2 ATIVIDADE PLANEJAMENTO TRIBUTARIO
6 pág.

2 ATIVIDADE PLANEJAMENTO TRIBUTARIO

Pré-visualização2 páginas
· Pergunta 1
1 em 1 pontos
	
	
	
	 Analise o fragmento textual a seguir:
\u201cPara entendermos o que é receita [...] ela se trata da quantidade de dinheiro que uma empresa recebe [...] A receita líquida [...] compõem o demonstrativo de resultados [...] a receita líquida de vendas é [...] dinheiro [...] ao realizar as suas atividades, seja a venda de produtos ou a prestação de serviços.\u201d
REIS, TIAGO. O que é receita líquida. Disponível em: < http://www.lefisc.com.br/materias/
2112006ir2.htm>. Acesso em: 25 jun. 2019.
 
Considerando o disposto, observamos uma série de situações. Diante disso, correlacione os conceitos com as características.
 
I. Receita
II. Demonstrativo de resultados
III. Receita líquida de vendas 
 
(  ) resultante da venda de produtos ou da prestação de serviços.
(  ) também é composto pela receita líquida.
(  ) quantidade de dinheiro que a empresa recebe.
 
A partir das relações feitas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, II, I.
	Resposta Correta:
	 
III, II, I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Está correta a sequência receita líquida de vendas, porque é resultante da venda de produtos ou da prestação de serviços; demonstrativo de resultados, porque também é composto pela receita líquida;  receita, porque é a quantidade de dinheiro que a empresa recebe. 
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
As empresas do regime tributário do lucro real, tendo em vista a maior complexidade e exigência de procedimentos mais detalhados, também devem atender mais a certas exigências legais.   Dentre essas exigências, podemos destacar a rigorosa observância dos princípios contábeis, completa __________________ contábil e fiscal, constituição de provisões contábeis, elaboração de demonstrações etc.
 
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
escrituração       
	Resposta Correta:
	 
escrituração       
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. A empresa com regime tributário do lucro real precisa elaborar completa e detalhada escrituração contábil e fiscal, para poder apurar adequadamente seu lucro real. 
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	As empresas que têm regime de tributação pelo lucro real, em alguns casos, apresentam exceções quanto à forma de apuração do PIS e do COFINS a que estejam ou não sujeitas. Há empresas que não são tributadas para o PIS e para o COFINS, como, por exemplo, as que têm receitas com revenda de produtos como gasolina e perfume. Há outros casos de empresas que não são tributadas para o PIS e para o COFINS.
 
Com base nesses casos, analise as afirmativas a seguir quanto à tributação do PIS e do COFINS de empresas de regime do lucro real.
 
I.  Todas as empresas que efetuam venda de perecíveis não têm essa tributação.
II. As empresas que não fazem nenhum beneficiamento não têm essa tributação.
III. As empresas que prestam serviços para o governo não têm essa tributação.
IV. As empresas  com venda de mercadorias para o exterior não têm essa tributação.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
IV, apenas
	Resposta Correta:
	 
IV, apenas
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. As empresas com venda de mercadorias para o exterior não têm essa tributação, ou seja, não são tributadas para o PIS e para o COFINS.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia o trecho a seguir:
O lucro presumido é um regime tributário considerado bastante simples, o que não significa que possa sempre ser o mais favorável quanto à economia de uma empresa, conforme suas características. Ele é  chamado de presumido porque seu cálculo é feito sobre uma base presumida de _______________________, para, então, ser apurado o valor a ser pago de tributos, conforme dado percentual da receita bruta.
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
lucro.
 
	Resposta Correta:
	 
lucro.
 
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Lucro, uma vez que o lucro presumido recebe essa denominação de \u201cpresumido\u201d, porque o seu cálculo se faz considerando uma base presumida de lucro, ou seja, uma base atribuída conforme certos critérios preestabelecidos pelo Fisco.  
	
	
	
· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	O lucro real pode ter exclusões e adições, de acordo com a legislação.  As exclusões diminuirão o lucro líquido. Essa informação demonstra a importância de um adequado e atualizado planejamento tributário nas empresas. Naturalmente não podemos esquecer que, diminuindo o lucro líquido, as exclusões permitirão reduzir também a CSLL \u2013 Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Diante disso, assinale a alternativa correta quanto a exclusões permitidas do lucro real.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Prejuízo fiscal apurado em períodos anteriores, limitado a 30% do lucro líquido.
	Resposta Correta:
	 
Prejuízo fiscal apurado em períodos anteriores, limitado a 30% do lucro líquido.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O prejuízo fiscal da empresa apurado em períodos anteriores pode ser excluído do lucro real até o limite de 30% do lucro líquido obtido nas empresas tributadas pelo regime de tributação do lucro real.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	As empresas podem obter o crédito do IPI em certas situações. O IPI incide na saída de produtos industrializados da empresa que os fabricou. No caso dessa empresa, ela será cobrada de IPI pela saída desses produtos que fabricou, mas poderá se creditar do valor de IPI que teve que pagar pela aquisição de certos bens em certos casos.
 
Assinale a alternativa correta quanto aos tipos de bens que a empresa industrial adquire e que poderá usar seus valores pagos de IPI dos mesmos, como crédito de IPI de produtos que produz e vende.    
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Insumos que usou para fabricação.
	Resposta Correta:
	 
Insumos que usou para fabricação.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. O IPI pago pela empresa na aquisição de insumos que ela utiliza para fabricação pode ser utilizado pela empresa para se creditar de IPI cobrado sobre produtos que fabrica e vende.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o fragmento textual a seguir:
\u201cNa apuração do Lucro Real para fins de tributação pelo IRPJ e CSLL, o Livro (1) de Apuração do Lucro Real (LALUR) é o instrumento [...] utilizado [...] na elaboração das Demonstrações Financeiras, [...] como resultado final do fechamento de balanço [...]. Livro Eletrônico [...] nome de e-LALUR\u201d.
 
MORAIS, Roberto Rodrigues de. IRPJ lucro real e as adições e exclusões ao lucro líquido para apurar irpj e csll devidos. Jus.com.br, mar. 2017. Disponível em: < https://jus.com.br/artigos/56566/irpj-lucro-real-e-as-adicoes-e-exclusoes-ao-lucro-liquido-para-apurar-irpj-e-csll-devidos>. Acesso em 25 jun. 2019.
 
Tendo em vista as características do exposto no texto, quanto a documentos relativos à tributação, indique aspectos válidos que podem ser considerados como sua característica ou utilização.
 
I. E-LALUR
II. Demonstração Financeira.
III. Apuração do Lucro Real. 
 
(    ) Para tributação de IRPJ e CSLL.
(    ) Significa ser um documento eletrônico.
(    ) Documento de resultado final do fechamento de balanço.
 
A partir das relações feitas, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
III, I, II.
	Resposta Correta:
	 
III, I, II.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta. Apuração do Lucro Real, para tributação do IRPJ e CSLL;  E-LALUR é o documento eletrônico ou de automação tributária, sendo que o prefixo \u201cE\u201d significa eletrônico; Demonstrações Financeiras são os documentos de resultado final do fechamento de balanço
	
	
	
· Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	Analise o fragmento textual a seguir:
Com relação às receitas não tributáveis no lucro presumido, \u201cconsideram-se  não tributáveis as receitas e os rendimentos: [...] recuperações de créditos