa: A alternativa está incorreta, pois segundo Carvalho e Mara (2010), indivíduos que praticam exercícios de natureza não competitiva, a dieta balanceada conforme o que é recomendado para a população em geral é suficiente para manutenção da saúde e possibilitar bom desempenho físico. Fonte: CARVALHO, Tales de; MARA, Lourenço Sampaio de. Hidratação e Nutrição no Esporte.Rev Bras Med Esporte,  Niterói ,  v. 16, n. 2, p. 144-148,   2010 .

Continue navegando