Buscar

Roteiro_Gestao_Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANEXO F
ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO 
GESTÃO, ORIENTAÇÃO E SUPERVISÃO ESCOLAR
1 Contextualização histórico-pedagógica da escola
Pesquisa nos documentos da escola, registros de diferentes dados históricos, as teorias/concepção de infância, de aprendizagem, de ensino, de educação, de escola e de avaliação. (Sugestão: pesquisar no Projeto Político Pedagógico). Observar nos documentos como os agentes educacionais produziram e produzem suas práticas pedagógicas a partir dos referenciais; como os sistemas de ensino, através da implementação de suas políticas educacionais, influenciaram e influenciam o fazer pedagógico; como muitos professores, através de sua prática, conseguiram e conseguem subverter as teorias pedagógicas em evidência; como os alunos se percebiam e se percebem participando desses momentos históricos.
2 Condições físicas e materiais da escola
Descrever a localização geográfica da escola e sua relevância social; conservação das dependências/construção (quantidade/qualidade das salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, área de lazer, quadras esportivas etc., em relação à demanda); mobiliário da escola (mesas, cadeiras, carteiras etc., e sua relação com as necessidades dos alunos, professores e funcionários); equipamentos audiovisuais; material didático; biblioteca, bem como a adaptação do ambiente às pessoas com deficiências: rampa de acesso, banheiros adaptados, dentre outros aspectos relevantes. Além de observar esses aspectos o (a) acadêmico (a) deve considerar as questões relacionadas ao processo pedagógico dentro da escola, ou seja, estabelecer relações, por exemplo, com a quantidade de alunos em relação à quantidade de materiais, como livros didáticos, computadores, entre outros. 
 
3 Características básicas do corpo técnico, administrativo e docente
Estabelecer uma relação entre a quantidade e necessidade de funcionários, professores e bolsistas; características dos serviços prestados; nível de formação escolar de cada um dos segmentos de trabalhadores e a repercussão disso na sua prática diária. 
4 A dinâmica do cotidiano escolar
Este item é de extrema relevância. As informações poderão ser obtidas através de entrevistas com pessoas ligadas ao contexto escolar. A melhor maneira de perceber essa dinâmica e a observação é o contato com as pessoas envolvidas. Deve-se estar atento ao funcionamento da escola como um todo. Na secretaria e direção, observar e descrever os trâmites administrativos e burocráticos básicos, como a admissão de alunos, transferências, confecção de boletins, arquivamento de dados, emissão de certificados/diplomas, admissão/substituição de professores, fichas funcionais, relação da direção com a comunidade, professores, funcionários e alunos, confecção do horário das aulas, dentre outros. No intervalo das aulas, perceber as relações dos alunos entre si e com os professores, funcionários e direção. Conversar com os especialistas e professores sobre o seu trabalho e comparar este discurso com as impressões dos alunos. Assistir a, pelo menos, uma reunião pedagógica, um conselho de classe, uma reunião de pais para analisá-los. Prestar atenção às relações de poder no interior da escola (poder público/direção, escola/comunidade, direção/professores, direção/alunos, professores/alunos, alunos/alunos, APP com a direção/professores/alunos).
UNI ATENÇÃO: esse roteiro deverá ser apresentado de forma descritiva.
ATENÇÃO:
No Estágio IV - Gestão você acadêmico (a) realizará o Estágio de Entrevista e, para tanto, elaborará um roteiro (de 8 a 10 questões) sobre o tema e que será aplicado ao gestor escolar ou (vice-diretor, auxiliar de direção, diretor-adjunto). 
No Estágio V - Orientação e Supervisão você acadêmico (a) realizará o Estágio de Entrevista e, para tanto, elaborará um roteiro (de 8 a 10 questões) sobre o tema e que será aplicado ao orientador e supervisor escolar ou (coordenador pedagógico, assistente técnico pedagógico).
UNI ATENÇÃO: as perguntas para entrevista deverão ser apresentadas ao Professor Orientador de Estágio e anexadas ao projeto de estágio.
Exemplo de questões: Quais as funções que você exerce na escola? Cite aspectos positivos e negativos em relação a sua função; As suas atribuições condizem com o Projeto Político Pedagógico da escola, justifique; Defina ações a serem desenvolvidas na escola para um Diretor e/ou Orientador e Supervisor Escolar competente e comprometido com as transformações sociais; Qual a concepção de aprendizagem que fundamenta o trabalho na sua escola, como foi a escolha da mesma e de que forma esta concepção é materializada no “chão” da escola?; As condições físicas de sua escola são adequadas para o exercício pedagógico, justifique.; A formação do corpo técnico-pedagógico interfere na qualidade do exercício docente, de que forma?; Quais são as maiores potencialidades de sua escola na dinâmica do cotidiano escolar, exemplifique; Como foi elaborado o Projeto Político Pedagógico da sua escola e de que forma é vivenciado?

Outros materiais

Outros materiais