Buscar

atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Semestre: 1º
Disciplina: TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
Professora: Maria Dolores Bortolança
Atividade referente às aulas 5 e 6 Enviar no Portfólio 3
Aluno – Anderson Fink RGM – 423. 257
01. Leia as alternativas abaixo: (0,7)
I- Chat é uma ferramenta síncrona que permite a discussão e o esclarecimento de dúvidas. Essa atividade é muito utilizada, pois permite a interação com o professor que pode aprofundar o debate. 
II- O Fórum permite a construção coletiva de textos, o termo, de origem havaiana, significa “rápido” e dá a condição de o usuário editar, a qualquer momento, o que está registrado, sendo possível a reelaboração rápida do que está escrito.
III- O mural tem sua utilização para a postagem de comunicados a serem vistos por todos. Fica postado na plataforma de aprendizagem de acordo com o período previamente determinado.
Sobre as Ferramentas utilizadas no ensino a distancia, é CORRETO afirmar:  a) ( ) As alternativas I e II estão corretas b) ( ) As alternativas I e III estão corretas c) ( ) Apenas a alternativa I está correta d) ( ) Apenas a alternativa III está correta e) ( X ) Todas alternativas estão corretas.
02. Explique com suas palavras a seguinte citação: “Recursos Digitais são elementos informatizados, como imagens digitais, vídeos, animações, hipertextos, entre outros, que possibilitam a interatividade entre usuário e a realização de uma determinada atividade ou ação. Materiais Educacionais Digitais são conceituados como todo material didático elaborado com objetivos relacionados à aprendizagem e que incorpora recursos digitais”. (TORREZAN; BEHAR, 2009, p. 33). (mínimo 3 linhas)(0,8)
 Ao lermos a citação, conseguimos entender que os recursos digitais são tudo aquilo que é informatizado, como os exemplos citados: as animações, os vídeos, as imagens digitais, hipertextos, dentre outros. Por sua vez, os materiais educacionais digitais são os materiais que utilizam todos esses recursos (vídeos, imagens digitais) com foco na aprendizagem. Dessa forma ficou mais fácil entender o conceito de materiais educacionais digitais por meio da explicação didática do autor
03. Após a leitura da aula 6: Faça uma analise explicando por que os materiais educacionais digitais devem estar de acordo com o modelo pedagógico de cada instituição de ensino. (mínimo 5 linhas) (1,0)
Na educação à distância os meios de ensino são importantes para um bom desenvolvimento do aluno, já que o mesmo precisa ter uma disciplina enorme para apreender. Todo material utilizado pela instituição não deve apenas conter as informações, mas ser pedagógico, ou seja, uma linguagem abrangente que a instituição deve desenvolver para que haja absorção do conhecimento. Todo conteúdo deve ter relação entre si, desde na escolha na construção de matérias digitais baseados no processo pedagógico, na escolha do modelo conceitual e toda a organização básica do conteúdo que irá ser ministrado. 
Bom trabalho!

Outros materiais