Buscar

01 AA2 Seminario Integrador

Prévia do material em texto

Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Administração Pública
Disciplina: Seminário Integrador
Nome do aluno: André José das Graças 
Polo: Nova Iguaçu
Matricula: 19213110040
Artigo(s) de referência: Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952) COELHO, Fernando de Souza e NICOLINI, Alexandre Mendes. 2014, vol.48, n.2, pp.367-388. 
Atividade Avaliativa 2
(1) Considerando o resumo do artigo de COELHO e NICOLINI (2014), IDENTIFIQUE e RETIRE: (Atenção: você fará citações diretas e precisa respeitar as normas de referenciamento!) 
a) O trecho que identifica o objetivo do texto;
R: “O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucinalização na educação superior nacional”.
 b) O trecho que apresenta a justificativa dos autores para a importância do trabalho; 
R: “Contribuiu para a construção da memória da área de conhecimento de administração no Brasil, em geral, e do seu ensino (e pesquisa), em particular”.
c) O trecho que indica a metodologia utilizada como base; 
R: Baseado em ampla revisão bibliográfica e em uma razoável análise documental.
d) O trecho que aponta as revelações do trabalho. 
R: O artigo desvela três momentos nítidos, conexos e sucessivos entre o Segundo Império e o final do Estado Novo que precedem a institucionalização desse curso superior na década de 1950.
(2) EXPLIQUE o significado do trecho a seguir e APONTE, em sua explicação, quais os materiais utilizados como base argumentativa para tal afirmação.
 “Silva, perscrutando os anais do parlamento e artigos de lei que se referem ao ensino superior no Segundo Reinado, mostra que as noções/ensaios sobre a instrução em administração pública são aproximadamente, ‘contemporâneas da maioridade de Dom Pedro II (1958:2).” (COELHO e NICOLINI, 2014:370). 
R: O trecho quer dizer que “Silva, ao analisar os anais do parlamento e artigos de lei que referem ao ensino superior no Segundo Reino...” o conteúdo analisado esta defasado, ultrapassado, que precisava de mudança na grade de ensino.
 
(3) EXPLIQUE o significado do trecho abaixo, IDENTIFICANDO a que disciplinas o autor se refere e qual a polêmica que era colocada em questão naquele período. “Inclusive, diferenciar as duas disciplinas e caracterizar cada uma delas constituiu matéria de debate e problema de pesquisa nos primórdios da documentação do conhecimento em administração pública no Brasil.” (COELHO e NICOLINI, 2014:370).
R: O trecho se refere ao estudo das ciências administrativas e do direito administrativo, que entre o fim do século XIX e o inicio do século XX, surgiu à polêmica em torno da uniao dos estudos da Administração Pública e do pensamento do direito administrativo. Por conta dessa união, diferenciar essas duas disciplinas, se tornou matéria de debate e problema de pesquisa. 
(4) APONTE quais eram os fundamentos da escola clássica da administração nos Estados Unidos (EUA) e na Europa Ocidental. 
R: Eram os fundamentos da dicotomia entre política e administração de Woodrow Wilson, de 1887, do modelo burocrático weberiano, da organização do trabalho de Frederick Taylor, de 1911, e dos processos administrativos de Henri Fayol, 1916, engendrando uma racionalidade administrativa no aparelho do Estado.
(5) EXPLIQUE qual era a visão da formação de bacharéis para a administração pública até os anos 1930, quais mudanças de perspectiva ocorrem a partir da Era Vargas em relação à formação profissional na área.
R: Entendia que o ensino de administração pública era semelhante ao de ciências jurídicas. A partir da Era Vargas se notou a necessidade da criação de um curso para formar pessoas especializadas em gerênciamento de órgãos/departamentos públicos.
(6) Considerando o mesmo artigo, IDENTIFIQUE em que momento histórico são lançadas as bases para o estabelecimento de um Estado administrativo no país e 
EXPLIQUE sua relação com o desenvolvimento do sistema capitalista. Destaque quais as duas intituições que marcam esse período e em que espaços intitucionais introduziam os princípios de administração da escola clássica. 
R: As bases para a Edificação de um Estado Administrativo no país são lançadas na Segunda República. 
O sistema capitalista se desenvolveu durante a reestruturação e expansão estatal e com o avanço do sistema industrial. 
Destacam-se a criação do Intituto de Organização Racional do Trabalho (Idort) e do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp), ambos introduzindo no Brasil os princípios de administração da escola clássica; o primeiro na organização industrial e o último na máquina governamental. 
 
(7) DESTAQUE os elementos mais importantes do subitem: “4. Das origens da FGV à instalação da EBAP: contexto, preparativos e efeitos”. 
R: É no encadeamento das ações da FGV entre 1944 e 1952, fundada (e conduzida) por técnicos do Dasp, que o ensino superior de administração pública institucionalizou-se no Brasil. Articulada num momento em que o sistema universitário nacional deslocava-se da referência europeia para a tendência norte-americana, a FGV — com o apoio das Nações Unidas (ONU) e com a cooperação de universidades dos Estados Unidos — instalaria, no Rio de Janeiro, a Escola Brasileira de Administração Pública (EBAP) que, precursoramente, formaria bacharéis neste campo do saber (conciliando o embasamento teórico das humanidades com um vertente funcional-instrumental de gerência pública).
(8) Considerando a leitura do artigo, ESCREVA um texto de até três parágrafos, abordando a importância do ensino à distância em administração pública, seus pontos positivos e negativos e JUSTIFIQUE sua perspectiva. 
O ensino a distancia em administração pública é a forma da univercidade chega a cidades que dificilmente poderia chegar, por falta de estrutura para montar um campus, que não é barato, assim a EAD consegue levar educação a cidades mais distantes atraves dos polos. Isso ajuda pessoas “menos favorecidas” de tempo e recursos financeiros, ja que a modadidade a distancia a pessoa tem a flexibilidade de tempo para estudar (estudar em qualquer lugar, e intervalo de tempo de outras atividades).
Em contra partida o preconceito quanto à modalidade EAD ainda existe, sempre dizem que EAD é rapido e facil de fazer, é estudo para preguiçoso, o ensino não é de qualidade, que o certificado da modalidade presencial é diferente do EAD. Tudo “FAKENEWS”. O curso EAD seja ele em Administração Pública ou Matemática tem o mesmo conteúdo que o presencial, a mesma duração e mesmo peso. Outra dificuldade encontrada no metodo EAD é a adaptação à tecnologia, que são os metodos usados. Geralmente quem tem dificuldades com tecnologia (acesso a plataforma, digitalizar tarefas e envio via plataforma) acaba desistindo do curso por não saber usar as ferramentas que são essenciais nessa modalidade de ensino.
Assim concluo que o metodo EAD não é uma coisa nova, mas vem se modernizando e se adaptando as necessidades dos individuos, claro que ainda existem algumas coisas que podem ser mudadas, mas “contudo”, os pontos positivos se destacam aos demais, por isso o crescimento na busca pelo método EAD nos ultimos anos disparou fazendo com que algumas intituições renomadas se rendessem a modalidade e abrissem espaço para o método EAD.

Continue navegando