Buscar

Paper Estatística

Prévia do material em texto

PAGE 
2
A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA
 NAS ORGANIZAÇÕES
Dorotéa Griebner
Prof. Kiliano Gesser e Prof. Márcia Vilma Aparecida Depiné Dalpiaz
Centro Educacional Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso a Distância/ Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD 1861) – Estatística
09/01/2008
RESUMO
 A demanda cresce dia após dia. Com este crescimento o uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas e fundamentais em conhecimentos científicos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes dos dados e informações estatísticas para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. Com este estudo ficará mais claro o entendimento da importância de se levantar dados estatísticos nas organizações, seja de pequeno ou grande porte. 
Palavras-chave: Necessidade; Crescimento; Análise.
1 INTRODUÇÃO
 Estatística não é só um ramo da matemática onde se investigam os processos de obtenção, organização e análise de dados sobre uma determinada população. Não se limita a um conjunto de elementos numéricos relativos a um fato social, nem só a números, tabelas e gráficos usados para o resumo, a organização e apresentação dos dados de uma pesquisa, embora este seja um aspecto da estatística que pode ser facilmente percebido no cotidiano das organizações. 
A Estatística se faz necessária, pois ela é um conjunto de métodos de pesquisas, onde se faz a análise de dados para desenvolver um planejamento do experimento a ser realizado. É um controle que se tem do estudo. Tem como objetivo, fornecer métodos e técnicas para lidarmos, racionalmente com situações sujeitas a incertezas.
2 A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES 
 Hoje nas organizações se não tivermos dados tabulados não conseguimos pensar e tomar atitudes, decisões corretas para o crescimento da empresa. Dada a sua importância assim se faz necessária nas empresas de pequeno á grande porte. 
Em todos os segmentos empresariais precisamos utilizar estatística seja para controles de entrada e saída de mercadorias e rendimento no faturamento, como na tomada decisões, na admissão de novos funcionários e assim por diante. 
Estou falando de dados estatísticos nas empresas, de dados internos, aqueles que possuímos em nossas empresas de controle gerencial, sabemos também que são muito valiosas as estatísticas das informações divulgadas nos meios de comunicação atuais, são resultados das pesquisas e estudos estatísticos, como índices de inflação, de emprego e desemprego, na área da tecnologia, opinião pública, análise de processos industriais, censos, indicadores econômicos, órgãos governamentais, entre diversos outros do nosso dia-a-dia que contribuem para ás análises nas organizações.
 “Estatística é a ciência de torturar os números até que eles confessem”. (Cleber Caline). 
 A reestruturação de uma empresa pode ser definida através de dados estatísticos, que irão mostrar que caminhos a empresa precisa definir.
4 CONCLUSÃO
 A conclusão que chego após este estudo é que as informações estatísticas são concisas, específicas, eficazes, quando analisadas com a ajuda dos instrumentos e técnicas formais de análise estatística, fornecendo subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. 
 Ela contribui nas organizações fornecendo ferramentas importantes para que as empresas possam definir melhor suas metas, avaliar seu desempenho, identificar seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos gerenciais.
 Onde quer que atuemos, a estatística nos auxilia a tomada de decisões. Tem sido utilizada na pesquisa científica para otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões em muitas outras áreas.
5 REFERÊNCIAS
IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Disponível em: <http://www.ccet.ufrn.br/hp_estatistica/profissao.html>. Acesso em: 11 janeiro. 2008
IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Indústria Limpa. Disponível em: <http://www.mundo.pro.br>. Acesso em 14 janeiro. 2008.
PAGE

Continue navegando