Buscar

Parte 1 - Descrição da Praça de alimentação

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FACULDADE DE DIREITO
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA DO DIREITO
PRIMEIRA PARTE DA PESQUISA ETNOGRÁFICA: DESCRIÇÃO
Descrição da Praça de Alimentação do Plaza Shopping
Professor: Ronaldo Lobão
Aluno: Igor Ferreira de Carvalho
Turma: T1
Niterói
2013
Quando: Sábado, dia 19 de Janeiro de 2013. Aproximadamente às 15:00h.
Onde: Praça de alimentação do Plaza Shopping (2° andar) de Niterói.
Descrição:
Chego acompanhado pelo meu amigo no Plaza Shopping pela entrada da rua São Sebastião, na loja da C&A.
Ao entrar, noto que a loja está em uma temperatura muito menos elevada do que a do exterior do shopping. A música ambiente e a organização do local são facilmente perceptíveis. Há um setor masculino no segundo andar e um setor feminino no primeiro. As roupas ficam organizadas de acordo com a sua finalidade: camisas "dry fit" se localizam perto de shorts esportivos e camisas pólo se localizam perto de calças jeans.
Saio em direção à praça de alimentação.
Ao chegar na praça, devido à elevada quantidade de pessoas no local, tenho dificuldade de encontrar um lugar onde me sentar, mas enfim consigo. A cadeira em que me sento é acolchoada e sua estrutura é feita de ferro. A mesa tem a parte superior feita de madeira, enquanto que a base é composta, aparentemente, do mesmo ferro da cadeira.
O ambiente da praça de alimentação é muito bem iluminado e climatizado, assim como no restante do shopping.
O teto possui sistema anti-incêndio, câmeras de segurança e placas sinalizadoras das saídas de emergência. Apesar do rebaixamento acústico, consigo ouvir o barulho ininterrupto das conversas e do choque dos talheres com o prato dos clientes. Placas que informam o sentido do cinema e dos banheiros também podem ser vistas.
O piso é liso, detalhado em formas geométricas e feito de mármore.
Quase todas as pessoas que frequentam o local estão vestidas casualmente. Trajam um vestido simples, camisa de algodão, camisa pólo ou camiseta. Os homens preferem vestir bermuda. As mulheres preferem um short ou uma calça jeans.
Observo diversas lojas de renome na praça. Alguma delas: Subway, Mc Donald's, Burguer King, Mister Pizza, Domino's Pizza, Bob's, Spoleto, China in Box e Giraffas.
Fui ao Mc Donald's e ao Subway pesquisar o preço de seus lanches tradicionais e verifiquei que o preço dos lanches nesses locais não variam significativamente.
O hambúrguer "Big Mac", oferecido pelo Mc Donald's, um refrigerante médio de 500ml e uma batata frita média sai por R$ 17,00. No Subway, um sanduíche de frango de 15cm com um refrigerante de 500ml, um "cookie" e uma batata "Ruffles" pequena sai por R$ 14,90.
Noto que algumas lojas são mais movimentadas que outras. O Mc Donald's, por exemplo, está sempre com um número grande de clientes na fila. O Bob's, por outro lado, parece não atender a um grande número de clientes e raramente tem uma fila com mais de quatro pessoas. Outro fato interessante é que as franquias multinacionais tem uma clientela maior do que aquelas que são nacionais. A exceção é o Giraffas e a Vivenda do Camarão, que vendem comidas tipicamente brasileiras: pratos montados com arroz, feijão, peixe, carne, camarão, frango ou estrogonofe.
Percebo que as lojas utilizam bastante as cores vermelha, amarela e branca em seus letreiros e nos banners de divulgação de seus produtos. Os mesmos são muito bem iluminados e contém letras grandes e chamativas.
O tempo passa e começa a ficar mais tarde. Observo que cada vez mais aparecem pessoas bem-vestidas na praça de alimentação. Algumas delas vêm do terceiro andar do shopping, que é onde fica localizado o cinema. Essas pessoas acessam a praça de alimentação através de uma escada circular localizada no centro da praça.
A vestimenta dos funcionários que trabalham nas lojas de "fast-food" é curiosamente diferente da vestimenta do funcionário dos restaurantes e bares.
À guisa de exemplo, no Compão e no Mc Donald's os funcionários vestem uma camisa e um boné simples com o logotipo da empresa. No restaurante Viena, que fica localizado em frente ao Mc Donald's, os funcionário vestem camisa social, gravata e avental. A recepcionista que fica no exterior do Viena utiliza um terno feminino.
As pessoas que limpam a praça são majoritariamente mulheres e negras. Vi cinco mulheres negras, um homem pardo e uma mulher parda trabalhando como faxineiro(a). No Compão, praticamente todos os funcionários são negros e pardos.
A praça de alimentação é frequentada por diversos tipos de pessoas. No entanto, nota-se que é grande o número de adolescentes, adultos e crianças. Observo vários pais lanchando com seus filhos. Os adultos e os jovens comem diversos tipos de comida: desde de um prato com salada à um "combo" grande do Burguer King. Diferentemente, as crianças preferem os lanches que venham com brinquedos ou brindes. Às vezes, chegam a rejeitar a comida ou a deixar sobrar. Parecem mais interessadas nos brinquedos.
Mesmo sendo variados os tipos de frequentadores, é raro encontrar clientes negros. Pessoas caucasianas e pardas compõe o local em quase sua totalidade.
2

Continue navegando