Buscar

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES NaOH e HCl

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES NaOH e HCl
INTRODUÇÃO
O comportamento das soluções geralmente depende não só da natureza dos solutos, mas também de suas concentrações. O termo concentração é usado para designar a quantidade de soluto dissolvido em uma determinada quantidade de solvente ou solução. Assim quanto maior a quantidade de soluto dissolvido em certa quantia de solvente, mais concentrada a solução resultante (ATKINS, 2001).
O processo de padronização permite determinar a concentração exata de uma solução, geralmente para utilizar em uma análise volumétrica (quantitativa). Consiste em realizar uma titulação da solução preparada, em relação à um padrão primário (ou secundário). Com base nos volumes e na massa do padrão primário (ou concentração do padrão secundário) utilizados, é possível calcular a concentração exata da solução (MACÊDO,2003). 
O preparo e padronização de soluções é muito importante para um bom procedimento de uma análise quantitativa, pois mesmo que um experimento seja conduzido de forma adequada, se as soluções não apresentarem uma concentração conhecida os resultados poderão ser equivocados. Existem substâncias com características bem definidas, conhecidas como padrões primários, que são utilizadas como referência na correção da concentração das soluções através do procedimento denominado padronização ou fatoração (Baccan, 2001).
Tal procedimento consiste na titulação da solução de concentração a ser determinada com uma massa definida do padrão primário adequado.
Características básicas de um padrão primário:
· Deve ser de fácil obtenção, purificação, conservação e secagem;
· Deve possuir uma massa molar elevada, para que os erros relativos cometidos nas pesagens sejam insignificantes;
· Deve ser estável ao ar sob condições ordinárias, se não por longos períodos, pelo menos durante a pesagem. 
· Não deve ser higroscópico, eflorescente, nem conter água de hidratação;
· Não deve formar produtos secundários;
· Alta estabilidade física e química;
· Alta solubilidade em água;
· Reação estequiométrica e instantânea com solução.
Como o número de padrões primários é limitado, recorre-se, muitas vezes, a padrões secundários. Neste caso, a concentração de uma solução padrão secundário é determinada por titulação com um padrão primário, designando-se o processo por padronização. Em geral, as soluções de padrões secundários não oferecem as garantias de estabilidade dos padrões primários devendo ser padronizadas periodicamente.  O Biftalato de Potássio (KHC8H4O4) é um exemplo de padrão primário .(CHANG,1995)
Uma das maneiras usadas para detectar o ponto final de titulações baseia-se no uso da variação de cor de algumas substâncias chamadas indicadores. No caso particular das titulações ácido-base, os indicadores são ácidos ou bases orgânicas (fracos) que apresentam colorações diferentes, dependendo da forma que se encontram em solução (forma ácida ou forma básica) (Baccan, 2001).
Neste experimento procedem-se a padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/L e ácido clorídrico (HCL) 0,1 mol/L. A padronização foi feita por uma solução de Biftalato de Potássio e Ácido Clorídrico, utilizando como indicador a fenolftaleína, tendo a equação química balanceada, referente à reação de neutralização, fundamental para a realização dos cálculos necessários para a determinação da concentração exata da solução da base que está sendo padronizada.
BIBLIOGRAFIA
ATKINS, P., Jones, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, 2001.
BACCAN, N; et al; Química Analítica Quantitativa Elementar, 3ª ed., Edgar Blucher, São Paulo-SP, 2001
CHANG, R., Química, 5ªed., McGraw-Hill, Lisboa, 1995
MACÊDO, J, Métodos Laboratoriais de Análises Físico-Químicas e Microbiológicas, 2ª ed.,CRQ-MG, Belo Horizonte-MG, 2003

Continue navegando