Buscar

PROJETO LEITURA

Prévia do material em texto

PROJETO LEITURA
TEMA: A descoberta dos contos de animais
PROFESSORA: Diana Karla Teixeira de Castro
DURAÇÃO DO PROJETO: Bimestral, cada aula terá duração de 30 minutos.
JUSTIFICATIVA: A metodologia de ensino desenvolvida no projeto será pautada em uma educação interacionista, adotada por essa instituição de ensino, propõe uma aprendizagem ativa, que valoriza as experiências e o conhecimento prévio dos alunos para colocá-los no centro do próprio aprendizado. Tendo como fundadores principais os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), essa proposta pedagógica entende que o aprendizado se dá pela interação com o mundo à nossa volta.
NÍVEL DE ENSINO: Ensino Fundamental Inicial
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, Geografia, Ética, Ciências, Alfabetização, Matemática, Artes.
TEMA: Língua escrita, Interpretação Oral, Valores, Normas e Atitudes, Prática de Produção de Texto, Pontuação, Gênero de texto, Ortografia, Dialogo, Processo de Leitura, Natureza, Meio Ambiente, Respeito mútuo, Alfabetização, Cores primárias e secundárias, Números e Operações.
OBJETIVO GERAL:
· Incentivar e estimular o prazer pelo mundo da leitura de contos de animais, despertando a curiosidade de aprender, levando-os a perceberem as imensas possibilidades de um texto e tudo que nele está contido de conhecimento, sabedoria e informação.
· Colocar o aluno em contato com variados contos de animais e assim desenvolver a linguagem verbal do aluno, motivando a levantar hipóteses através de novos conhecimentos adquiridos. 
OBJETIVO ESPECÍFICO:
· Despertar o ouvir, ler, escrever e recontar contos de animais, localizar e inferir informações em contos, fazendo-os refletir sobre a estrutura composicional de contos, conhecendo as histórias que vêm sendo transmitidas de geração em geração há muito tempo. E assim apreciar a escuta de histórias explorando hipóteses sobre o tema abordado construindo uma nova visão com atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
CULMINÂNCIA
A culminância do projeto deverá ser através da exposição de murais e da dramatização de um conto escolhido por eles para os professores e os outros alunos da instituição de ensino.
METODOLOGIA
Iniciar a aula com a acolhida, descontração e uma reflexão sobre a importância da leitura de contos de animais. A leitura é importante, pois é por meio dela que obtemos conhecimento, dinamizamos o raciocínio e as interpretações, além de enriquecer nosso vocabulário. Ler frequentemente contribui para que certos conhecimentos se fixem, e para ter uma escrita com coerência e coesão. Assim sendo, é preciso estimular o hábito de leitura porque ela prepara o indivíduo para a vida, criando novas perspectivas para ampliar e diversificar sua visão e interpretação de mundo.
Dialogar com os alunos sobre contos populares...Quando ouvimos as expressões: Era uma vez... Num reino muito distante daqui... Em que pensamos? Logo pensamos: lá vem história. É isso mesmo? Vocês gostam de ouvir histórias? Em que momento? Vocês conhecem alguém que conta histórias? Se conhecerem, que histórias vocês já ouviram essa pessoa contar? Quais personagens costumam aparecer nas histórias que vocês ouvem? Como geralmente começam e terminam essas histórias?
1ª Etapa; Motivação para o desenvolvimento do projeto 
Conto: A menina que odiava livros, Autor: Manjusha Pawagi, Ilustrações: Jeanne Franson, Tradução: Adriana de Oliveira, Editora: Melhoramentos
1.1 Apresentar aos alunos slides de imagens com o recurso multimídia (data show)
 
Estabelecer um diálogo, indagando: A - O que vocês estão vendo nessas cenas? B - Vocês conhecem esses animais? Qual é o nome deles? C - Vocês já ouviram ou leram alguma história em que as personagens são animais? Conte-nos alguma dessas histórias. D - Leiam abaixo os títulos de contos e respondam:
1.2 Apresentar um mural os seguintes títulos de contos de animais abaixo:
O que os contos acima parecem ter em comum? Vocês conhecem algum deles? Vamos conhecer um deles? Durante o diálogo, ouvir as opiniões dos alunos. Fazendo questionamentos sempre que necessário para que seja feita uma exploração coerente à temática de nossa aula. Ao responder seus questionamentos, chamar a atenção dos alunos para o fato de os animais serem personagens nos contos, assumindo comportamentos próprios dos seres humanos.
1.3 Será apresentado o livro para turma, explorando a capa e as informações que traz, como o nome da autora e da editora. "Um conto do nosso folclore" Que características um conto deve ter para ser considerado do Folclore? Explorar as ideias do anonimato e da tradicionalidade (transmissão de geração em geração), entre outras. As atividades realizadas serão na folha com a interpretação e a folha pautada para produção de texto.
1.4 Após a realização da atividade anterior, conversar com os alunos sobre os principais fatos da narrativa, por meio de perguntas sobre o conto. Após verificar que os alunos compreenderam o conto, discutir também com eles os elementos da fantasia presentes na história. Em seguida Fazer dobradura a partir do conto “A Festa no céu” disponibilizar um momento para os alunos conhecerem sobre a arte de dobrar papéis. Instigar se já fizeram alguma dobradura e se conhecem ou já ouviram falar sobre origami, dentre outros questionamentos. Explicar que: Origami significa: Ori (dobrar) Kami (papel). Origami é a arte japonesa de dobrar o papel
 
1.5 Acessar os sítios abaixo para visitar alguns zoológicos virtuais. Esses sítios são de zoológicos de algumas cidades do Brasil e contém várias informações sobre animais, bem como imagens. Página iniciar a visita ao museu virtual de São Paulo. Basta clicar no link: “Nossos animais” e escolher a espécie desejada.Fonte: Sítio “São Paulo: zoológico". Disponível em: < http://www.zoologico.com.br/>.
<http://zoo.sorocaba.sp.gov.br/mapa-zoo/mapa.html> 
 1.6 Solicitar que os alunos confeccionem cartazes com animais e descrevam algumas de suas características, isto poderá ser feito com o auxílio da professora mediadora.
1.7 Produção de texto
Propor para a turma uma produção de um texto coletivo no quadro sobre um conto escolhido por eles. Os alunos vão expor suas ideias ao escrever cada frase ou parágrafo retomar para que possam discutir sobre a sequência e a coerência dos fatos. Quando terminar de escrever o texto, refazer a leitura, reorganizar, se for o caso, e pedir que os alunos façam a cópia no caderno de Língua Portuguesa. Solicitar que ilustrem o texto.
1.8 Leitura dos textos produzidos pelos alunos
Quando os alunos terminarem de escrever o texto, solicitar que troquem o caderno ou folha de papel com um colega. Um fará a revisão do texto do outro e quando necessário poderão chamar a professora para que possa sanar alguma dúvida quanto aos aspectos gramaticais e ortográficos e também quanto à coerência textual. Poderá utilizar o dicionário para conferir palavras que estão em dúvida. Pedir que verifiquem se o colega sou parágrafos; separou corretamente as palavras em sílabas no final da linha; usou letra maiúscula para escrever o nome das personagens; usou letra maiúsculapara iniciar os parágrafos e as frases; cuidou da ortografia, por exemplo, mp, mb, r, rr, ç, x, ch, f, v, dentre outras; usou a pontuação adequadamente: , : __ . ? ! ; conseguiu resolver a situação problema apresentada.
2ª Etapa: Ações
- Produção de Murais: “Li, gostei e recomendo”; - rodas de leituras; - dramatizações; - confecção de fantoches; - leitura livre; - interpretação oral; - leitura compartilhada em voz alta; - reescrita de histórias; - produção escrita de novos finais para um mural interativo; - produção de textos; - confecção de mini livros; - dobraduras; - recorte e colagens, - palavras cruzadas; - caça palavras; - pinturas;
Permitir que leiam as capas, os nomes dos elementos e comentem sobre o enredo. Este é um momento para uma roda de alimentação temática, onde a intenção principal é recordar a estrutura composicional dos contos de animais. Instigar os elementos e as características dos contos como o nome do conto, quais os elementos trazidos pelo conto, o que acontece, se recordam de algum trecho, como o conto se inicia, recordando as situações de interação social.
3ª Etapa: Os contos
Após a leitura na roda de conversa na quadra explorando o ambiente ao redor e diversos contos de animais vamos relembrar os títulos das histórias e será solicitado que as crianças votem em qual gostariam de apresentar para a outra turma. Organizar a sala em duplas de trabalho produtivas. Terá como critério das duplas: hipóteses de escrita diferentes, porém próximas, e a relação entre os alunos. Cada dupla vai escrever o título da história que deseja que seja lida para a outra sala. Acompanhar a produção escrita e requisitar que leiam o que escreveram e, assim, controlem sua produção.
4ª Etapa: Brincando com os contos de animais
Ler o tema da aula para as crianças ADIVINHA QUE CONTO É? Obá! Vamos conhecer um novo conto de animais, mas que antes vamos adivinhar algumas informações sobre o conto.
Ler a história para as crianças, apresentando as cenas e objetos que se refiram aos personagens na medida em que surgem no conto.
Solicitar que transcrevam para um cartaz o trecho do conto que contenha as respostas para as perguntas que as crianças receberão.
Confeccionar a decoração de caixas com os contos que foram escolhidos pelos alunos para o reconto utilizando material visual.
RECURSOS DIDÁTICOS
Livros de contos diversos, data shows, slides, TV, fantoches, caracterização de personagem, cartazes, cola, atividades em folha, lápis de cor, caderno, cartões com o nome dos elementos e dos contos já estudados e/ou lidos, imagens das capas de livros de contos, tinta
AVALIAÇÃO 
A avaliação será feita durante a realização de cada atividade proposta, porém deverá ser analisado o desenvolvimento dos alunos quanto ao entendimento das partes que compõem um conto de encantamento. Utilizar registros e as observações para verificar se os alunos foram capazes de: ouvir, ler, escrever e recontar contos de animais; produzir texto com autonomia; ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda; formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado; reconhecer, valorizar e ler contos de animais, compreendendo-os como histórias que vêm sendo transmitidas de geração em geração há muito tempo; desenvolver atitudes favoráveis à leitura; interagir com os pares sabendo respeitar a opinião dos colegas. Observe ainda, se durante os desafios a turma conseguiu refletir sobre a estrutura composicional dos contos de animais; desenvolver o prazer pela leitura e apreciar a escuta de histórias.

Continue navegando