Buscar

Esquema Direito Civil - Contratos

Prévia do material em texto

Direito empresarial – Art.966,CC/2002.
Art. 966. Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços
Será considerado empresário se estiver presente "atividade econômica organizada".
Ex: O mecânico que possui uma oficina de automóveis com equipamentos, ferramentas, empregados etc. para atender seus clientes. 
Ex: A cabeleireira que possui um salão com cadeiras especiais para corte e lavagem de cabelos, shampoos, cremes, secadores e escovas de cabelo, ajudantes etc.
Parágrafo único. Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa.
	O que é elemento de empresa? 
Refere-se à atividade desenvolvida pela empresa, isto é, faz parte do seu objeto social, e de como ela está organizada para atuar. 
Seria o fato de que o profissional liberal conta com vários colaboradores, diversificando a prestação dos serviços que, inicialmente era prestada unicamente pelo profissional liberal.
Quando o estabelecimento onde o profissional liberal exerce a atividade é conhecido pela atividade (empresa), esse fato descaracteriza-o como profissional liberal, passando a ser judicialmente considerando empresário.
Ocorre, entretanto, que o citado dispositivo contém em sua parte final uma exceção. Trata-se do elemento de empresa. Assim, se o exercício da profissão intelectual constituir elemento de empresa, o sujeito que a exerce será considerado empresário.
Exclui, portanto, do conceito de empresário aqueles que têm no exercício de atividade intelectual, sua profissão. Portanto, a atividade ainda que econômica e exercida profissionalmente e de forma organizada, não será considerada uma atividade própria de empresário, não sujeitando o profissional que a exerce ao regime jurídico do Direito Empresarial. Neste contexto, as profissões intelectuais se distinguem da profissão de empresário devido a uma diversa valoração social
Ex: médicos, dentistas, escritores e escultores.

Continue navegando