Buscar

Resenha Crítica -Betapharm Corp

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO DE PROJETOS
Resenha Crítica de Caso
Trabalho da disciplina de Gerenciamento de Aquisições Tutor: Prof. Carlos Fernando Da Rocha Santos
Campinas
2020
BETAPHARM CORP. (A)
Referências: KULP, Susan L.; RANDALL, Taylor. Betapharm Corp. (A). Harvard Business School, 108-P02, 2005.
INTRODUÇÃO
A empresa Betapharm era líder no mercado farmacêutico mundial, mas previa que poderia vir a ter problemas em continuar seu crescimento. A maior parte dos seus medicamentos eram patenteados porém as patentes expirariam em 2 anos e abriria concorrência para os medicamentos genéricos. Tendo em vista isso, o artigo em estudo mostra a preocupação e as estratégias da Betapharm no gerenciamento de suas compras visando diminuir custos e permanecer competitiva no mercado farmacêutico. 
DESENVOLVIMENTO
Analisando o artigo vemos que entre 1996 e 2003 as vendas da indústrias farmacêuticas tiveram um crescimento médio de 10%, e a Betapharm, líder no mercado, apresentava um crescimento de 15% porém a perspectiva para os próximos ano não eram tão satisfatórias. Apesar do crescimento da demanda devido à maior expectativa de vida da população, incidência de doenças crônicas e crescimento do número de idosos, um grande número de patentes de medicamentos estava expirando permitindo a produção de medicamentos genéricos e gerando uma concorrência que antes não existia. 
No período de 2002 a 2003 diversos medicamentos de sucesso perderam suas patentes entre eles um dos mais vendidos pela Betapharm. A Betapharm era uma das maiores empresas do ramo e em nível mundial detinha de 5% a 10% do mercado, seu sucesso estava atrelado a um pequeno número de medicamentos que tornaram-se famosos mas a patente da maior parte deles expiraria em dois anos. Devido a isso, não só a Betapharm como também outras indústrias farmacêuticas buscavam meios de controlar seus custos pra permanecerem competitivas e uma dessas formas era o melhor gerenciamento de aquisições. Diferentes estratégias poderiam ser adotadas pelas empresas mas a National Association of Purchasing Management nos EUA estimava que a adotar um e-procurement poderia reduzir o custo da geração de pedidos de compras em até 80%. 
A estratégia da Betapharm era reduzir dois grandes custos do seu orçamento, o dos contratos de redes de hotelaria e do ácido málico. Os funcionários da companhia viajavam com frequência para diversos lugares, estima-se que foram gastos cerca de €70 milhões em hospedagem no ano de 2003. Historicamente os funcionários reservavam seus próprios hotéis e não usavam o agente de viagens da empresa, o que restringia o poder de supervisão sobre esses gastos, os preços pagos por uma diária de hotel variavam em até 75%. Já o ácido málico era um componente fundamental do remédio chamado Exelon que era um sucesso da Betapharm, o fornecedor desse componente era a empresa Tao e apesar da satisfação com a empresa os custos eram muito elevados e a companhia acreditava que desenvolver novos fornecedores, principalmente na Ásia, poderia reduzir este custo em até 50%. 
Na Betapharm o processo de compras funcionava através do grupo de sourcing, e o grupo de sourcing definia a estratégia de compra para cada produto. A companhia desejava reduzir em 12,5% as despesas com compras em 2004, e para isso testou inicialmente os leilões reversos. Nestes leilões não apenas contava o custo contava na hora de selecionar o vencedor mas também o risco da estratégia de compras, desempenho do fornecedor e suporte necessário que a Betapharm deveria dar ao fornecedor, pois muitas vezes apesar do custo unitário menor o custo total poderia ser muito maior. 
A Betapharm já tinha um pacote de ferramentas de e-sourcing que ajudavam no processo de compras mas para facilitar ainda mais o e-sourcing a companhia implantou o sistema Emptoris ePass. Neste sistema a Betapharm produzia RFIs (“request for information”), que eram enviadas ao fornecedor e garantia que todos os fornecedores teriam as mesmas informações para enviar suas propostas. O sistema realizava os leilões reversos eletrônicos e solicitava aos fornecedores ofertas lacradas, analisava o fornecedor de acordo com características especificas, classificadas conforme a prioridade definida pela empresa e não apenas custo, e assim sugeria os vencedores.
Com o cenário do mercado, o vice-presidente de compras, George Brannigan, desejava analisar os fornecedores de rede de hotelaria e ácido málico, visando diminuir estes dois custos altos da companhia com isso, mas para isso era necessário entender se o sistema recém implantado, Emptoris ePass, conseguiria suprir as necessidades de compra de produtos completamente diferentes como esses, ou qual estratégia seria usada para a redução de custos de cada um individualmente. 
CONCLUSÃO
Pudemos ver no artigo que a devido a pressão que sofreria no mercado com a expiração de patentes e a consequente venda de medicamentos genéricos, a Betapharm começou a traçar estratégias para manter-se em alta no mercado. Com os medicamentes patenteados, a competição no mercado de remédios não era direta pois nenhum medicamento poderia substituir especificamente aquele, já com a venda de genéricos a concorrência era direta pois os consumidores passariam a optar pelo de menor valor visto que ambos possuíam a mesma fórmula. 
Tendo em vista isso, a Betapharm focou em diminuir seus custos tendo um melhor gerenciamento de suas aquisições, isso possibilitaria reduzir o preço dos medicamentos para concorrência com os genéricos. Brannigan tinha dúvidas se o Emptoris ePass seria o melhor caminho para gerenciar os custos de hotéis e ácido málico, pois esse sistema gerenciava as aquisições de forma padronizada independentemente do tipo da aquisição. Sabemos que uma das bases do gerenciamento de projetos é a utilização de métodos, técnicas e ferramentas padronizadas, e conforme retratado no artigo o gerenciamento de custos proposto pelo Emptoris ePass trabalha dessa forma, o que permitia a empresa consistência na busca, seleção e gestão de qualquer tipo de produto.

Continue navegando