Buscar

PORTFÓLIO AUDITORIA

Prévia do material em texto

...............................................................................................................................
TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA - MÓDULO
RELEVÂNCIA DA QUALIDADE DOS CONTROLES INTERNOS
........................................................................................................................................
Belo Horizonte
2020
RELEVÂNCIA DA QUALIDADE DOS CONTROLES INTERNOS
Trabalho apresentado ao Curso Tecnólogo em Gestão Pública do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Auditoria.
Prof.: 
Belo Horizonte
2020
Portfólio I: AUDITORIA
RELEVÂNCIA DA QUALIDADE DOS CONTROLES INTERNOS
A qualidade dos controles internos pode ser avaliada em um trabalho de auditoria contábil em que será possível ao auditor perceber e relatar alguma deficiência. Se o sistema de controle existe, então esse deve ser testado em relação à sua eficiência. A avaliação da qualidade pode ser constatada pelo auditor quando esse observar o fluxo das atividades. Todos os departamentos devem ter o seu próprio controle, e, para facilitar o acesso e a interpretação de todos, o controle deve ser claro. O uso de procedimentos, manuais e fluxograma é o mais comum.
Você irá auditar a empresa Útil e recebeu o fluxograma do departamento financeiro, no qual entram os controles de: faturamento, contas a receber, extrato bancário, contas a pagar e compras. Aponte que tipo de controle pode ser feito e como poderá ajudar na auditoria.
Todas as empresas têm um sistema de controle interno, seja ele simples ou detalhado, de acordo com a finalidade da empresa. O intuito dos controles internos é assegurar que as atividades estejam sendo feitas de forma eficaz, de modo a alcançar os objetivos operacionais da empresa. 
No que se refere ao Faturamento da empresa, documentado a partir de cupons e notas fiscais este tipo de controle é referente às entradas de receitas na empresa.
No que se refere ao controle Contas a receber, as notas e cupons com os valores recebidos ou a receber podem representar uma forma de contribuição e documentação deste controle.
No controle Extrato bancário, a atuação do controle interno deve focar-se na manutenção de arquivos diários sobre a movimentação bancária da empresa.
Nas Contas a pagar, devem ser descritos, apresentados e comprovados todos os controles do que se paga na empresa, desde compras realizadas até a folha de pagamento dos funcionários.
No controle relacionado às Compras, este controle interno refere-se às diversas entradas de mercadorias comprovadas a partir de notas fiscais e cadastro da mercadoria ou produto no estoque da empresa. 
REFERÊNCIAS: 
BERGAMINI JUNIOR, Sebastião. Controles internos como um instrumento de governança corporativa. Revista do BNDES, Rio de Janeiro, v. 12, v. 24, p. 149-188, dez. 2005.
SANTOS Cerli da Luz dos; SOUZA, Rita Cássia de; HILLEN, Cristina. Controle interno: análise baseada na metodologia coso em uma empresa de Campo Mourão/PR. Anais do VIII Encontro de Produção Científica e Tecnológica.

Continue navegando