Buscar

Dissertação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dissertação
É o tipo de texto que expõe uma tese (idéias gerais sobre um assunto) seguida de um ponto de vista, apoiada em argumentos, dados e fatos que a comprovem.
“A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita, pois lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem lingüística; e também porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos. Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de idéias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento lingüístico adquirido através da leitura de bons autores.”
No texto acima temos uma idéia defendida pelo autor.
TESE: “A leitura auxilia o desenvolvimento da escrita.”
Em seguida o autor defende seu ponto de vista com os seguintes argumentos:
ARGUMENTOS: “… lendo o indivíduo tem contato com modelos de textos bem-redigidos que ao longo do tempo farão parte de sua bagagem lingüística e, também, porque entrará em contato com vários pontos de vista de intelectuais diversos, ampliando, dessa forma, o seu ponto de vista em relação aos assuntos.”
E por fim, comprovada a sua tese, veja que (a idéia da tese) é recuperada:
CONCLUSÃO: “Como a produção escrita se baseia praticamente na exposição de idéias por meio de palavras, certamente aquele que lê desenvolverá sua habilidade devido ao enriquecimento lingüístico adquirido através da leitura de bons autores.”
Observe como o texto dissertativo tem por objetivo expressar um determinado ponto de vista em relação a um assunto qualquer, e convencer o leitor de que este ponto de vista está correto. Poderíamos afirmar que o texto dissertativo é um exercício de cidadania, pois nele o indivíduo exerce seu papel de cidadão, questionando valores, reivindicando algo, expondo pontos de vista, etc.
Você verá, nos outros itens deste capítulo, a organização do texto dissertativo para que possa redigir seu ponto de vista com fluência e segurança.
O TÍTULO E O TEMA NO TEXTO DISSERTATIVO
É muito comum a confusão que se faz entre título e tema.
Nesta unidade você verá a diferença e importância desses tópicos na produção do texto dissertativo.
Título : é uma vaga referência ao assunto abordado; normalmente é colocado no início do texto.
Tema : é o assunto abordado no texto, a idéia a ser defendida.
Dependendo da proposta podemos escolher diversos temas e títulos para o texto. 
Proposta: Família
Título: A ditadura dos filhos
Tema: As famílias sofrem ultimamente com a ditadura dos filhos consumistas que tudo pedem movidos pela onda de consumo propagada pela televisão; e os pais perdidos nas novas tendências educacionais, permitem que os filhos mandem e desmandem na hora de comprar determinado produto.
Proposta: O esporte
Título: Apoio para os menores
Tema: No país do futebol o esporte amador sofre com a falta de patrocínio. A natação, a canoagem, o judô, o atletismo, entre outros responsáveis por muitas medalhas olímpicas, vivem desesperados atrás de um minguado patrocínio, enquanto clubes e atletas profissionais de futebol nadam num mar de dinheiro.
Tanto o título quanto o tema poderiam ser outros, a proposta é muito ampla, permitindo várias opções de escolha. É importante que você seja criativo na escolha do título, não use expressões simplórias.
Hoje vamos PRATICAR:
Tema. Como ler?
Tese. Como definir?
Tópico Frasal. Por que praticar? Como Praticar?
TEMA. Como ler?
Leia os temas a seguir.
“A persistência da violência contra a Mulher na sociedade brasileira”;
“Publicidade infantil em questão no Brasil”;
“O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”.
Para ler bem o Tema, precisamos isolar as palavras mais importantes das de menor importância e depois reagrupá-las.
Exemplo: “A persistência da violência contra a Mulher na sociedade brasileira” é o tema todo; mas, para facilitar o entendimento, é preciso isolar “violência”, “Mulher” e “persistência” dentre as demais.
Este seria o núcleo do tema: “a violência contra a mulher persiste“. As outras palavras são mais para especificar, delimitar a análise.
No dia da prova, leia o Tema, circule as palavras principais, isole-as das outras e monte um conjunto de 3 a 5 palavras-chave. Depois anote as ideias que vierem à mente, depois estruture e encorpe. Pronto. Redação de Qualidade garantida.
Exemplo 2: “O Movimento Imigratório para o Brasil no Século XXI”. Isole Movimento Imigratório (mesmo que Imigração) e Século XXI.
Reagrupando: “A Imigração no Século XXI”. Essa é a  ideia-chave do Tema.
Pratique isso. Pegue todos os Temas de Redação do Enem, de 1998 para cá. Faça o isolamento e  o reagrupar!
Vamos ficar crânios e mandar bem no dia. A seguir vamos falar da Tese.
TESE. Como definir?
Essa será aprofundada em um artigo próprio.
De modo geral, guardadas as devidas proporções e diferenças, a Tese pode ser percebida como um tipo de Tópico Frasal como visto no exemplo de Tópico Frasal Declarativo.
Veja alguns exemplos com o Tema do Enem, citado acima:
1) “A violência contra a Mulher persiste no Brasil”;
2) “A violência contra à Mulher ainda persiste no Brasil por falta de diversas iniciativas públicas, dentre elas, a Educação preventiva”;
3) “A mera edição de Lei dificilmente dissemina o conhecimento educativo o que comina na persistência da violência contra a Mulher”
4) “Um conjunto de iniciativas de Edição de Leis e Campanhas educativas persistentes podem mitigar a persistência da violência contra a Mulher”
5) “O absurdo da violência contra a Mulher persiste por diversos motivos, sendo o agir da justiça sobre fatos consumados e a falta de educação preventiva os principais fatores”.
Percebeu como é fácil delimitar uma tese?
Pode-se dizer que o Tópico Frasal, guardadas as devidas proporções e diferenças,  é uma Tese do Parágrafo subordinada à Tese do Texto. Você poderá perceber mais a seguir.
TÓPICO FRASAL.  Por que praticar? Como Praticar?
Ao final apresentaremos 5 Dicas Fantásticas para  Você se preparar para  o Enem, Vestibulares e Profissão.
É preciso praticar muito Tópico Frasal; pois, além de apresentar as ideias que serão desenvolvidas na Redação, também é um forte mecanismo de Coerência e Coesão entre os Parágrafos e entre os Parágrafos e a Tese.
• Texto Dissertativo - Argumentativo
• Paragrafação: Tópico frasal, assunto, tema, título, tese
• Tipos de desenvolvimento: causa e consequência, autoridade,
comparativos, exemplificações, citações.
• Proposta de redação dissertativa argumentativa
• Reescrita da redação dissertativa argumentativa (conforme as
competências de correção da redação do ENEM)
 O tópico frasal nada mais é do que o que chamamos de “período síntese” da ideia que será desenvolvida naquele parágrafo. Ou seja, a primeira linha de cada parágrafo de argumentação deve trazer um período que resuma rapidamente e antecipe para o leitor o conteúdo que será abordado adiante. Não ficou claro? Vamos analisar um parágrafo de desenvolvimento da última redação pronta postada aqui, que trazia como tema: “Desenvolvimento e Preservação Ambiental: como conciliar os interesses em conflito?”.
“Em primeiro lugar, é preciso analisar a realidade capitalista em que vivemos. Nela, a maximização dos lucros é o principal objetivo, ainda que isso ocorra às custas da destruição do meio ambiente. Visando o enriquecimento das maiores potências mundiais, Governos fecham os olhos para o problema, culminando em situações como a recusa do então presidente americano George W Bush em assinar o Protocolo de Kyoto, que visava a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera. Somente o desenvolvimento inteligente e sustentável pode assegurar que o crescimento econômico das nações se dê sem que seja preciso destruir o espaço em que vivemos.”
Percebam que o período em vermelho dá a entender que o autor falará sobre a questão capitalista naquele parágrafo, e é exatamente isso o que ocorre. Todos os períodos seguintes são ampliações dessa ideia central presenteno tópico frasal. Querem mais um exemplo da mesma redação?
“Por fim, é possível avaliar a total alienação política e social da juventude contemporânea como uma das causas do problema. Totalmente inertes e desinteressados por assuntos que não sejam divulgados pela mídia de massa como possíveis objetos de consumo, os jovens não percebem a importância que têm nessa problemática. Ao invés de darem o exemplo no âmbito pessoal, e exigirem mudanças no trato governamental, eles simplesmente preferem afirmar que o problema é tão grande, que nada adiantariam ações isoladas. As escolas devem, então, transmitir valores de estima ao meio ambiente, mostrando que ações individuais são, também, vitais para a resolução da questão.”
Mais uma vez, o autor antecipou o que será desenvolvido no parágrafo. Percebam duas coisas:
– O tópico frasal deve ser composto por um período apenas. Não se alongue demais.
– O tópico frasal demonstra organização de ideias e planejamento textual por parte do candidato, o que é sempre visto com bons olhos.

Continue navegando