apol 1 estudo das relações etnico raciais para o ensino da historia
6 pág.

apol 1 estudo das relações etnico raciais para o ensino da historia


DisciplinaGeografia23.680 materiais1.136.993 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto:
\u201cA partir da década de 1870, tendências científicas europeias adentraram com intensidade no Brasil. Assim, com base no que se tinha de mais moderno à época - as ideias positivistas, liberais, evolucionistas e raciais [...]\u201d
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 39-43, 2015. p.40.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a teoria do branqueamento, assinale a alternativa que aponta corretamente o pensamento defendido por intelectuais brasileiros:
	
	A
	A raça branca é superior às demais.
	
	B
	O branqueamento torna a sociedade inferior.
	
	C
	A herança hereditária cria a igualdade social.
	
	D
	A raça branca é inferior mas trabalha mais.
	
	E
	Todos são iguais racialmente e economicamente.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
\u201cAssim se espalhou e se propagou a ideia da democracia racial, expressão já existente e da qual Freyre se apropriou para consolidar sua teoria\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 56.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale corretamente a alternativa que identifica as três culturas que constituem de forma pacífica e harmônica a nacionalidade segundo Gilberto  Freyre.
	
	A
	a francesa, a portuguesa e a europeia.
	
	B
	a indígena, a espanhola e a portuguesa.
	
	C
	a europeia, a francesa e a africana.
	
	D
	a africana, a espanhola e a indígena.
	
	E
	a europeia, a indígena e a africana.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o fragmento de texto:
\u201c[...] O grupo iniciou as atividades  com o objetivo  de ser uma companhia teatral, mas não  somente  isso: também  realizou importantes contribuições com a criação do jornal Quilombo, o lançamento de campanhas  de alfabetização  de forma modesta e cursos voltados para elevação do baixo nível cultural da população negra brasileira".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 62.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  identifique e assinale  corretamente a alternativa  que se refere ao significado da sigla TEN.
	
	A
	Teatro  Experimental  Nacional.
	
	B
	Teatro  Excepcional  para Nativos.
	
	C
	Teatro dos Excluídos Negros.
	
	D
	Teatro  Experimental do Negro.
	
	E
	Teatro Elaborado  para Negros.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
\u201c[...] Cesare Lombroso, pesquisador que se tornou famoso por medir o crânio para identificar a capacidade e o grau de inteligência dos humanos\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-38, 2015. p.38.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique a alternativa que aponta corretamente o professor brasileiro que adotava os métodos de Cesare.
	
	A
	Raimundo Nina Rodrigues.
	
	B
	Arthur Gobineau.
	
	C
	Miguel Lemos.
	
	D
	João Batista Lacerda.
	
	E
	Luís Pereira Barreto.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
\u201cDurante a ditadura militar, principalmente no período de 1967 a 1974, a teoria da democracia racial foi firmemente defendida e disseminada, sem dar margens a qualquer contestação\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 58.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, por que o governo militar brasileiro reprimiu as tentativas de combater o racismo na década de 1970? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Medo de que ocorresse no Brasil protestos antirracistas semelhantes aos dos negros estadunidenses.
	
	B
	Desejo perverso de submeter uma raça a outra como fizeram os nazistas.
	
	C
	Desejo de promover o preconceito que havia nos comandos militares
	
	D
	Receio de ver expandirem-se as representações simbólicas e crenças negras.
	
	E
	Receio de os militares negros se rebelarem nos quartéis.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto:
\u201cEm seus documentos de programas de ação, o MNU deixou explícita sua postura contra a discriminação racial e contra a marginalização dos negros e iniciou campanhas que denunciavam a violência policial sofrida pela população negra\u201d.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 63.
Tendo em vista o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, com o fortalecimento do movimento negro, assinale a alternativa que identifica corretamente uma das discussões realizadas por esse movimento.
	
	A
	Defesa da mistura das raças.
	
	B
	Defesa das ações dos órgãos policiais.
	
	C
	O combate à ideia de identidade racial.
	
	D
	Combate a discussão sobre a cor da pele.
	
	E
	Defesa da igualdade de direitos.
Questão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia a citação:
\u201cSegundo Munanga (2008), Freyre teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas e influências nos mais variados aspectos culturais da sociedade brasileira[...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 55.
 Considerando  a citação e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre a formação de uma identidade brasileira, assinale  corretamente a alternativa que identifica uma dessas contribuições.
	
	A
	modo de vestir.
	
	B
	modo de ouvir.
	
	C
	modo de correr.
	
	D
	o status social.
	
	E
	modo de ouvir.
Questão 8/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I
Leia o extrato de texto
"Em  1978,