Buscar

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA

Prévia do material em texto

ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA
	
	 
 Esta obra é composta pela Lei n. 10.741, de 1.º de outubro de 2003 (Estatuto do Idoso). Seu objetivo é propalar os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Destaques desta edição Lei n. 13.535, de 15-12-2017: altera o art. 25 do Estatuto do Idoso.
 Estatuto do Idoso representa uma conquista para a sociedade, a Lei consolida direitos garantidos da Constituição Federal, Declaração dos Direitos Humanos, Política Nacional do Idoso e o Plano Internacional para o Envelhecimento 
	COSTA, R. A terceira idade hoje sob a ótica do serviço social/ Ruthe Corrêa da Costa. Canoas:
Ed. ULBRA. 2007.
	 Esta Obra aborda a questão da longevidade humana que vem crescendo cada vez mais no Brasil, e os desafios enfrentados na atualidade pelos idosos que vem assumindo a responsabilidade e manutenção do núcleo familiar. Assim dessa maneira esses idosos buscam muitas vezes um complemento de renda através de atividades informal e informais. 
 Retrata o compromisso do profissional de Assistência Social com as políticas socioassistencias ao segmento da pessoa idosa com mais de 60 anos de idade no mundo do trabalho, na vida familiar e social. 
	IAMAMOTO, Marilda Vilela.
O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional.
26ª ed. São Paulo: Cortez, 2015
Berzins, Marilia Viana.
BORGES, Maria Claudia.
Políticas Públicas Para Um País Que Envelhece.
1ª ed. Martinri: 2012
	A obra menciona a sociedade e o serviço social na contemporaneidade, fala do agravamento das múltiplas expressões das questões sociais.
 A autora destaca os impactos sobre o serviço social, reafirma a atividade do assistente social, incorpora a temática e questões sociais e suas transformações societárias e alternativas para a formação do assistente social.
I
	
	 A obra trata das transformações sociais econômicas e culturais nesse século e fala da dúvida crescente do processo de envelhecimento da população. Do déficit de políticas públicas direcionada a população idosa e reivindica melhores condições de vida, um envelhecimento mais digno.
 Tem o intuito de provocar reflexões e discutir políticas públicas efetivas que possam prevenir situações de risco, vulnerabilidade social de fragilidade e exclusão social. Assim fortalecer o vínculo familiar.

Continue navegando