Logo Passei Direto
Buscar

Prova Aluno - Fundamentos da Linguística Aplicada - 187625 (1)

User badge image
ALYNE SANTOS

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre as escolas importantes de pensamento em linguística avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I-NOAM CHOMSKY desenvolveu seu modelo formal de linguagem, conhecida como gramática transformacional, sob a influência de seu professor Zellig Harris, que por sua vez foi fortemente influenciado por BLOOMFIELD.
II-Foi a partir da observação do comportamento das palavras gregas, e especificamente de Trace, que as palavras gregas caiam nas seguintes classificações: verbo, artigo, pronome, preposição, conjunção, advérbio e particípio.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sobre as semelhanças e diferenças entre fala e escrita, assinale a alternativa CORRETA sobre atividades de retextualização.
a) Enquanto a escrita é estruturalmente elaborada, complexa, formal e abstrata, a fala, ao contrário, é concreta, contextual e estruturalmente simples.
a) Enquanto a escrita é estruturalmente elaborada, complexa, formal e abstrata, a fala, ao contrário, é concreta, contextual e estruturalmente simples.
b) A construção do letramento liga-se ao desenvolvimento de habilidades que levam à produção de uma Linguagem escrita cada vez mais abstrata, cujos produtos são textos dos gêneros argumentativo e expositivo.
c) As diferenças entre fala e escrita se dão dentro de um continuum tipológico das práticas sociais de produção textual e não na relação dicotômica de dois polos opostos.
d) A passagem da fala para a escrita é a passagem do caos para a ordem uma vez que a escrita se submete ao ordenamento dos gêneros textuais, que são controlados socialmente e devem ser bem formados.
e) Na transcrição da fala, que é a passagem de um texto de realização sonora para a forma gráfica, ocorrem mudanças que interferem na natureza do discurso produzido, tanto do ponto de vista da linguagem quanto do conteúdo.

Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A pragmática é um campo de estudos que analisa a linguagem em seu uso concreto pelos falantes na prática linguística e as condições que governam essa prática.
( ) Nos estudos enunciativos, a dêixis é o processo pelo qual se pode determinar o referente de uma expressão a partir de elementos da situação extralinguística em que a expressão é atualizada. São exemplos de dêiticos os pronomes eu, tu e ele, que remetem, por dêxis, aos participantes da interação.
( ) A teoria dos atos de fala, que surgiu no interior da filosofia da linguagem e, posteriormente, foi apropriada pela pragmática, postula que a linguagem é uma forma de ação.
( ) Em semântica formal, o conceito de sentido vem dos trabalhos de Frege, que postulou a diferença entre esse conceito e o de referência. Para o autor, a referência é aquilo que permite chegar ao sentido. Diferentes referências constroem caminhos distintos, que levam a diferentes sentidos.
( ) Na semântica enunciativa, a polifonia ocorre quando temos a presença de mais de uma voz em um mesmo enunciado, como em: Pedro não é gentil, que faz 'ouvir' duas vozes, dois enunciadores: um que diz que Pedro é gentil, e outro que nega essa afirmação.
a) V – F – V – F – V
b) V – V – V – F – F
c) F – V – V – V – F
d) V – F – F – V – V
e) F – V – F – F – V

A respeito da temática relacionada à Linguistica textual, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto o que se afirma em:
I) Os paradigmas da Linguística Textual começaram a Serem traçados a partir da década de 1960, constituindo-se através do desenvolvimento de três linhas teóricas, sendo elas: a análise transfrástica, gramáticas do texto e as teorias do texto.
II) A definição de texto nessa perspectiva não compreende unicamente os elementos linguísticos formais, que se consolidam de forma estável e invariável.
III) o texto é um produto em que seus traços característicos não dependem de sua realização sociodiscursiva, conduzidas cognitivamente e não de fatores imanentes.
a) I apenas
b) II apenas
c) I e II apenas
d) II e III apenas
e) I, II e III.

6º "Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de" pode ser perfeitamente substituída por:
a) não obstante;
b) entretanto;
c) visto que;
d) já que;
e) após.

7º Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie as afirmativas seguintes:
I A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que possibilite testar as suas teorias em algo aplicado.
II As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da Linguística Aplicada (LA).
III Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da Linguística Teórica.
IV A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em suas atividades aplicadas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

8º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve. Essa professora sabe que:
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.
d) a língua portuguesa escrita não é fonética.
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.

9º Sobre os objetivos de uma pedagogia linguística, qual das afirmativas pode ser considerada correta:
a) fundamentar linhas de ação teórico práticas de uma pedagogia linguística destinada a orientar o pessoal técnico administrativo a definir políticas de ensino de línguas na educação infantil e ensino fundamental ;
b) criar condições para o mediano desenvolvimento da memória linguística do aluno e do professor, compreendida como bem de capital linguístico com o qual não se opera a compreensão do mundo;
c) avaliar criticamente o material didático (livros) que se apresenta na escola e fazer circular crítica e reflexivamente material discursivo que expresse a diversidade de usos da língua;
d) introduzir na escola, com critérios específicos, a produção teórica em termos de técnicas e metodologias de ensino com base nas ciências exatas;
e) capacitar o aluno a enfrentar, com a devida instrumentação, o fracasso escolar em decorrência da adequação do ensino de línguas;

10º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna-se fundamental a elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com o contexto em questão. Diante do exposto e com base as proposições de uma pedagogia linguística, avalie as afirmativas seguintes. Assinale a incorreta.
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial à capacitação do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica resultante de censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser consideradas como um fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em que todos os falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível com a Linguística, implica em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre as escolas importantes de pensamento em linguística avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
I-NOAM CHOMSKY desenvolveu seu modelo formal de linguagem, conhecida como gramática transformacional, sob a influência de seu professor Zellig Harris, que por sua vez foi fortemente influenciado por BLOOMFIELD.
II-Foi a partir da observação do comportamento das palavras gregas, e especificamente de Trace, que as palavras gregas caiam nas seguintes classificações: verbo, artigo, pronome, preposição, conjunção, advérbio e particípio.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Sobre as semelhanças e diferenças entre fala e escrita, assinale a alternativa CORRETA sobre atividades de retextualização.
a) Enquanto a escrita é estruturalmente elaborada, complexa, formal e abstrata, a fala, ao contrário, é concreta, contextual e estruturalmente simples.
a) Enquanto a escrita é estruturalmente elaborada, complexa, formal e abstrata, a fala, ao contrário, é concreta, contextual e estruturalmente simples.
b) A construção do letramento liga-se ao desenvolvimento de habilidades que levam à produção de uma Linguagem escrita cada vez mais abstrata, cujos produtos são textos dos gêneros argumentativo e expositivo.
c) As diferenças entre fala e escrita se dão dentro de um continuum tipológico das práticas sociais de produção textual e não na relação dicotômica de dois polos opostos.
d) A passagem da fala para a escrita é a passagem do caos para a ordem uma vez que a escrita se submete ao ordenamento dos gêneros textuais, que são controlados socialmente e devem ser bem formados.
e) Na transcrição da fala, que é a passagem de um texto de realização sonora para a forma gráfica, ocorrem mudanças que interferem na natureza do discurso produzido, tanto do ponto de vista da linguagem quanto do conteúdo.

Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A pragmática é um campo de estudos que analisa a linguagem em seu uso concreto pelos falantes na prática linguística e as condições que governam essa prática.
( ) Nos estudos enunciativos, a dêixis é o processo pelo qual se pode determinar o referente de uma expressão a partir de elementos da situação extralinguística em que a expressão é atualizada. São exemplos de dêiticos os pronomes eu, tu e ele, que remetem, por dêxis, aos participantes da interação.
( ) A teoria dos atos de fala, que surgiu no interior da filosofia da linguagem e, posteriormente, foi apropriada pela pragmática, postula que a linguagem é uma forma de ação.
( ) Em semântica formal, o conceito de sentido vem dos trabalhos de Frege, que postulou a diferença entre esse conceito e o de referência. Para o autor, a referência é aquilo que permite chegar ao sentido. Diferentes referências constroem caminhos distintos, que levam a diferentes sentidos.
( ) Na semântica enunciativa, a polifonia ocorre quando temos a presença de mais de uma voz em um mesmo enunciado, como em: Pedro não é gentil, que faz 'ouvir' duas vozes, dois enunciadores: um que diz que Pedro é gentil, e outro que nega essa afirmação.
a) V – F – V – F – V
b) V – V – V – F – F
c) F – V – V – V – F
d) V – F – F – V – V
e) F – V – F – F – V

A respeito da temática relacionada à Linguistica textual, avalie as afirmacoes a seguir.
É correto o que se afirma em:
I) Os paradigmas da Linguística Textual começaram a Serem traçados a partir da década de 1960, constituindo-se através do desenvolvimento de três linhas teóricas, sendo elas: a análise transfrástica, gramáticas do texto e as teorias do texto.
II) A definição de texto nessa perspectiva não compreende unicamente os elementos linguísticos formais, que se consolidam de forma estável e invariável.
III) o texto é um produto em que seus traços característicos não dependem de sua realização sociodiscursiva, conduzidas cognitivamente e não de fatores imanentes.
a) I apenas
b) II apenas
c) I e II apenas
d) II e III apenas
e) I, II e III.

6º "Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de" pode ser perfeitamente substituída por:
a) não obstante;
b) entretanto;
c) visto que;
d) já que;
e) após.

7º Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie as afirmativas seguintes:
I A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que possibilite testar as suas teorias em algo aplicado.
II As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da Linguística Aplicada (LA).
III Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da Linguística Teórica.
IV A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorar a prática nas disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em suas atividades aplicadas.
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.

8º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve, ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage] deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode]; os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala exatamente como se escreve. Essa professora sabe que:
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras.
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas.
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais.
d) a língua portuguesa escrita não é fonética.
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável.

9º Sobre os objetivos de uma pedagogia linguística, qual das afirmativas pode ser considerada correta:
a) fundamentar linhas de ação teórico práticas de uma pedagogia linguística destinada a orientar o pessoal técnico administrativo a definir políticas de ensino de línguas na educação infantil e ensino fundamental ;
b) criar condições para o mediano desenvolvimento da memória linguística do aluno e do professor, compreendida como bem de capital linguístico com o qual não se opera a compreensão do mundo;
c) avaliar criticamente o material didático (livros) que se apresenta na escola e fazer circular crítica e reflexivamente material discursivo que expresse a diversidade de usos da língua;
d) introduzir na escola, com critérios específicos, a produção teórica em termos de técnicas e metodologias de ensino com base nas ciências exatas;
e) capacitar o aluno a enfrentar, com a devida instrumentação, o fracasso escolar em decorrência da adequação do ensino de línguas;

10º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna-se fundamental a elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com o contexto em questão. Diante do exposto e com base as proposições de uma pedagogia linguística, avalie as afirmativas seguintes. Assinale a incorreta.
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial à capacitação do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento das aptidões para a vida produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica resultante de censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser consideradas como um fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em que todos os falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível com a Linguística, implica em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece.

Prévia do material em texto

Protocolo: 187625 - PROVA DO ALUNO
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS 
Curso:Pedagogia
Disciplina: Fundamentos da Linguística Aplicada 2º Semestre
RGM: 053.13804 - PATRICIA DAMARES DA SILVA
PROVA SUB
Data Aplicação:01.10.2016, Gabarito a partir de: 06.10.2016
PROVA 01 
1º Seguindo a história da ciência da linguagem, no final do século XVIII, linguistas
descobriram que todas as línguas têm conexões e vem de um mesmo ancestral, a
partir dos conceitos de Noam Chomsky sobre competência e desempenho, elabore um
texto dissertativo considerando a imagem .
 
 
n
Parecer do Professor: 
2º Toda discussão entre diferenças de formas e sentidos serve para conscientizar o aluno
de que o trabalho de produção de um texto é um trabalho de escolha e utilização dos
recursos linguísticos que permitam melhor viabilizar a intenção comunicativa que se
tem, face a fatores textuais, ideacionais e interpessoais. Nessa direção, recorremos aos
elementos linguísticos que garantem esse diálogo entre leitor e contexto social.
 
 Diante das ideias acima, descreva os elementos de coerência presente no
texto/imagem.
Prova Unigranet - 187625 
Página 1/10
n
Parecer do Professor: 
3º Sobre as escolas importantes de pensamento em linguística avalie as seguintes
asserções e a relação proposta entre elas.
 
I-NOAM CHOMSKY desenvolveu seu modelo formal de linguagem, conhecida como
gramática transformacional, sob a influência de seu professor Zellig
Harris, que por sua vez foi fortemente influenciado por BLOOMFIELD.
 PORQUE 
 
II-Foi a partir da observação do comportamento das palavras gregas, e
especificamente de Trace, que as palavras gregas caiam nas seguintes classificações :
verbo, artigo, pronome, preposição, conjunção,
advérbio e particípio.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Resposta Correta: (B) 
4º Sobre as semelhanças e diferenças entre fala e escrita, assinale a alternativa
CORRETA sobre atividades de retextualização. 
a) Enquanto a escrita é estruturalmente elaborada, complexa, formal e abstrata, a fala,
ao contrário, é concreta, contextual e estruturalmente simples.
b) A construção do letramento liga-se ao desenvolvimento de habilidades que levam à
produção de uma Linguagem escrita cada vez mais abstrata, cujos produtos são textos
dos gêneros argumentativo e expositivo.
c) As diferenças entre fala e escrita se dão dentro de um continuum tipológico das
práticas sociais de produção textual e não na relação dicotômica de dois polos opostos.
d) A passagem da fala para a escrita é a passagem do caos para a ordem uma vez que a
escrita se submete ao ordenamento dos gêneros textuais, que são controlados
socialmente e devem ser bem formados.
e) Na transcrição da fala, que é a passagem de um texto de realização sonora para a
forma gráfica, ocorrem mudanças que interferem na natureza do discurso produzido,
tanto do ponto de vista da linguagem quanto do conteúdo.
Prova Unigranet - 187625 
Página 2/10
Resposta Correta: (C) 
5º 
Analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
( ) A pragmática é um campo de estudos que analisa a linguagem em seu uso
concreto pelos falantes na prática linguística e as condições que governam essa prática.
( ) Nos estudos enunciativos, a dêixis é o processo pelo qual se pode determinar o
referente de uma expressão a partir de elementos da situação extralinguística em que a
expressão é atualizada. São exemplos de dêiticos os pronomes eu, tu e ele, que
remetem, por dêixis, aos participantes da interação.
( ) A teoria dos atos de fala, que surgiu no interior da filosofia da linguagem e,
posteriormente, foi apropriada pela pragmática, postula que a linguagem é uma forma
de ação.
( ) Em semântica formal, o conceito de sentido vem dos trabalhos de Frege, que
postulou a diferença entre esse conceito e o de referência. Para o autor, a referência é
aquilo que permite chegar ao sentido. Diferentes referências constroem caminhos
distintos, que levam a diferentes sentidos. 
( ) Na semântica enunciativa, a polifonia ocorre quando temos a presença de mais de
uma voz em um mesmo enunciado, como em: Pedro não é gentil, que faz "ouvir" duas
vozes, dois enunciadores: um que diz que Pedro é gentil, e outro que nega essa
afirmação.
 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
a) 	V – F – V – F – V
b) 	V – V – V – F – F
c) 	F – V – V – V – F
d) 	V – F – F – V – V
e) 	F – V – F – F – V
Resposta Correta: (A) 
6º No processo de Alfabetização e Letramento, após a leitura de um texto realizada pelo
professor, assinale o que NÃO é pertinente ao aprendizado.
a) Cópia do texto trabalhado. 
b) Verificar se houve dificuldades de compreensão. 
c) O reconto oral pelos alunos. 
d) Recuperar a estrutura do texto por meio do trabalho oral. 
Resposta Correta: (A) 
7º - Acerca das noções de Texto acessadas durante as pesquisas podemos afirmar que :
I- Qualquer falante sabe que a comunicação não verbal não se faz geralmente
através de palavras isoladas, desligadas umas das outras e do contexto em que são
produzidas. Ou seja, uma qualquer sequência de imagens não constitui forçosamente
um texto.
II- Para que uma sequência de fonemas (sons)seja admitida como frase, torna-se
Prova Unigranet - 187625 
Página 3/10
necessário que respeite uma certa distribuição aleatória, ou seja, é preciso que essa
sequência seja construída tendo em conta o sistema da língua.
III- Tal como um qualquer conjunto de palavras não forma uma frase/oração ,
também um qualquer conjunto de frases/oração não forma, forçosamente, um texto
IV- Um texto, ou discurso, é um objeto imaterializado numa dada língua artificial
, produzido numa situação abstrata e pressupondo os participantes emissor e
enunciador .
V- Podemos dizer que existe um sistema de regras interiorizadas por todos os
membros de uma comunidade linguística. Esse sistema de regras constitui a
competência textual dos sujeitos, competência essa que uma gramática do texto se
propõe modelizar.
Assinale a alternativa que contem as respostas corretas .
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) I e II
b) II e III
c) III e IV 
d) IV e II
e) V e I
Resposta Correta: (C) 
8º Um professor que leu o texto do professor Marcos Bagno, propôs a uma turma de 5º
ano uma análise da letra de música como sendo uma variação linguística do português
e solicitou sua reescrita no português padrão. 
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
 
 
O professor:
a) indicou que, na letra da música, há muitas palavras incorretas. Caso não fosse feito o
trabalho de reescrita, os alunos poderiam aceitá-la como correta porque se trata de um
artista famoso. 
b) percebeu que os erros de concordância presentes na música são comuns nas classes
populares; por isso, usá-la é adequado porque ela se aproxima do falar dos alunos. 
c) verificou que a intenção lúdica, artística ou estética a que se refere o professor
Marcos Bagno não se aplica à letra da música; portanto, está correto o
encaminhamento pedagógico do professor. 
d) fez uma avaliação incorreta, segundo o texto 1, do que seja variação linguística e
supervalorizou o padrão culto em detrimento de outra variante. 
e) sabe que Adoniran Barbosa é paulista e que a variante linguística em que ele
escreve é típica do interior do estado de São Paulo. 
Resposta Correta: (D) 
9º No que se refere a ciência destinada aos estudo da língua, podemos inferir que é a :
Ciência que procura observar e descrever os fenômenos linguísticos de uma dadalíngua ou de língua afins ou nas línguas em geral, na busca de princípios fundamentais
que regem a organização o funcionamento da linguagem humana, como elemento de
comunicação entre os membros de uma dada comunidade e de exteriorização psíquica
desses mesmos membros
PORQUE
tem o intuito de compreender os diversos fenômenos da linguagem humana a
Prova Unigranet - 187625 
Página 4/10
Linguística moderna, buscar se apoiar em outros ramos da linguística, como,
Linguística Textual, Análise da Conversação, Análise do Discurso, História das Ideias
Linguísticas, Sociolinguística, Neolinguística, Psicolinguística, Aquisição da
Linguagem e Línguas Indígenas. Entretanto, essa ciência busca enfatizar a estrutura da
língua.
 
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a) As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da
primeira.
b) A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa.
c) As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta
da primeira.
d) A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira.
e) Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Resposta Correta: (B) 
10º Segundo as autoras a designação de texto serve a duas acepções;a primeira em sentido
lato corresponde a qualquer tipo de manifestação da textualidade do ser humano, sob
qualquer mediação semiótica. Já o discurso remete à linguagem verbal produzida no
curso de uma interação, logo, o discurso se manifesta através do texto em sentido
estrito. O texto, então, consolida-se por formar um todo semântico, "independente da
extensão." Dessa forma, o texto é "uma unidade de sentido, de um contínuo
comunicativo contextual que se caracteriza por um conjunto de relações responsáveis
pela tessitura do texto" (FÁVERO; KOCH 1994, p. 25). Disponível em:
http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao21/artigosic/ic04.pdf. Acesso em:
01/03/2015.
 
A respeito da temática relacionada à Linguistica textual, avalie as afirmações a seguir.
 
I) Os paradigmas da Linguística Textual começaram a Serem traçados a partir
da década de 1960, constituindo-se através do desenvolvimento de três linhas teóricas,
sendo elas: a análise transfrástica, gramáticas do texto e as teorias do texto.
 
 
II) A definição de texto nessa perspectiva não compreende unicamente os
elementos linguísticos formais, que se consolidam de forma estável e invariável.
 
 
III) o texto é um produto em que seus traços característicos não dependem de sua
realização sociodiscursiva, conduzidas cognitivamente e não de fatores imanentes.
 
 
 
 
É correto o que se afirma em:
a) 	I apenas
b) 	II apenas
c) 	I e II apenas
d) 	II e III apenas
e) 	I, II e III.
Prova Unigranet - 187625 
Página 5/10
Resposta Correta: (C) 
PROVA 02 
1º Observe a charge e a partir dos conceitos de Noam Chomsky sobre competência e
desempenho, elabore um texto dissertativo expondo seus conhecimentos.
 
 
 
n
Parecer do Professor: 
2º Analise a oração que segue:
O presidente pretende anunciar as novas medidas que mudarão o imposto de
renda, mas não deverá fazer isso na semana. 
Explique por que o pronome demonstrativo é classificado como elo coesivo
referencial.
n
Parecer do Professor: 
3º O sentido de "associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, embora árduo,
compele os homens a se defrontar com a realidade" sofre profunda alteração se o
enunciado for reescrito do seguinte modo:
a) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, conquanto árduo, compele os
homens a se defrontar com a realidade;
b) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, sendo árduo, compele todavia
os homens a se defrontar com a realidade;
c) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que é árduo, sim, contudo compele
os homens a se defrontar com a realidade;
d) associará a felicidade ao exercício das virtudes, que, árduo, compele por isso mesmo
os homens a se defrontar com a realidade;
e) associará a felicidade ao exercício das virtudes, o qual, árduo que seja, compele
ainda assim os homens a se defrontar com a realidade.
Prova Unigranet - 187625 
Página 6/10
Resposta Correta: (D) 
4º Sobre o estudo da Linguística, que é o estudo cientifico da linguagem humana,
podemos afirmar que :
I- é um estudo é científico quando se baseia na observação dos fatos e se abstém de
propor qualquer escolha entre tais fatos, em nome de certos princípios estéticos ou
morais:'Científico' opõe-se a 'prescritivo.
II-no caso da linguística, importa especialmente insistir no caráter científico e
prescritivo do estudo, como o objeto dessa ciência ,constituindo-se uma atividade
humana.E é grande a tentação de investir no domínio da observação prescritiva l
para ditar determinado comportamento.
III-o fundador dessa ciência foi Ferdinand de Saussure, um linguista suíço cujas
contribuições em muito auxiliaram para o caráter autônomo adquirido por essa ciência
de estudo. Assim, antes de retratá-las, constatemos um pouco mais acerca de seus
dados biográficos.
IV-a língua é concebida como um conjunto de valores que se opõem uns aos outros e
que está inserida na mente humana como um produto individual razão pela qual é
heterogênea, a fala é considerada como um ato individual, pertencendo a cada
indivíduo que a utiliza. Sendo, portanto, sujeita a fatores externos. 
V- o signo linguístico se compõe de duas faces básicas: a do significado - relativo ao
conceito, isto é, à imagem acústica, e a do valor prescritivo - caracterizado pela
realização material de tal conceito, por meio dos sentidos. 
 
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) 	I e II.
b) 	IV e V
c) 	I e III
d) 	III e II
e) 	I e IV
Resposta Correta: (C) 
5º Analise as afirmativas a seguir.
 
 I. O termo textualidade foi definido por Robert-Alain de Beaugrande e Wolfgang
Dressler, no livro Introduction to Text Linguistics, e retomado por Beaugrande, no
livro New Foundations for a Science of Text and Discourse, como o conjunto de
fatores que fazem com que um texto seja um texto e não apenas uma sequência de
frases ou palavras; em outros termos, esse conjunto de fatores diferencia textos de
não-textos.
 II. Dentre os padrões de textualidade, destaca-se a coerência, que, nos estudos
atuais, é definida como o princípio da textualidade que faz com que um texto faça
sentido numa dada situação de interação. 
 III. Dos sete padrões de textualidade, a coerência é o que dá origem à textualidade,
pois ela possibilita a produção e compreensão do texto como uma unidade significativa
global, constituindo-se como um princípio de interpretabilidade.
 IV. A construção da coerência depende de elementos linguísticos, do conhecimento
de mundo, do conhecimento partilhado e de fatores pragmáticos e interacionais.
 
 
Prova Unigranet - 187625 
Página 7/10
Sobre textualidade e coerência, assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e IV estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
e) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
Resposta Correta: (D) 
6º "Apesar da urgência da organização..."; nesse segmento do texto, a locução "apesar de"
pode ser perfeitamente substituída por:
a) não obstante;
b) entretanto;
c) visto que;
d) já que;
e) após.
Resposta Correta: (A) 
7º Dentre as características inerentes a Linguística Teórica e Linguística Aplicada, avalie
as afirmativas seguintes: 
 
I A Linguística Teórica (doravante LT) não apresenta um método de estudo que
possibilite testar as suas teorias em algo aplicado.
 
II As questões direcionadas ao o ensino de línguas, são de incumbência da
Linguística Aplicada (LA).
 
III Os estudos diacrônicos e sincrônicos são realizados pelos estudiosos da área da
Linguística Teórica. 
 
IV A LA é entendida como a utilização de conteúdos linguísticos para aprimorara
prática nas disciplinas que usam a linguagem, ou seja, desvincula as teorias da LT em
suas atividades aplicadas.
 
 
É correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e IV.
c) III e IV.
d) I, II e III.
e) I, III e IV.
Resposta Correta: (D) 
8º Numa sala de aula de terceiro ano do ensino fundamental, com crianças oriundas de
várias regiões do Brasil, um aluno pronunciou a palavra olho como [oio]. Outra criança
da turma chamou-lhe a atenção, corrigindo-lhe a fala. A professora aproveitou a
oportunidade e pediu a todos para que, a partir dali, falassem sempre como se escreve,
ou seja: os que falassem [sau] deveriam sempre falar [sal]; os que falassem [viage]
Prova Unigranet - 187625 
Página 8/10
deveriam sempre falar [viagem]; os que falassem [bodi] deveriam sempre falar [bode];
os que falassem [cantano] deveriam sempre falar [cantando]. Rapidamente as crianças
perceberam que ficou muito difícil falar e que seria impossível falar sempre
exatamente como se escreve. A professora aproveitou para explicar que ninguém fala
exatamente como se escreve.
 
Essa professora sabe que :
 
 
 
 
 
a) as relações arbitrárias e não perfeitas entre sons e letras são raras. 
b) as variações dialetais de origem social e regional devem ser superadas. 
c) as variações da língua falada têm significados afetivos e culturais. 
d) a língua portuguesa escrita não é fonética. 
e) a correspondência entre os sons da fala e a escrita fonética é invariável. 
Resposta Correta: (C) 
9º Sobre os objetivos de uma pedagogia linguística, qual das afirmativas pode ser
considerada correta:
 
a) fundamentar linhas de ação teórico práticas de uma pedagogia linguística destinada
a orientar o pessoal técnico administrativo a definir políticas de ensino de línguas na
educação infantil e ensino fundamental ; 
b) criar condições para o mediano desenvolvimento da memória linguística do aluno e
do professor , compreendida como bem de capital linguístico com o qual não se opera
a compreensão do mundo; 
c) avaliar criticamente o material didático (livros) que se apresenta na escola e fazer
circular crítica e reflexivamente material discursivo que expresse a diversidade de usos
da língua; 
d) introduzir na escola, com critérios específicos, a produção teórica em termos de
técnicas e metodologias de ensino com base nas ciências exatas ; 
e) capacitar o aluno a enfrentar, com a devida instrumentação, o fracasso escolar em
decorrência da adequação do ensino de línguas;
Resposta Correta: (C) 
10º Considerando a escola como um mosaico multicultural e linguístico torna se
fundamental a elaboração de uma metodologia de ensino de línguas que dialogue com
o contexto em questão. Diante do exposto e com base as proposições de uma
pedagogia linguística, avalie as afirmativas seguintes.Assinale a incorreta.
Prova Unigranet - 187625 
Página 9/10
a) Uma pedagogia linguística busca enfatizar o ensino de línguas como fator essencial
à capacitação do aluno em todas as demais disciplinas, incluindo o desenvolvimento
das aptidões para a vida produtiva.
b) A prática de uma pedagogia linguística deve combater a intimidação ideológica
resultante de censura ao uso de dialetos não padrão, ou de baixo prestígio social.
c) Cabe ao professor questionar/avaliar o material didático, entre os quais a gramática
normativa, adequando-o à realidade político-cultural e linguístico-funcional, diante de
seu contexto de atuação.
d) Diante das diversas linguagens presentes na escola, as mesmas devem ser
consideradas como um fator de afirmação regional (diatópica) e cultural, tanto coletiva
quanto individual (diastráticas).
e) A ilusão de uma língua única contribui para uma prática pedagógica excludente, em
que todos os falares fora da norma culta não se encaixam, assim um saber compatível
com a Linguística, implica em uma atuação voltada ao senso comum, da ordem do
ideológico, no qual a ilusão de uma língua perfeita se estabelece.
Resposta Correta: (E) 
Prova Unigranet - 187625 
Página 10/10

Mais conteúdos dessa disciplina