Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO AV1 DIREITO TRIBUTÁRIO

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A Atividade financeira do Estado tem por finalidade, em resumo, o atendimento das necessidades públicas, insertos no Art. 3º da CRFB/88. Neste contexto, tal atividade não é um fim em si mesmo, de forma que o Estado não tem o fim de enriquecer, mas atender seus fins políticos, econômicos e sociais.
Diante destas características afirma-se que a atividade financeira do Estado é:
Privativa da União.
Instrumental.
Ilimitada.
Exclusiva da União.
Desvinculada.

As despesas realizadas pela Guarda Municipal de Niterói e do Rio de Janeiro são fiscalizadas, externamente, respectivamente:
Pelo sistema de cada Poder auxiliado pelo TCU.
Pelo Congresso Nacional com auxílio do TCU.
Pela Câmara dos Vereadores de Niterói com o Auxílio do Tribunal e Contas da União (TCU) e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Pela Câmara Municipal de Niterói, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com auxílio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Pelo sistema de freios e contra pesos próprios da nossa Constituição.

Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
Nenhuma das afirmativas acima está correta.
Todas as afirmativas acima estão corretas.
Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.

A lei de diretrizes orçamentárias está prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, e foi regulamentada por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
Nesse sentido, no que se refere à lei de diretrizes orçamentárias, assinale a afirmativa incorreta.
A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá o orçamento fiscal referente aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Os projetos de lei relativos às diretrizes orçamentárias devem ser apreciados pelas duas casas do Congresso Nacional.
Cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização da lei de diretrizes orçamentárias.
Quando não compatíveis com o plano plurianual, as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas.
A lei de diretrizes orçamentárias é de iniciativa do Poder Executivo.

Ano: 2017Banca: FMP ConcursosÓrgão: PGE-ACProva: Procurador do Estado
Em referência à delegação de competência tributária assinale a alternativa CORRETA.
Somente a prerrogativa de fiscalizar os tributos pode ser delegada.
As funções de fiscalização e arrecadação dos tributos podem ser delegadas, e também a produção de normas para definição dos tributos a serem arrecadados.
Somente a função de produção de normas tributárias pode ser delegada de um ente para outro.
É possível delegar a competência tributária uma vez ao ano, por ocasião da produção da lei orçamentária.
Nenhuma das alternativas acima está correta.

Com relação aos preços financeiros podemos afirmar que eles assim são denominados pela doutrina:
Preço compulsório, taxa, preço político e preço quase privado.
Tributos, taxas, contribuição de melhoria e tarifas.
Originários, Derivados e Especiais.
Preço compulsório ou tarifa, preço político e preço quase privado.
Preço Público ou tarifa, preço político e preço quase privado.

Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que o direito financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo:
I - O direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do que o direito tributário;
II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias;
III - As receitas públicas podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não tributárias, como multas;
IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro, enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas.
A respeito das afirmacoes acima, assinale a única resposta correta:
todas as assertivas são falsas
somente a assertiva IV é falsa
somente as assertivas II e IV são verdadeiras
todas as assertivas são verdadeiras;
somente as assertivas II e IV são falsas

De acordo com a Constituição Federal, a atribuição para I. estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, bem como II. fixar as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientar a elaboração da lei orçamentária anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
São, respectivamente, da:
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei que estabelece Orçamento Anual e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei de Diretrizes Orçamentárias.

17/03/2015 13h18 - Renan Calheiros promulga a PEC do Orçamento Impositivo Texto obriga governo a pagar verba a congressistas para redutos eleitorais. União ficará obrigada a destinar emendas em limite de 1,2% da receita. Antes da promulgação, a Lei Orçamentária (que prevê receitas e despesas do governo federal) autorizava despesas decorrentes das emendas, mas não impunha a liberação dos recursos. Por isso, o governo poderia cumprir ou não gastos que não são obrigatórios.
Analisando o caso, verifique as seguintes afirmações:
I - Orçamento impositivo é aquele em que, uma vez consignada uma despesa no orçamento, ela deve ser necessariamente executada. A despesa, por encontra-se prevista na lei orçamentária, deve ser realizada.
II - No orçamento autorizativo não existe obrigatoriedade de execução das despesas consignadas no orçamento público, já que o Poder Público tem a discricionariedade para avaliar a conveniência e a oportunidade do que deve ou não ser executado.
III - Mesmo após a Emenda Constitucional nº 86 de 17 de março de 2015 seria temário dizer que o orçamento brasileiro agora é impositivo. Ou seja, entendemos ser errada qualquer afirmação que generalize o orçamento brasileiro como impositivo.
Todas estão corretas
Somente I e III estão corretas
Somente II e III estão corretas
Todas estão incorretas.
Somente I e II estão corretas.

O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, é a (o)
Penhora
Fixação
Pagamento
Empenho
Liquidação

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A Atividade financeira do Estado tem por finalidade, em resumo, o atendimento das necessidades públicas, insertos no Art. 3º da CRFB/88. Neste contexto, tal atividade não é um fim em si mesmo, de forma que o Estado não tem o fim de enriquecer, mas atender seus fins políticos, econômicos e sociais.
Diante destas características afirma-se que a atividade financeira do Estado é:
Privativa da União.
Instrumental.
Ilimitada.
Exclusiva da União.
Desvinculada.

As despesas realizadas pela Guarda Municipal de Niterói e do Rio de Janeiro são fiscalizadas, externamente, respectivamente:
Pelo sistema de cada Poder auxiliado pelo TCU.
Pelo Congresso Nacional com auxílio do TCU.
Pela Câmara dos Vereadores de Niterói com o Auxílio do Tribunal e Contas da União (TCU) e pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Pela Câmara Municipal de Niterói, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com auxílio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
Pelo sistema de freios e contra pesos próprios da nossa Constituição.

Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
Nenhuma das afirmativas acima está correta.
Todas as afirmativas acima estão corretas.
Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.

A lei de diretrizes orçamentárias está prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, e foi regulamentada por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000).
Nesse sentido, no que se refere à lei de diretrizes orçamentárias, assinale a afirmativa incorreta.
A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá o orçamento fiscal referente aos poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
Os projetos de lei relativos às diretrizes orçamentárias devem ser apreciados pelas duas casas do Congresso Nacional.
Cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a organização da lei de diretrizes orçamentárias.
Quando não compatíveis com o plano plurianual, as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias não poderão ser aprovadas.
A lei de diretrizes orçamentárias é de iniciativa do Poder Executivo.

Ano: 2017Banca: FMP ConcursosÓrgão: PGE-ACProva: Procurador do Estado
Em referência à delegação de competência tributária assinale a alternativa CORRETA.
Somente a prerrogativa de fiscalizar os tributos pode ser delegada.
As funções de fiscalização e arrecadação dos tributos podem ser delegadas, e também a produção de normas para definição dos tributos a serem arrecadados.
Somente a função de produção de normas tributárias pode ser delegada de um ente para outro.
É possível delegar a competência tributária uma vez ao ano, por ocasião da produção da lei orçamentária.
Nenhuma das alternativas acima está correta.

Com relação aos preços financeiros podemos afirmar que eles assim são denominados pela doutrina:
Preço compulsório, taxa, preço político e preço quase privado.
Tributos, taxas, contribuição de melhoria e tarifas.
Originários, Derivados e Especiais.
Preço compulsório ou tarifa, preço político e preço quase privado.
Preço Público ou tarifa, preço político e preço quase privado.

Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que o direito financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo:
I - O direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do que o direito tributário;
II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias;
III - As receitas públicas podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não tributárias, como multas;
IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro, enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas.
A respeito das afirmacoes acima, assinale a única resposta correta:
todas as assertivas são falsas
somente a assertiva IV é falsa
somente as assertivas II e IV são verdadeiras
todas as assertivas são verdadeiras;
somente as assertivas II e IV são falsas

De acordo com a Constituição Federal, a atribuição para I. estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada, bem como II. fixar as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientar a elaboração da lei orçamentária anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
São, respectivamente, da:
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei que estabelece Orçamento Anual e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei de Diretrizes Orçamentárias.

17/03/2015 13h18 - Renan Calheiros promulga a PEC do Orçamento Impositivo Texto obriga governo a pagar verba a congressistas para redutos eleitorais. União ficará obrigada a destinar emendas em limite de 1,2% da receita. Antes da promulgação, a Lei Orçamentária (que prevê receitas e despesas do governo federal) autorizava despesas decorrentes das emendas, mas não impunha a liberação dos recursos. Por isso, o governo poderia cumprir ou não gastos que não são obrigatórios.
Analisando o caso, verifique as seguintes afirmações:
I - Orçamento impositivo é aquele em que, uma vez consignada uma despesa no orçamento, ela deve ser necessariamente executada. A despesa, por encontra-se prevista na lei orçamentária, deve ser realizada.
II - No orçamento autorizativo não existe obrigatoriedade de execução das despesas consignadas no orçamento público, já que o Poder Público tem a discricionariedade para avaliar a conveniência e a oportunidade do que deve ou não ser executado.
III - Mesmo após a Emenda Constitucional nº 86 de 17 de março de 2015 seria temário dizer que o orçamento brasileiro agora é impositivo. Ou seja, entendemos ser errada qualquer afirmação que generalize o orçamento brasileiro como impositivo.
Todas estão corretas
Somente I e III estão corretas
Somente II e III estão corretas
Todas estão incorretas.
Somente I e II estão corretas.

O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição, é a (o)
Penhora
Fixação
Pagamento
Empenho
Liquidação

Prévia do material em texto

28/02/2020 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 1/4
 
Disc.: DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO I 
Aluno(a): PAULO VITOR DA SILVA CAETANO 201603195459
Acertos: 2,0 de 2,0 28/02/2020
 
 
1a Questão (Ref.:201604217518) Acerto: 0,2 / 0,2
A Atividade financeira do Estado tem por finalidade, em resumo, o atendimento das necessidades públicas, insertos
no Art. 3º da CRFB/88. Neste contexto, tal atividade não é um fim em si mesmo, de forma que o Estado não tem o
fim de enriquecer, mas atender seus fins políticos, econômicos e sociais. Diante destas características afirma-se que a
atividade financeira do Estado é:
Privativa da União.
 Instrumental.
Ilimitada.
Exclusiva da União.
Desvinculada.
 
2a Questão (Ref.:201604314799) Acerto: 0,2 / 0,2
As despesas realizadas pela Guarda Municipal de Niterói e do Rio de Janeiro são fiscalizadas, externamente, respectivamente:
 
Pelo sistema de cada Poder auxiliado pelo TCU.
 Pelo Congresso Nacional com auxílio do TCU.
Pela Câmara dos Vereadores de Niterói com o Auxílio do Tribunal e Contas da União (TCU) e pela Assembleia
Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
 Pela Câmara Municipal de Niterói, com auxílio do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal
do Rio de Janeiro com auxílio do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro.
 
Pelo sistema de freios e contra pesos próprios da nossa Constituição.
 
3a Questão (Ref.:201603398803) Acerto: 0,2 / 0,2
Quanto aos princípios orçamentários, julgue as seguintes afirmativas:
I) O princípio da não afetação da receita à despesa é aplicável apenas aos impostos, sem qualquer exceção quanto a
outras espécies tributárias.
II) O princípio da exclusividade determina, sem ressalvas, que a lei orçamentária limite-se à disciplina da previsão de
receitas e da fixação de despesas.
III) O princípio da anualidade tributária não se confunde com o princípio da anualidade orçamentária, embora ambos
não mais sejam vigentes no ordenamento jurídico brasileiro.
IV) O princípio da unidade orçamentária, que determina que a lei orçamentária anual deve ser única, colide com a
previsão constitucional do art. 165, de existência do plano plurianual e da lei de diretrizes orçamentárias.
Apenas duas das afirmativas acima estão incorretas.
 Apenas três das afirmativas acima estão incorretas.
javascript:voltar();
28/02/2020 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 2/4
Nenhuma das afirmativas acima está correta.
Todas as afirmativas acima estão corretas.
Apenas uma das afirmativas acima está incorreta.
 
4a Questão (Ref.:201604160546) Acerto: 0,2 / 0,2
A lei de diretrizes orçamentárias está prevista na Constituição da República Federativa do Brasil, e foi regulamentada
por meio da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101/2000). Nesse sentido, no que se refere à lei de
diretrizes orçamentárias, assinale a afirmativa incorreta.
 A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá o orçamento fiscal referente aos poderes da União, seus
fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo
poder público.
Os projetos de lei relativos às diretrizes orçamentárias devem ser apreciados pelas duas casas do Congresso
Nacional.
Cabe à lei complementar dispor sobre o exercício financeiro, a vigência, os prazos, a elaboração e a
organização da lei de diretrizes orçamentárias.
Quando não compatíveis com o plano plurianual, as emendas ao projeto de lei de diretrizes orçamentárias
não poderão ser aprovadas.
A lei de diretrizes orçamentárias é de iniciativa do Poder Executivo.
 
5a Questão (Ref.:201604357981) Acerto: 0,2 / 0,2
Ano: 2017Banca: FMP ConcursosÓrgão: PGE-ACProva: Procurador do Estado Em referência à delegação de
competência tributária assinale a alternativa CORRETA.
Somente a prerrogativa de fiscalizar os tributos pode ser delegada.
As funções de fiscalização e arrecadação dos tributos podem ser delegadas, e também a produção de normas
para definição dos tributos a serem arrecadados.
Somente a função de produção de normas tributárias pode ser delegada de um ente para outro.
É possível delegar a competência tributária uma vez ao ano, por ocasião da produção da lei orçamentária.
 Nenhuma das alternativas acima está correta.
 
6a Questão (Ref.:201604050938) Acerto: 0,2 / 0,2
Com relação aos preços financeiros podemos afirmar que eles assim são denominados pela doutrina:
 
 
 Preço compulsório, taxa, preço político e preço quase privado.
 
Tributos, taxas, contribuição de melhoria e tarifas.
 
 Originários, Derivados e Especiais.
Preço compulsório ou tarifa, preço político e preço quase privado.
 
 Preço Público ou tarifa, preço político e preço quase privado
 
 
7a Questão (Ref.:201603929262) Acerto: 0,2 / 0,2
Quanto ao Direito Financeiro e ao Direito Tributário afirma o Ilustre doutrinador, Professor Luciano Amaro, afirma que
o direito financeiro como sistema normatizador de toda a atividade financeira do Estado, abarca, por compreensão, as
prestações pecuniárias exigidas pelo Estado, abrangidas no conceito de tributo. Analise as assertivas abaixo: I - O
direito financeiro e o direito tributário são dois ramos da ciência jurídica muito próximos. Em parte, concorrem ao
tratar de temas em comum, como o tributo; em parte se distanciam, pois o direito financeiro é mais abrangente do
que o direito tributário; II - Enquanto o direito financeiro tem por objeto as formas financeiras do Estado, englobando
as receitas, as despesas, a autorização de gastos e a fiscalização do dinheiro público, o direito tributário é mais
restrito, cuidando apenas de uma parte das receitas públicas, justamente as tributárias; III - As receitas públicas
podem ser divididas entre originárias, derivadas e transferidas. As receitas originárias são as provenientes de normas
de direito privado, como as doações, o recebimento de bens vacantes e os preços públicos, dentre outras; as receitas
derivadas são assim chamadas por derivarem das leis de ordem pública e incluem receitas tributárias e não
28/02/2020 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 3/4
tributárias, como multas; IV - A Constituição Federal de 1988 distinguiu rigidamente o direito financeiro e o direito
tributário. Comprova essa afirmação o fato de que, dentro do título ¿Da tributação e do orçamento¿ há um capítulo
dedicado exclusivamente ao ¿sistema tributária nacional¿, que não veicula nenhum comando de direito financeiro,
enquanto o capítulo seguinte é dedicado, exclusivamente, às finanças públicas. Assim, considerando que o
constituinte originário dedicou uma seção à ¿repartição das receitas tributárias¿ dentro do capítulo dedicado à
tributação, referida matéria deve ser vista, cientificamente, como própria do direito tributário. A respeito das
afirmações acima, assinale a única resposta correta:
todas as assertivas são falsas
 somente a assertiva IV é falsa
somente as assertivas II e IV são verdadeiras
todas as assertivas são verdadeiras;
somente as assertivas II e IV são falsas
 
8a Questão (Ref.:201604363301) Acerto: 0,2 / 0,2
De acordo com a Constituição Federal, a atribuição para I. estabelecer, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos
e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas
aos programas de duração continuada, bem como II. fixar as metas e prioridades da administração pública federal,
incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientar a elaboração da lei orçamentária
anual, dispor sobre as alterações na legislação tributária e estabelecer a política de aplicação das agências financeiras
oficiais de fomento São, respectivamente, da
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei de Diretrizes Orçamentárias e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
 I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei de Diretrizes Orçamentárias.
I. Lei que institui o Plano Plurianual e da II. Lei que estabelece Orçamento Anual.
I. Lei queestabelece Orçamento Anual e da II. Lei que institui o Plano Plurianual.
 
9a Questão (Ref.:201604051093) Acerto: 0,2 / 0,2
17/03/2015 13h18 - Renan Calheiros promulga a PEC do Orçamento Impositivo Texto obriga governo a pagar verba a
congressistas para redutos eleitorais. União ficará obrigada a destinar emendas em limite de 1,2% da receita. Antes
da promulgação, a Lei Orçamentária (que prevê receitas e despesas do governo federal) autorizava despesas
decorrentes das emendas, mas não impunha a liberação dos recursos. Por isso, o governo poderia cumprir ou não
gastos que não são obrigatórios. Analisando o caso, verifique as seguintes afirmações: I - Orçamento impositivo é
aquele em que, uma vez consignada uma despesa no orçamento, ela deve ser necessariamente executada. A
despesa, por encontra-se prevista na lei orçamentária, deve ser realizada. II ¿ No orçamento autorizativo não existe
obrigatoriedade de execução das despesas consignadas no orçamento público, já que o Poder Público tem a
discricionariedade para avaliar a conveniência e a oportunidade do que deve ou não ser executado. III - Mesmo após
a Emenda Constitucional nº 86 de 17 de março de 2015 seria temário dizer que o orçamento brasileiro agora é
impositivo. Ou seja, entendemos ser errada qualquer afirmação que generalize o orçamento brasileiro como
impositivo. Em relação às afirmações,
 Todas estão corretas
Somente I e III estão corretas
Somente II e III estão corretas
Todas estão incorretas.
Somente I e II estão corretas.
 
10a Questão (Ref.:201603874382) Acerto: 0,2 / 0,2
O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente
ou não de implemento de condição, é a (o)
Penhora
Fixação
Pagamento
 Empenho
Liquidação
28/02/2020 EPS
simulado.estacio.br/alunos/ 4/4

Mais conteúdos dessa disciplina