A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
EAD2020 1AOL2

Pré-visualização | Página 2 de 3

pedagógico e participativo.
II – Na fase secundária de avaliação de programas relacionados à saúde, que diz respeito a coleta e análise de dados, cada área profissional em saúde utiliza seus próprios indicadores, critérios e padrões de avaliação.
III – Na fase final de avaliação de programas relacionados à saúde, que trata da comunicação no processo de avaliação, deve-se identificar estratégias para compartilhar as lições apreendidas com a avaliação (no início, durante o desenvolvimento e finalização) com fins de divulgação das informações com os setores envolvidos.
Correta
(D) Apenas as afirmações I e ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
É importante que o profissional de Educação Física tenha clareza dos conceitos e instrumentos de qualidade de vida, pois a atividade física é difundida na sociedade como um fator que melhora a qualidade de vida da população. Porém, sem a conceituação adequada dos termos qualidade de vida, atividade física, exercício físico e saúde, essas relações podem não ser diretas. Nesse sentido, o rigor científico é fundamental para que os instrumentos utilizados e os resultados obtidos sejam relevantes para a sociedades, e livres de erros primários. A partir dessa premissa, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – Uma vez determinado o índice de qualidade de vida de um grupo social específico, é possível fazer a generalização dos resultados. A generalização consiste em conferir ao todo o que foi constatado em um grupo de indivíduos ou de eventos particulares.
II – Dentre os atributos que devem ser avaliados em um instrumento de medida que pretende avaliar a qualidade de vida, deve-se observar a coerência entre o modelo conceitual e os itens que compõem o instrumento de medida para assegurar que está sendo investigado exatamente o que o modelo conceitual preconiza.
III – Mesmo que um teste seja de boa qualidade, os resultados obtidos por meio de procedimentos inadequados invalidam os resultados obtidos. Para prevenir possíveis problemas durante a coleta de dados, é necessário ter a consciência exata do que se quer avaliar, conhecer detalhadamente o instrumento, suas potencialidades e restrições e usá-lo de maneira isenta, sem mudanças de procedimento durante todo o processo para que interferências nos resultados sejam evitadas.
Correta
(D) Apenas as afirmações II e...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
Nanci é uma mulher de 40 anos que trabalha oito horas por dia, cinco vezes por semana, em um grande supermercado como repositora de mercadorias. Sua função é repor e arrumar mercadorias em prateleiras, organizar e abastecer gôndolas de produtos. Quando chega em casa, Nanci também tem que realizar as tarefas domésticas. Recentemente Nanci tem sentido dor nas costas, o que tem atrapalhado o cumprimento de suas tarefas, e consequentemente ela consultou um médico. Apesar de o médico ter perguntado a ela quais são suas queixas, ele não perguntou como é a sua rotina diária. Ao final da consulta, o médico receitou anestésicos e recomendou que ela fizesse mais atividade física, pois o aumento da atividade física promove a melhoria da saúde em geral, e sugeriu que ela deveria procurar uma academia para praticar mais esportes, como fazer caminhadas na esteira ergométrica.A situação apresentada expõe várias circunstâncias que envolvem a diversidade de movimentos que um indivíduo executa no cotidiano. Nesse sentido, é importante que os profissionais que trabalham com o movimento humano utilizem uma terminologia adequada e entendam o contexto em que tais práticas acontecem. No cenário apresentado anteriormente, parece haver equívocos quanto ao emprego dos termos adequados. Considerando a importância do uso adequado da terminologia para um profissional, analise os termos a seguir.
I. Atividade física: atividade física é todo movimento corporal voluntário humano, que resulta num gasto energético acima dos níveis de repouso, caracterizado pela atividade do cotidiano e pelos exercícios físicos. Trata-se de comportamento inerente ao ser humano com características biológicas e socioculturais.
II. Mobilidade física: alteração em uma ou mais funções que a pessoa desempenha (comer, tomar banho, vestir-se, tomar remédios sozinho(a), fazer compras, administrar finanças, entre outras), tendo pequena ou grande dificuldade em realizá-las.
III. Exercício físico: sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada, segundo um determinado objetivo a atingir. Uma das formas de atividade física planejada, estruturada, repetitiva, que objetiva o desenvolvimento da aptidão física, do condicionamento físico, de habilidades motoras ou reabilitação orgânico-funcional, definido de acordo com o diagnóstico de necessidade ou carências específicas de seus praticantes, em contextos sociais diferenciados.
IV. Limitação funcional: capacidade que uma pessoa tem de desempenhar atividades cotidianas relacionadas ao movimento, tais como andar, mover-se ou sentar.
V. Esporte: atividade competitiva, institucionalizada, realizada conforme técnicas, habilidades e objetivos definidos pelas modalidades desportivas, determinada por regras preestabelecidas que lhe dão forma, significado e identidade, podendo também ser praticada com liberdade e finalidade lúdica estabelecida por seus praticantes, realizada em ambiente diferenciado, inclusive na natureza (jogos da natureza, radicais, orientação, aventura e outros).
Assinale as afirmações que estão CORRETAS.
Correta
(C) I, III e V
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/1
Os pesquisadores Ros et al. (1992) constataram que a maioria dos autores ressalta a necessidade de conceituação para poder determinar o que é uma boa ou má qualidade de vida. A partir do conteúdo apresentado na Unidade 1 desta disciplina, avalie as afirmações e assinale a alternativa CORRETA:
I – Ao longo do tempo, os conceitos de qualidade de vida, bem-estar e felicidade estiveram entrelaçados e muitas vezes foram tratados como sinônimos por fazerem parte do mesmo universo semântico e ideológico.
II – A década de 1990 foi caracterizada pela concordância entre os especialistas de que o conceito de qualidade de vida remete inevitavelmente a dois aspectos centrais: a subjetividade e a multidimensionalidade, sendo, portanto, um conceito complexo.
III – Ao avaliar os aspectos econômicos dos indivíduos, como a categorização da classe social em função da renda mensal, é possível identificar o nível de qualidade de vida do indivíduo.
Correta
(C) Apenas as afirmações I e ...
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/1
Segundo o Ministério da Saúde (2018), é importante identificar os termos próprios da área técnica; prover referências para a compreensão de termos e conceitos; proporcionar a exatidão conceitual e definir a atuação de cada termo em seus diferentes contextos institucionais e eliminar ambiguidades para facilitar a comunicação interna. A adequação das definições auxilia o entendimento sobre termos usualmente empregados na área da saúde. A partir dessa concepção, analise as afirmativas abaixo:
I. Gestão em saúde: conjunto de práticas que envolve processos educativos, trabalho social, aumentando a autonomia das pessoas no cuidado e no debate com os profissionais e gestores da saúde.
II. Abordagem analítica: abordagem que considera a relação entre os sintomas no organismo, o ambiente e os hábitos de vida, os aspectos físicos, energéticos e emocionais, em busca de um entendimento do ser em sua totalidade.
III. Atenção básica à saúde: conjunto de ações voltadas à promoção, à proteção, à prevenção de agravos, ao diagnóstico, ao tratamento, à reabilitação, à redução de danos e à manutenção da saúde individual e coletiva.
IV. Atividades de vida diária: tarefas que a pessoa realiza para cuidar de si, como comer, tomar banho, ir ao banheiro, vestir-se, andar em casa, deitar ou levantar da cama, sentar ou levantar a cadeira, entre outras.
V. Doença: estado de desequilíbrio do indivíduo em que há uma ruptura da harmonia entre as dimensões física,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.