Buscar

AD1 DE GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO 2-2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA 1– 2019.2
Disciplina: Geografia na Educação 2
Coordenador (a): Lincoln Tavares Silva
 
1 ª questão: (3,5 pontos)
Leia atentamente o texto que transcrevemos do artigo de Hermínia Maricato (2000, p. 22)
O grau de dependência externa (se é que podemos medir a maior ou menor independência para enxergar a realidade social interna e reagir a ela) interfere decisivamente na produção do ambiente construído. Caio Prado Jr. tem, entre muitas virtudes, a de chamar atenção, de forma pioneira, sobre a predação ambiental que acompanha cada ciclo econômico brasileiro.
A- Apresente duas situações que retratem geograficamente como foi danosa a ocupação exploratória levada a cabo em nosso território, apontando seus impactos ambientais (2 pontos).
Resp.: A ocupação exploratória iniciou através da extrativismo de pau-brasil e cultivo de cana-de-açúcar no litoral nordestino nos engenhos coloniais e com o aumento na procura da cana de açúcar houve a necessidade de explorar mais áreas produtivas, onde cada vez mais acontecia o desmatamento da mata atlântica e partir da industrialização no Sudeste acontecia mais situações danosa para o meio ambiente, devido ao crescimento industrial e da vida urbana, como o êxodo rural, chegada dos imigrantes e gerando assim aumento da favelização sem estruturas e estruturas de moradia precárias, causando até hoje impactos ambientes.
B- Explique o que foi o denominado Milagre Econômico brasileiro, diferenciando-o dos momentos posteriores nos quais as crises econômicas causaram fortes impactos sociais (1,5 pontos).
Resp.: O Milagre Econômico foi o período da História do Brasil entre os anos 1968 e 1974, foi o momento da retomada do crescimento industrial. A estratégica de fortalecimento dos governos militares eram criar bases, atraindo novos recursos para a nossa indústria dentro e fora do país e concentrando em empresas e capitais no Brasil. Durante o milagre econômico, o PIB alcançou 11,1% de crescimento anual. Porém em 1974 aconteceu o declínio do milagre, dentre os fatores que contribuíram para isso foi a crise do Petróleo em 1973 e como consequência o enfraquecimento da economia mundial e com o fim do milagre teve aumento do endividamento externo e a diminuição da capacidade do Estado em continuar bancando o ritmo do crescimento industrial. E com isso houve a perda do consumo da população e o aumento da dívida externa.
2 ª questão: (2 pontos)
A partir de uma ou mais reportagens de sua escolha, obtidas em veículo de comunicação e devidamente identificadas no seu texto, produza explicações que ajudem a compreender a formação e a importância das Bacias Sedimentares no Brasil. Identifique pelo menos dois recursos minerais existentes em Bacias Sedimentares brasileiras que fazer parte da matriz energética brasileira.
Resp. As bacias sedimentares são um tipo de estrutura geológica caracterizada pela sua presença em áreas de depressão relativa ou absoluta resultantes do acúmulo de sedimentos (partículas de rochas), formando várias camadas de rochas sedimentares. Essa composição estrutural é importante por tornar possível a formação de fósseis e combustíveis como o petróleo e o gás natural são os dois recursos minerais existentes. Durante esse processo de sobreposição de camadas de sedimentos, é comum que alguns restos orgânicos de animais sejam eventualmente “enterrados”. Assim, eles acabam ficando entre uma camada e outra, de forma que, dependendo das condições de temperatura e pressão, poderão dar origem aos fósseis. Em alguns casos, os restos de animais e plantas podem sofrer uma força tão forte que podem acabar “derretendo” ou, mais precisamente, letificando-se. Esse processo dá origem aos combustíveis fósseis, como o petróleo e o gás natural.
Pesquisa pelo site https://brasilescola.uol.com.br/geografia/bacias-sedimentares.htm
3 ª questão: (2 pontos)
Relacione a Lei de Terras de 1850, ao processo de manutenção da estrutura monocultora, latifundiária, conflitiva e injusta que socialmente se mantém no território brasileiro.
Resp. Com a descoberta do Brasil pelos Portugueses, incialmente com a exploração do pau-brasil, Portugal se viu obrigado a implantar e manter atividades permanentes que gerassem lucros e ao mesmo tempo que povoasse a terra, pois existiam interesses de outras nações por essas terras.
Com a proibição do tráfico negreiro as elites políticas e econômicas do Brasil, criaram a’’ Lei de Terras ‘’, transformando a terra em mercadoria, em propriedade privada somente poderiam ter terra quem pudesse pagar por ela. Os beneficiários por esta lei foram os grandes proprietários de terras que receberam em doação do Estado ou como herança.
Infelizmente até os dias atuais acompanhamos através da mídia os conflitos dos movimentos dos sem terras e algumas tribos indígenas reivindicando sobre os seus direitos ás terras. A tão sonhada reforma agrária brasileira persiste até os dias atuais, com a distribuição de terras concentrada nas mãos de uma minoria de proprietários e agravando as desigualdades sociais.
4 ª questão: (2,5 pontos)
Com base na leitura do texto a seguir e na aula 02 do seu material didático, responda ao que se pede. Mais da metade da indústria brasileira está defasada
Os 14 setores que estão em situação vulnerável, segundo estudo da CNI, respondem por cerca de 40% da produção industrial e por 38,9% do PIB
a) Compare as diferentes condições de defasagem existentes nos diferentes momentos retratados sobre a industrialização brasileira, a saber: aquele que diz respeito aos primórdios da industrialização e este ora retratado na reportagem da Revista Veja. 
Resp.: O processo de industrialização no Brasil ocorreu em dois períodos distintos, o primeiro com o crescimento da economia cafeeira de São Paulo no século XX e o segundo foi impulsionado pela Revolução de 1930 e a consequente reorganização da política que ela promoveu. O EUA era o grande comprador de café portanto com a quebra da economia norte-americana, o Brasil entrou em crise, pois não podia vender mais os seus produtos para eles e como o Brasil precisava se industrializar para deixar de depender do estrangeiro. Foi criado o modelo de substituição de importações. Na década de 1930 surgiram quase 13 mil novas fabricas a maioria no Rio e em São Paulo.
Mesmo assim a industrialização Brasileira foi classificada como tardia em comparação aos outros grandes países industrializado.
A defasagem se deu no Governo JK, visou o modelo baseado na abertura da economia ao capital estrangeiros e direcionou os investimentos originários do exterior para o setor de bens duráveis, onde teve aprofundamento da dívida externa, a crescente dependência tecnológica e a grande concentração de renda nas mãos das classes burguesas. Com isso os trabalhadores não viram distribuídos os seus resultados da produtividade de seu próprio trabalho. 
E no modelo atual constatou a falta de investimento tecnológico, principalmente da produção industrial e preciso que haja com urgência transformações e investimentos tecnológicos, qualificação de mão de obra e ter um olhar atento para as novas tecnologias no mercado, com proposta baseada na sustentabilidade e inovação.
b) Explicite que função foi e é requerida pelos agentes capitalistas (setores industriais) para o Estado brasileiro (o papel governamental) em relação ao processo de industrialização.
Resp.: A função requerida pelos setores industriais e referente aos investimentos tecnológicos, com inovação digital, qualificação de mão de obra com atualização para ser competitividade no mercado de trabalho. Como afirma João Emílio Gonçalves "Eles precisam de investimentos urgentes, pois não terão competitividade principalmente em relação aos países que competem diretamente com o Brasil" e "São setores com baixo grau de inovação, pouca inserção no comércio exterior e produtividade inferior à média internacional"