Buscar

mandar no passei direto 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o fragmento de texto a seguir:
“O sujeito constrói estruturas – daí o termo construtivismo – ao interagir com o mundo e ao reagir biologicamente a ele, no momento dessa interação. Mas para que uma nova noção seja construída é preciso, por um lado, que o meio proporcione condições favoráveis e, por outro, que a criança esteja bem alimentada e não tenha deficiências neurológicas. É preciso também que haja subestruturas anteriores, o que em termos de desenvolvimento cognitivo significa que, para a linguagem seja desenvolvida, deve haver graduações sucessivas, estágios pelos quais deve se dar esse desenvolvimento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: MELO, Lelia Erbolato (Org.). Tópicos de psicolinguística aplicada. São Paulo: Associação Editorial Humanista, 2005. p. 55-56.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, o epistemólogo Piaget observou que o desenvolvimento cognitivo pode ser compreendido a partir de etapas. Com base nessa afirmação, relacione as etapas que fazem parte da educação infantil às suas respectivas características:
1 – Etapa sensório-motora.
2 – Etapa pré-operatória.
(  ) Compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente.
(  ) Compreende o período de 2 a 7 anos.
(  ) A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais.
(  ) A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro.
(  ) Tem início na noção do eu.
(  ) O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
Nota: 0.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2 – 2 – 2
	
	B
	1 – 2 – 1 – 2 – 1 – 2
	
	C
	2 – 1 – 2 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 2 – 2 – 1 – 1 – 2
A etapa sensório-motora: compreende o período do nascimento até os 2 anos, aproximadamente. A criança é considerada sem pensamentos, pois não dispõe da capacidade de representar eventos, evocar o passado e referir-se ao futuro. Tem início na noção do eu. Na etapa pré-operatória: Compreende o período de 2 a 7 anos. A inteligência permite ações interiorizadas, ações mentais. O pensamento não é reversível – a criança não é capaz de perceber, mentalmente, que pode retornar ao ponto em que começou.
	
	E
	2 – 2 – 1 – 2 – 1 – 1
Questão 2/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o trecho a seguir:
“A medida que a criança se desenvolve, começa a realizar representações mentais dos objetos do mundo real. Assim, ela está interagindo com o real por meio do simbólico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSENAU, Luciana dos Santos. Diagnóstico do fazer docente na educação infantil. Curitiba: Ibpex,2012. p. 101.
De acordo com os estudos realizados e o livro-base Pressupostos da educação infantil, responda à seguinte questão: quais conteúdos uma instituição de ensino que faz uso do Referencial curricular nacional para a educação infantil (RCNEI) deve considerar? Analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) Conteúdos religiosos, quânticos e sociais.
(   ) Conteúdos moralistas, jurídicos e motores.
(   ) Conteúdos matemáticos, geométricos e didáticos.
(   ) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.
Agora marque a alternativa com sequência correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – V.
	
	B
	V – F – V – F.
	
	C
	F – F – F – V.
Você acertou!
A partir das definições do RCNEI, uma instituição de ensino que oferta a educação infantil e faz uso do documento mencionado deverá contemplar no trabalho intencional e integral conteúdos de ordem atitudinal, conceitual e procedimental, imprescindíveis para a efetivação do ensino. Estes conteúdos abarcam: atitudinal – conhecimento dos conceitos, conceitual – saber fazer e procedimental – valores, atitudes e normas. Os demais aspectos: linguagem, psicomotor, social, moral, integral e motor estão inseridos nos conteúdos aqui mencionados. Os conteúdos voltados para a disciplina de matemática estão voltados para o ensino fundamental I da educação básica (p.127 e 128).
	
	D
	V – V – F – F.
	
	E
	V – F – V – V.
Questão 3/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Portanto, as pedagogias da educação infantil têm como centro de sua teorização a educação das crianças pequenas, situando-a tanto em sua construção como sujeito de relações, inserindo em uma cultura, em uma sociedade, em uma economia e com formas específicas de pensar e de expressar-se, quanto, também, com proposições instrumentais em relação aos aspectos internos, ao funcionamento institucional e aos projetos educacionais, isto é, seus aspectos didáticos, como, por exemplo, os programas, as estratégias, os objetivos, a avaliação, a definição dos usos e do espaço, sua organização, suas práticas, seus discursos, enfim, sua rotina”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 25.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no século XX, Ovide Decroly, Maria Montessori e Celestin Freinet integraram o grupo de estudiosos sobre a criança. Em suas teorias pedagógicas, há o conceito de escola nova, com fundamentos filosóficos e científicos para uma renovação na educação. Considerando o pensamento de tais autores, enumere, na ordem sequencial, as características de cada pensador. 
1 – Ovide Decroly.
2 – Maria Montessori. 
3 – Celestin Freinet.
( ) Defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. 
( ) Educação com a finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. 
( ) O ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos.
( ) Defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse.
( ) Defendia o trabalho cooperativo – argumentando que ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	3 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 3 – 2 – 1 – 1
	
	C
	1 – 2 – 3 – 2 – 3
	
	D
	2 – 3 – 1 – 2 – 1
	
	E
	3 – 1 – 2 – 1 – 3
Você acertou!
Ovide Decroly (1971–1932): para ele, a educação tinha finalidade de preparar a criança para a vida por meio da acomodação do ensino aos diversos tipos de evolução, considerando a constituição pessoal e as exigências do meio. Ele defendia um ensino voltado para o intelecto, preocupando-se com o domínio do conteúdo pela criança com a possibilidade de uma organização voltada aos centros de interesse. Maria Montessori (1870–1952), educadora italiana, cursou Medicina em Roma, onde iniciou suas pesquisas sobre a educação de crianças com deficiência mental. Criou um método educativo, conhecido pelo seu próprio nome, baseado no uso de brinquedos e estendido ao ensino de crianças sem deficiência. Na sua pedagogia científica, propunha a criação de um ambiente que estimulasse o desenvolvimento da criança. O ambiente, embora fundamental, era por ela considerado secundário, pois, nos processos de crescimento e desenvolvimento da criança, ele pode ajudar a modificar ou destruir; no entanto, não é capaz de criar. Porém, defendia que o ambiente deve ser adaptado para o uso da criança de forma a atendê-la nos aspectos físicos e psicológicos. Celestin Freinet (1896–1966): defendia a ideia de que o ensino não deveria limitar-se à sala de aula, e sim aproximar-se da realidade, deixando de ser teórico e ligando-se à vida. Esse educador defendia o trabalho cooperativo – argumentandoque ninguém aprende sozinho – e o papel da interação entre professor e aluno (p. 70 a 73).
Questão 4/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os sistemas escolares devem descentralizar as ações, permitindo a ampliação da autonomia administrativa, financeira e pedagógica, pois os métodos instrumentais e organizacionais adentram o espalho escolar”.  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 38.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os espaços para as atividades pedagógicas, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser iguais em todo o sistema de ensino brasileiro.
	
	B
	A elaboração dos espaços para as atividades pedagógicas não é de responsabilidade da escola, os espaços são regulamentados e construídos segundo regras rígidas.
	
	C
	Os espaços para as atividades pedagógicas devem ser elaborados em consonância com os estudos de língua portuguesa, matemática e inglês, únicas disciplinas obrigatórias na Educação Infantil.
	
	D
	A escola tem autonomia para elaboração dos espaços para as atividades, em consonância com a concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos.
Você acertou!
Quanto aos espaços para as atividades pedagógicas, as instituições têm autonomia para optar por uma organização com projetos, áreas de conhecimentos, módulos, entre outros. Considerando que uma instituição de ensino tenha como ponto de partida esses elementos para dar forma ao documento, compete a ela a articulação de todos eles, de forma a traduzir o pensamento do grupo, tendo como pano de fundo uma concepção filosófica que seja de conhecimento da coletividade e compartilhada por todos (p. 172).
	
	E
	Os espaços para as atividades pedagógicas são desenvolvidos de acordo com a proposta da direção escolar, em consonância com as exigências de instituições reguladoras privadas.
Questão 5/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a seguinte citação:
“A Constituição Federal de 1988 representou um avanço no que se refere aos direitos da infância. Ela considera as crianças e os jovens como sujeitos de direitos e proclama a necessidade da oferta de atendimento em educação infantil”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 16.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, a partir da década de 1980, a educação infantil ganha destaque no campo da pesquisa e no campo legislativo em virtude da redemocratização pela qual o Brasil passou. Nesse contexto, como a criança e a educação infantil são evidenciadas dos documentos criados a partir de 1980 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN, Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, Constituição de 1988)? Analise as afirmativas a seguir:
I. A Constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento à área educacional e não só à assistencialista.
II. Em 1990, foi criado o ECA. Em seu art. 4º, ele reforça o direito ao atendimento as crianças de 0 a 3 anos e de 4 a 6 anos nos primeiros anos do ensino fundamental. O ECA corrobora com os dispositivos da Constituição.
III. A LDBEN define que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade.
IV. A LDBEN destaca que a responsabilidade pelo desenvolvimento integral da criança deve ser compartilhada pela família, comunidade e poder público.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
A Constituição Federal de 1988 apresenta um novo olhar para a criança e reconhece o seu direito de ser atendida em creches e pré-escolas, vinculando o atendimento à área educacional e não só à assistencialista. Em 1990, foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Em seu art. 4º, ele reforça o direito ao atendimento às crianças de 0 a 6 anos em creches e pré-escolas. O ECA ratifica os dispositivos da Constituição. Na LDBEN, o art. 29 define que a educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físicos, psicológicos, intelectuais e sociais, complementando a ação da família e da comunidade. Na LDBEN/1996, é evidenciada a necessidade de considerar a criança como um todo para promover o seu desenvolvimento, havendo o compartilhamento das responsabilidades familiar, comunitária e do poder público (p. 47-49).
	
	D
	I e IV apenas.
	
	E
	II e III apenas.
Questão 6/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Na educação infantil a organização do tempo permeia a intencionalidade que reflete na proposta de trabalho do professor, documentando o processo por meio do planejamento, instrumento orientador do trabalho docente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Oder José dos. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992. p. 177.
Segundo o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, sobre os elementos constitutivos de um projeto de trabalho na educação infantil, selecione a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Os elementos são apresentados ao professor pré-determinados pela direção da escola.
	
	B
	Os elementos administrativos e financeiros adentram o projeto de trabalho pedagógico do docente.
	
	C
	Os elementos para o projeto de trabalho são únicos em todo o sistema de ensino brasileiro.
	
	D
	Os elementos identidade pessoal e desenvolvimento de competências e permeiam o projeto de trabalho na educação infantil.
	
	E
	Os elementos: nome, justificativa, objetivo geral e situações significativas são algumas das estruturas que norteiam o projeto de trabalho.
Você acertou!
Os elementos nome, justificativa, objetivo geral e situações significativas são algumas das estruturas que norteiam o projeto de trabalho. São determinado em conjunto com a equipe pedagógica e os professores da escola. Para uma gestão e organização democrática da escola, a direção e a coordenação devem considerar os elementos administrativos e financeiros. (p. 133 e 145).
Questão 7/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Considere o extrato de texto a seguir:
“Tais instituições possuíam diferentes nomes e diferentes concepções pedagógicas, o que demonstra o quanto esse tipo de equipamento teve uma gênese plural, de acordo com a demanda. A criação de espaços específicos para os cuidados e a educação das crianças bem pequenas foi estruturado por meio da organização de mundos fechados, protegidos, com espaços internos e externos ordenados e regulamentados, além de atividades previamente programadas, com o uso de materiais específicos em tempos cronogramados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, Maria Carmen Silveira Barbosa. Por amor e por força – rotinas na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008. p. 85.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, as instituições de educação infantil surgem como substitutas das relações domésticas maternas, essas instituições apresentavam quais características? Analise as afirmativas a seguir.
I. Não estavam vinculadas à religião.
II. Tinham finalidades filantrópicas.
III. Sua oferta era gerenciada por instituições privadas.
IV. Estabeleceram-se em tempos de predominância higienista.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II eIII.
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	II e IV.
as instituições de Educação infantil, conforme afirma Faria (2005, p. 9) “surgem como substitutas das relações domésticas maternas, [em um âmbito no qual] criança era sinônimo de criança pobre”. Inserem-se, assim, em nosso contexto social “patologizando a pobreza e criando o cidadão de segunda classe, inserindo no sistema”. As instituições, de forma geral, apresentavam as seguintes características: eram religiosas; tinham finalidades filantrópicas; estabeleceram-se em tempos de predominância higienista (p. 35).
	
	E
	II e III.
Questão 8/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia a passagem de texto a seguir:
“Art. 15. A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente: Lei federal 8.069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002.
Segundo o livro-base Pressupostos da educação infantil, no que diz respeito ao sentimento de infância no Brasil, analise as afirmativas a seguir:
I. Para a realidade brasileira, existe uma diversificação sobre esse sentimento de acordo com a inserção social da criança na sua classe e com o contexto político e econômico do país.
II. Dentro do cenário brasileiro é possível conceber apenas um modelo de infância, já que as condições econômicas, sociais e culturais das crianças no Brasil se mostram cada dia mais igualitárias.
III. A Convenção dos Direitos da Criança define como criança todo ser humano antes de completar 13 anos. No entanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) disposto pela Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, considera como criança o indivíduo de até 16 anos.
IV. É impossível conceber apenas um modelo de criança no território nacional, há diferentes visões sobre a infância, pois cada contexto produz seu próprio conceito de infância.
São corretas as afirmativas:
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III apenas.
	
	B
	I, II e IV apenas.
	
	C
	I, III e IV apenas.
	
	D
	I e IV apenas.
Ao buscar as origens do sentimento de infância no Brasil, Kramer (1995) considera que, para a realidade brasileira, existe uma diversificação sobre esse sentimento de acordo com a inserção social da criança na sua classe e com o contexto político e econômico do país. Kramer (1995, p. 20) aponta a impossibilidade de conceber apenas um modelo de criança no território nacional, pois há diferentes visões sobre a infância, já que elas se baseiam nas diferentes condições econômicas, sociais e culturais das crianças e no papel que elas exercem na comunidade. No Brasil, vigora, por exemplo, a Convenção dos Direitos da Criança, que define como criança todo ser humano antes de completar 18 anos. No entanto, O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) disposto pela Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990, considera como criança o indivíduo de até 12 anos. Cada contexto produz seu próprio conceito de infância (p. 26-27).
	
	E
	II e III apenas.
Questão 9/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“Os esforços atuais dos desenvolvimentistas para pensar ao longo de linhas de desenvolvimento pode beneficiar-se dos sucessos e fracassos intelectuais de Vygotsky e de seus contemporâneos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: VALSINER, Jaan; VEER, René Van Der. Vygotsky: uma síntese. São Paulo: Loyola, 1996. p. 15.
De acordo com o livro-base Pressupostos da educação infantil, sobre as concepções de Lev Semenovith Vygotsky, analise as afirmativas a seguir: 
I. Para Vygotsky, a criança é um ser social.
II. Segundo os estudos de Vygotsky, o processo de desenvolvimento de conhecimento se faz por mediações.
III. De acordo com Vygotsky, o professor é um mediador entre a criança e o cultural, para que ela tenha acesso aos conteúdos universais.
IV. Vygotsky aponta para uma perspectiva educacional cujo papel do professor é o cuidar de crianças, de forma que ela reproduza o conhecimento adquirido, tendo como ponto de partida o novo apresentado.
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III.
Você acertou!
Na concepção de Lev Semenovith Vygotsky (1896–1934), a criança é um ser social. E o processo de desenvolvimento de conhecimentos se faz por mediações. O professor aparece aqui como mediador entre a criança e o cultural, para que esta tenha acesso aos conteúdos universais. Essa teoria redireciona o processo de ensino. Isso aponta para uma perspectiva educacional cujo papel do professor é o de proporcionar aos alunos a oportunidade de produzir e se apropriar de novos conhecimentos, tendo como ponto de partida o que eles já sabem e levando-os a interagir com outros alunos num ambiente de aprendizagem cooperativo (p. 73).
	
	B
	I, II e IV.
	
	C
	I, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	II e III.
Questão 10/10 - Educação Infantil: Historicidade e Políticas Públicas
Leia o extrato de texto a seguir:
“[A obrigatoriedade da proposta pedagógica na LDBEN 9.394/96 está explicitada no] Art. 12. Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I – elaborar e executar sua proposta pedagógica”.
Após está avalição, BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 11 nov. 2016.
De acordo com o livro-base Pressupostos da Educação Infantil, quais elementos norteadores da ação educativa devem ser explicitados ao concebermos o projeto político-pedagógico? Analise as proposições a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os fundamentos teóricos-metodológicos. 
( ) A forma de organização da escola. 
( ) O regime e o calendário escolar.
( ) O quadro docente a administrativo da instituição.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – V – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – V – V – F
Assim ao concebermos o projeto político-pedagógico como norteador da ação educativa, devemos nele explicitar: • os fundamentos e teórico-metodológicos e metodológicos; • os objetivos; • a forma de organização da escola; • a filosofia e os princípios • os encaminhamentos metodológicos; • os processos de avaliação, classificação e promoção; • o regime e o calendário escolar; • as condições físicas e materiais; • o contexto social entre outros (p. 171).
	
	E
	F – F – V – V

Continue navegando