Buscar

Os Sistemas de Informações Utilizados nas Empresas

Prévia do material em texto

PAGE 
4
 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UTILIZADOS NAS EMPRESAS
Dorotéa Griebner
Prof. Herminio Kloch
Centro Educacional Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso a Distância/ Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD1861) – Sistemas de Informação
20/09/2007
RESUMO
Na era da informação e conhecimento, são considerados essenciais os sistemas de informação utilizados nas empresas, tornando-se competências valorizadas, gerando benefícios econômicos que estimulam o desenvolvimento. Sabe-se que a informação e o conhecimento é o caminho para a inovação, assim procurando aprofundar este tema, apresento neste trabalho os sistemas da informação e o conhecimento como fluxos que facilitam o processo de inovação, levando em conta as fontes de informações utilizadas pelas empresas e seus administradores.
Palavras-chave: Informação; Organização; Conhecimento.
1 INTRODUÇÃO
A partir do desenvolvimento dos meios de comunicação, tais como internet, as informações ocorrem independentes do tempo e do espaço. A ação mútua constante com este meio de comunicação ocasiona mudanças estruturais, em relação ás interações que a troca é a informação, quanto mais informações trocamos com o ambiente que nos cerca, maior será a nossa bagagem de conhecimento agregada ao nosso estoque de informações e conhecimento.
Pretende-se apresentar com este estudo os sistemas de informações utilizados nas empresas, levando em conta que as empresas adotam uma estrutura com base de dados eletrônicos, enfim um estoque de conhecimento que se constitui em apenas armazenamento do conhecimento e da informação, quando o desafio é o uso desses recursos.
O que ocorre na prática é que é necessário o uso da tecnologia combinado com o contato pessoal para a transferência ou compartilhamento do conhecimento e da informação. 
2 O PAPEL DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Nas organizações ressaltam-se os benefícios da cooperação e compartilhamento da informação, quando se afirma que a globalização dos negócios foi acelerada nas últimas décadas, é devido ao rápido desenvolvimento da tecnologia de produção e informação, aumentando a pressão dos custos e ocasionando a demanda mais agressiva dos clientes.
 A importância da tecnologia no processo de compartilhamento da informação constitui a cultura da empresa que são determinantes para o grau de sucesso e da transferência do conhecimento.
A idéia de que os executivos ocupados em decidir os destinos de uma empresa, leva a considerar que cada dia é mais importante o papel dos sistemas de informação, bem como os serviços, produtos e fontes informacionais para as empresas.
Alguns são os fatores que determinam o sucesso dos sistemas de informação, um é a definição das necessidades das informações não somente definir á informação, mas também especificar quando e como a informação deve ser disponibilizada. Os tomadores de decisões devem participar de processos de definições de necessidades e avaliar o valor que a informação terá como ferramenta para a tomada de decisão.
 Porém para que seja eficiente a implantação e planejamento, é importante que se conscientize o executivo que irá tomar decisões, e que as ferramentas atendam suas necessidades de busca de informações, cabe a ele torná-las conhecidas. Para isso é preciso saber definir com clareza as suas atividades reconhecendo que elas fazem parte de em contexto organizacional amplo e complexo.
3 FONTES INFORMAÇÕES
As diversas fontes e informação mais utilizadas por gerentes e executivos nas organizações podem classificar como internas e externas. Os meios periódicos como jornais, revistas especializadas e direcionadas, clientes, amigos da atividade, meios de comunicação, internet e outros são considerados importantes fontes de informação externa. Já as reuniões agendadas, reuniões formais, passeios pela empresa, pesquisas internas na empresa, são consideradas fontes valiosas de informação interna.
Não podemos deixar de valorizar estas fontes, pois ainda que se faça uso da tecnologia dos sistemas de informação agrega-se esta modernização a utilização do conhecimento das pessoas.
 Na década de 70, a informatização das aplicações era realizada de forma isolada, não havia a integração dos sistemas pela transferência de informações, como é facilmente desenvolvido na atualidade. Nesta época citada chegava-se ao cúmulo de imprimir dados gerados por um sistema e entrar ( por digitação)com os mesmos dados para alimentar outro sistema, sendo que a a filosofia da época era utilizar os recursos tecnológicos para tornar os procedimentos operacionais mais rápidos, seguros e eficientes.
 “As empresas que detiverem organizarem, dominarem e valorizarem mais a informação e o conhecimento do meio ambiente em que estiverem envolvidas terão mais condições de competitividade nos negócios” (Denis Alcides Rezende).
 Hoje, além de utilizar os sistemas de informação via informática para as tarefas que cito como básico novo e maiores desafios foram incorporados, principalmente com a visão da informação global, na busca de um gerenciamento mais eficaz.
.
4 CONCLUSÃO
 Os vários resultados dos estudos deste tema identificam os tipos de sistemas de informações necessárias para as diferentes organizações, que não apresentam e nem discutem questões metodológicas sobre pesquisas das necessidades, limitando a indicar que as situações que dão origem as necessidades de informações podem ser diversas dependendo do tipo de organização.
 Sabe-se agora que o benefício de maior importância é que um sistema de informação suporta tarefas executivas, que geralmente envolve um número regular de outras tarefas. Quem deve elaborar os Sistemas de informação da empresa são os administradores responsáveis pelas empresas.
5 REFERÊNCIAS
REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de.Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informações empresariais. São Paulo: Atlas, 2006.
KLOCH, Hermínio. Sistemas de Informação. Indaial: Ed.ASSELVI, 2007, p.76.

Mais conteúdos dessa disciplina