Buscar

Dissertação Tema : desvio padrão

Prévia do material em texto

Alunas: Digelma , Stefany Sabrina , Maria Creuza, Camila brito, Jilvanete, Wendiane, Rita de Cassia
Prof: Anderson Araujo
Turma: 6ºperiodo de pedagogia
 
 Métodos Quantitativos
 Desvio padrão
O Desvio Padrão é um dos conceitos importante da estatística que têm relevância direta em como você interpreta os dados de forma segura e mais próxima da realidade. O Desvio Padrão é uma medida que indica a dispersão dos dados dentro de uma amostra com relação à média. Assim, quando se calcula o desvio padrão juntamente com a média de diferentes grupos, obtém-se mais informações para avaliar e diferenciar seus comportamentos. E tem como finalidade dizer o quanto os valores dos quais se extraiu a média são próximos ou distantes da própria média. 
Vamos conhecer um pouco de como surgiu o desvio padrão. Em 1894, o matemático Karl Pearson utilizou pela primeira vez o termo “desvio padrão”, substituindo a expressão “erro médio”, utilizada anteriormente por Carl Friedrich Gauss. Karl foi um grande contribuinte para o desenvolvimento estatístico como uma disciplina independente. Além disso, foi fundador do Departamento de Estatística Aplicada na University College London em 1911, que foi o primeiro departamento universitário dedicado à estatística em todo o mundo. Em 1908, William Gosset (mais conhecido sob o pseudônimo Student) definiu o desvio padrão empírico de uma amostra e mostrou que a distinção entre o desvio padrão amostral e o desvio padrão populacional é importante. Somente em 1918, Ronald Aylmer Fisher definiu a noção da variância no texto The Correlation between Relatives on the Supposition of Mendelian Inheritance. O desvio padrão da amostra é uma estatística descritiva que mede a propagação de um conjunto de dados quantitativa. Este número pode ser qualquer número real não-negativo. Desde zero é um não negativo número real , parece valer a pena perguntar: “Quando é que o desvio padrão da amostra ser igual a zero?” Isto ocorre no caso muito especial e altamente incomum, quando todos os nossos valores de dados são exatamente os mesmos. Vamos explorar as razões.
Nós calculamos a média desse conjunto de dados e ver que ele é
 x = ( x + x +… + x ) / n = nx / n = x .
Agora, quando calcular os desvios individuais da média, vemos que todos esses desvios são zero. Consequentemente, a variância e também o desvio-padrão são ambos iguais a zero também.
Para calcular o desvio padrão, você precisa primeiro calcular a variância em relação à média, outra importante medida de dispersão com muitas aplicações na estatística e na teoria da probabilidade. 
Formula e especificações do Desvio Padrão. (Foto: Educa Mais Brasil)
O desvio padrão é calculado através de uma média móvel simples de n- períodos de um certo dado (por exemplo, o preço de fechamento ou um indicador) somando os quadrados da diferença entre este dado sua média móvel de cada período antecedente a n e se calcular, então a raiz quadrada destes resultados.
São medidas de dispersão dos dados. Pelo o que eu intendi ambos calculam quais distantes os valores estão na média. O Desvio Médio, é a soma de todos os números da conta, divididos pela quantidade dele, e o Desvio Padrão, é a raiz da Variância.
Explicação passo-a-passo:
Por ex.:
I 10+10+10 I
Todos os números somados, serão iguais a 30
Agora, divida 30 por 3 (Já que I 10 + 10 + 10 I são 3 números)
Já o Desvio Padrão, é a Raiz  da Variância.
Por ex.:
DM = (Desvio Médio)  I 10 + 10 + 10 I
(Variância, são todos os números acima, ao quadrado.)
V = l 100 + 100 + 100 + l
100 divido para 3 igual a = 33,3
• Como usar o desvio padrão? 
 O desvio padrão utiliza-se em conjunto com a média para resumir dados contínuos, não dados categóricos, além disso, o desvio padrão, como média normalmente utiliza-se quando os dados contínuos não estão significativamente distorcidos ou tem valores atípicos.
Normalmente, estamos interessados em saber o desvio padrão de uma população, ou seja, de uma quantidade muito grande de dados. Isso porque a população é o nosso objeto de interesse. Portanto você normalmente calcularia o desvio da população se: 
 ° Você tiver toda a população ou; 
 ° Você tiver uma amostra de uma população maior, mas só você está interessado nesta amostra e deseja generalizar suas descobertas para a população.
Referencia: Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/12781233#:~:text=O%20Desvio%20M%C3%A9dio%2C%20%C3%A9%20a,%C3%A9%20a%20raiz%20da%20Vari%C3%A2ncia.&text=J%C3%A1%20o%20Desvio%20Padr%C3%A3o%2C%20%C3%A9%20a%20Raiz%20da%20Vari%C3%A2ncia.&text=(Vari%C3%A2ncia%2C%20s%C3%A3o%20todos%20os%20n%C3%BAmeros%20acima%2C%20ao%20quadrado.) Acesso em:22 nov. de 2020. 
Disponivel em: https://operdata.com.br/blog/desvio-padrao-e-erro-padrao/ acesso em: 20 de nov. de 2020
Disponivel em: https://br.advfn.com/ Acesso em20 de nov.de 2020 .
Disponivel em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/desvio-padrao Acesso em 22de nov. de 2020.
Disponivel em:https://www.greelane.com/pt/ci%C3%AAncia-tecnologia-matem%C3%A1tica/matem%C3%A1tica/when-standard-deviation-equal-to-zero-3126506/
Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/matematica/desvio-padrao

Continue navegando