Buscar

AD2 - 2020 1 - Mat I

Prévia do material em texto

8
 
 
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
 
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
 
	Nome:
	Matrícula: 
	Polo:
 
1) No Capítulo 1 do livro "A Resolução de Problemas Criando Espaço para Produção de Saberes nas Aulas de Matemática dos Anos Iniciais", de Mengali (2018), podemos ler uma citação de Onuchic (1999) afirmando que “quando os professores ensinam matemática através da resolução de problemas, eles estão dando a seus alunos um meio poderoso e muito importante para desenvolver sua própria compreensão”. 
 
Link do livro: http://www.sbembrasil.org.br/files/ebook_matematica_iniciais.pdf 
 
Nas entrevistas gravadas abaixo, a Prof Dra. Lourdes da UNESP explica sobre o EnsinoAprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas: 
Parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=y5J6BPly0Q8 
Parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=yOXUi9FfQ18 
 
Disserte sobre o capítulo e a entrevista, buscando responder perguntas como: o que é Resolução de Problemas, o que significa utilizar essa metodologia em sala de aula, quais aspectos da Resolução de Problemas permite que o aluno construa seus conhecimentos matemáticos, quais os desafios de utilizar a Resolução de Problemas nas práticas docentes,... (Em torno de 15 linhas) 
 
A resolução de problemas é uma metodologia de ensino da matemática muito potente e emancipatória, contudo, ainda hoje muitos docentes utilizam esse método de maneira errônea, apenas perpetuando uma cultura de transmissão e reprodução. A implementação dessa metodologia nas instituições de ensino de forma correta, proporciona a construção de uma prática pedagógica em que os alunos são convidados a produzirem saberes e participarem ativamente do processo de ensino-aprendizagem. É imprescindível que as atividades propostas sejam intrigantes e desafiadoras, para que os alunos se sintam motivados à encontrar caminhos para solucionar os problemas, o professore é o mediador do processo, logo, deve construir com o auxílio dos alunos um ambiente propício para discussões, interações e trocas. Essa metodologia comtempla habilidades que vão desde o desenvolvimento do raciocínio lógico à capacidade de gerenciar, organizar e sistematizar informações. Em síntese, é importante ter em mente que a matemática se aprende com o uso, portanto, é importante que o professor domine os procedimentos, valorize todo o processo de construção de saberes e compartilhe seus conhecimentos com seus alunos de forma à torna-los protagonistas do ensino-aprendizagem, proporcionando à eles autonomia para utilizar as habilidades adquiridas através da metodologia para a vida. 
 
2) Em vigor desde dezembro de 2017, a Base Nacional Comum Curricular – BNCC passou a ser o referencial atual para a Educação Básica. No capítulo sobre a Área de Matemática (pg. 263 a 317) são apresentadas as competências específicas de matemática para o Ensino Fundamental. O subitem 4.2.11 trata do Ensino de Matemática nos Anos Iniciais (pg. 274 a 295). Leia o documento e comente seus principais aspectos norteadores. (Em torno de 10 linhas) 
 
Link 	para 	a 	Base 	Nacional 	Comum 	Curricular: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf 
 	A matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental deve garantir o desenvolvimento de habilidades matemáticas que não fiquem restritas somente à aprendizagens dos algoritmos das quatro operações básicas, mas que leve em consideração conhecimentos prévios que as crianças possuem, e que muitos deles foram construídos na Educação Infantil, além das experiências cotidianas com números, formas e espaço. De acordo com a estrutura da BNCC, os conteúdos temáticos constituem uma unidade, e no ensino da matemática essa divisão é feita através de cinco unidades temáticas distintas, sendo elas: Números; Álgebra; Geometria; Grandezas e Medidas; Probabilidade e Estatística. Cada unidade temática tem como finalidade garantir o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que auxiliarão os alunos na construção de conhecimentos matemáticos para compreensão e atuação no mundo. A base enfatiza ainda a importância do letramento matemático, e a construção desse letramento só é possível com a matemática no uso, a matemática na resolução de situações e não só com a matemática das técnicas e das fórmulas.

Continue navegando