Buscar

AD2-2019 1_Mat I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
	Nome: Tatiana Siqueira
	Matrícula: 16216080073
	Polo: Volta Redonda
1) No Capítulo 1 do livro "A Resolução de Problemas Criando Espaço para Produção de Saberes nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais", de Mengali (2018), podemos ler uma citação de Onuchic (1999) afirmando que “quando os professores ensinam matemática através da resolução de problemas, eles estão dando a seus alunos um meio poderoso e muito importante para desenvolver sua própria compreensão”.
Link do livro: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf
Nas entrevistas gravadas abaixo, a Prof Dra. Lourdes da UNESP explica sobre o Ensino-Aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas:
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5J6BPly0Q8
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=yOXUi9FfQ18
 
Disserte sobre o capítulo e a entrevista, buscando responder perguntas como: o que é Resolução de Problemas, o que significa utilizar essa metodologia em sala de aula, quais aspectos da Resolução de Problemas permite que o aluno construa seus conhecimentos matemáticos, quais os desafios de utilizar a Resolução de Problemas nas práticas docentes,... (Em torno de 15 linhas)
R: A resolução de problemas possibilita formar o cidadão para lidar com a incerteza, com as possibilidades, é possível promover, nas aulas de Matemática, um ambiente em que os estudantes se sintam à vontade para comunicar, defender, justificar, conjecturar, argumentar, partilhar e negociar com os colegas as suas próprias perspectivas.
 Hoje os professores deveriam ter essa visão libertadora onde o ensino da matemática deveria se construindo juntos professores e alunos onde deveria haver um dialogo os alunos deveriam participar ativamente, na construção do conhecimento.
 Mas uma coisa é essa visão e outra é a realidade hoje nas maiorias das escolas ainda tem aquela visão antiga onde o professor passa o conteúdo finalizado e os alunos são meros repetidores e com isso não aprendem.
 Uma coisa é ter uma visão para a resolução dos problemas deixando os alunos participarem ativamente do aprendizado outra coisa é formar cidadãos que não tem pensamento crítico por estão acostumado a esse método da seriação um aprendizado único onde não é levado em conta o que a participação do aluno. Mas para isto é necessário a transformação da escola, educar com liberdade.
2) Em vigor desde dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC passou a ser o referencial atual para a Educação Básica. No capítulo sobre a Área de Matemática (pg. 263 a 317) são apresentadas as competências específicas de matemática para o Ensino Fundamental. O subitem 4.2.11 trata do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (pg. 274 a 295). Leia o documento e comente seus principais aspectos norteadores. (Em torno de 10 linhas)
R: O Ensino Fundamental deve ter compromisso com o desenvolvimento do letramento matemático, os processos matemáticos para resolver problemas, devem garantir aos alunos o desenvolvimento de competências específicas. Nessa direção, a BNCC propõe cinco unidades temáticas correlacionadas que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do ensino fundamental, números, álgebra, geometria, grandezas e medidas, probabilidade e estatística. No Ensino Fundamental – Anos Iniciais, deve-se retomar as vivências cotidianas das crianças com números, formas e espaço, e também as experiências desenvolvidas na Educação Infantil, para iniciar uma sistematização dessas noções. Nessa perspectiva, pretende-se que os alunos também formulem problemas em outros contextos.
Link para a Base Nacional Comum Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf

Continue navegando