Buscar

AD2 EDUCAÇÃO INCLUSIVA E COTIDIANO ESCOLAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES 
FACULDADE DE EDUCAÇÃO 
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB 
Curso de Pedagogia Séries Iniciais – modalidade EAD 
 
 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 2 – 2019.2 
 
Disciplina: Educação Inclusiva e Cotidiano Escolar 
Coordenador (a): Profª. Drª. Rosana Glat 
Aluno (a): 
No texto da aula 6 sobre “Dificuldade de aprendizagem” são apresentadas algumas estratégias que o professor pode incluir na sua prática, que poderão minimizar ou evitar que alunos apresentem dificuldades para aprender. Cite e exemplifique duas dessas propostas apresentadas na aula. (30 pontos) 
Resp.: A primeira proposta é verificar o que os alunos sabem ou não sabem, tendo clareza que nem sempre o que o professor ensinou é o que os alunos aprenderam. Ou seja, colocar-se na ótica do aluno. Exatamente e importante que o professor tenha um olhar atento sobre o processo de aprendizado e sempre se coloque no lugar do aluno e procurar investigar se aprenderam o conteúdo aplicado.
A segunda proposta que achei bem interessante e fazer uso de outros instrumentos e mídias além da palavra, levando em consideração alunos que tenham deficiências sensoriais ou outras: vídeos, games, fichas de trabalho, “adivinhações”, musicas, jogos de matemática, etc. São ferramentas que vão agregar nas aulas se forem utilizados adequadamente tornando as aulas mais dinâmica e participativa.
 
1. Com base no conteúdo da aula 7 sobre "Inclusão escolar de alunos com dificuldades acentuadas de aprendizagem”, defina, com suas próprias palavras, demonstrando seu entendimento sobre o que são distúrbios de aprendizagem. (30 pontos) 
Resp. sobre o meu entendimento o que são distúrbios de aprendizagem conforme o conteúdo da Aula 7 define como um transtorno neurológico que afeta um ou mais processos psicológicos envolvidos na compreensão ou no uso da linguagem falada ou escrita, podendo se manifestar em uma dificuldade em ouvir, organizar o pensamento, ler, escrever, soletrar, e/ou calcular, porém nem sempre são orgânicos e por falta de conhecimento dos professores ou oportunidade de acesso a uma equipe multidisciplinar, problemas pedagógicos, psicológicos são confundidos com distúrbios de aprendizagem.
E importante que este alunos ao entrar na sala de aula o professor se atente ao comportamento deste aluno e sinalize a família, que o mesmo não consegue acompanhar as aulas proposta e encaminhe o aluno para que tenha avaliação de um médico especialista para o diagnóstico preciso. E logo que obtiver o resultado o professor consiga elabora conteúdo pedagógico que atenda a este aluno.
2. Com base no conteúdo da aula 8 sobre “Inclusão escolar do aluno com deficiência intelectual”, elabore uma atividade de aula para uma turma dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando a existência de um (a) estudante com deficiência intelectual: (40 pontos) 
 
	 	
	Planejamento de atividade didática 
	Ano de escolaridade 
	4ª SÉRIE ENSINO FUNDAMENTAL 1
	Conteúdo 
	Leitura e Produção de pequenos textos.
	Objetivo (o que pretende alcançar com a atividade) 
	 
Trabalhar a linguagem, memorização e memorização
	Tempo (quanto tempo para atingir o objetivo proposto) 
	 2 horas por semana.
	Descrição da Atividade (Descreva o passo-a passo de como acontecerá a dinamização da atividade) 
	 
 Primeiro formar uma roda com os alunos e o estudante com deficiência intelectual ficar próximo ao professor.
Iniciar a leitura através de um livro de fábula ou pode ser também de contos e selecionar alguns alunos para narrar cada personagem da história.
Ao mesmo tempo que o professor trabalhar a linguagem, os alunos interagem e aprendem.
No final da leitura propor que desenvolvam um pequeno texto.
	Recursos utilizados 
	 Livros de Literatura Infantil
	Avaliação da aula (Quais critérios serão utilizados) 
	 Avaliação será adotada conforme a realização de todas as tarefas como Interpretação oral e escrita, leitura, memorização e interação. 
	Flexibilização curricular (o que precisou diferenciar? / Caso não tenha realizado diferenciação, justifique. 
	 Foi realizado uma linguagem de fácil entendimento, através das imagens e com a interação e apoio de todos os alunos da sala de aula, onde o aluno com deficiência intelectual seja incluído nas tarefas realizadas pelo professor.

Outros materiais